ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

Ano Letivo 2016/17

Candidaturas online - de 1 a 31 de agosto de 2016

Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.
A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral
de acesso;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

O regime de mudança de par instituição/curso aplica -se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.

Lista de Candidatos Colocados

consulte aqui

Lista de Candidatos ao Concurso

consulte aqui

Vagas

Licenciatura em Educação Básica (diurno): 7 vagas
Licenciatura em Animação Sociocultural (diurno): 2 vagas
Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias: 8 vagas
Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: 2 vagas

Calendário

Candidaturas: 1 a 31 de agosto
Afixação dos candidatos ao concurso: até 7 de setembro
Afixação das listas de colocação: até 14 de setembro
Matrícula e inscrição para os candidatos colocados: 14 a 16 de setembro
Apresentação de reclamações sobre as colocações: até 15 de setembro
Decisão sobre as reclamações: até 19 de setembro
Matrícula para reclamações atendidas: 20 e 21 de setembro

Processo de Candidatura Online

A candidatura efetua-se exclusivamente online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page

Os candidatos que não entreguem toda a documentação exigida serão automaticamente excluídos.

Manual de apoio
Consulte aqui o manual de apoio à candidatura online

Emolumento
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (61,50 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

Documentação a anexar na candidatura online:

• Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
• N.º de contribuinte;
• Certificados do 10.º 11.º 12.º anos com as disciplinas discriminadas e respetivas médias;
• Ficha ENES com as classificações dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
• Certificado das unidades curriculares realizadas no curso que frequenta ou, no caso de não ter realizado nenhuma unidade curricular, certificado da primeira matrícula no curso;
• Plano de estudos do curso superior de origem;
• Declaração de não prescrição de matrícula referente ao ano letivo 2016-2017.

*Caso o candidato seja selecionado, aquando do ato da matrícula e, se necessário, os documentos originais deverão ser apresentados nos Serviços Académicos no início das aulas.

Critérios de Seriação

1.° – classificação do ensino secundário ou da prova para frequência do ensino superior de maiores de 23 anos;
2.º – classificação dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
3.° – classificação das disciplinas do 12.° ano correspondentes às disciplinas específicas exigidas para ingresso no curso;
4.° – o maior número de créditos obtidos no ensino superior ou, na sua ausência, o maior número de unidades curriculares realizadas (duas unidades curriculares semestrais equivalem a uma anual);
5° – em igualdade de circunstâncias é dada prioridade aos candidatos anteriormente colocados em cursos da ESELx.

 

Legislação

 

Reingresso

A candidatura a Reingresso deverá ser efetuada presencialmente nos serviços académicos da ESELx

Documentação a entregar
- Requerimento (Formulário fornecido pela ESELx);
- Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nº de Contribuinte.

Emolumento
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (40 €), não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida deverá contatar-nos para o seguinte e-mail: s.academicos@eselx.ipl.pt