Sobre o CIED

O Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação e desenvolvimento.
É Coordenado por Maria João Silva, e co-coordenado por Ana Caseiro e Cristina Cruz.

A Assembleia Geral é presidida por António Almeida.

Os estudos organizam-se atualmente em três Linhas de Investigação

A Formação é o eixo transversal que lhes confere coesão e, por natureza, o campo essencial para o qual se orientam todas as atividades desenvolvidas, tendo sempre em vista o conjugar, de forma dialéctica, a análise e inovação das práticas com os contributos da reflexão teórica, para a construção do conhecimento pedagógico.

Objetivos

A construção do conhecimento pedagógico apenas se pode concretizar através da implementação de atividades que perpassem pela abordagem dos múltiplos objetos de estudo envolvidos: a criança, o professor em formação, o professor em exercício, a instituição escolar e a instituição de formação, procurando atingir os seguintes objectivos:

• Promover, organizar e realizar atividades de investigação científica/produção artística;
  • Colaborar com outras unidades orgânicas do IPL, com outras instituições do ensino superior e com outras entidades públicas ou privadas, na realização de atividades de interesse comum, nomeadamente projetos científicos e atividades diversas de formação ou divulgação científica;
  • Promover a difusão nacional e internacional dos resultados da investigação desenvolvida pelos membros do CIED, quer através do apoio à sua participação em eventos científicos, quer através do incentivo à publicação;
  • Fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, quer através da organização de eventos científicos nacionais e internacionais, quer através da edição de uma revista científica e de outras publicações;
  • Promover a integração dos estudantes em práticas de investigação científica;
  • Promover a organização, investigação e a divulgação do património escolar da ESELx, nomeadamente do acervo documental existente no Arquivo Histórico e do espólio didático-científico;
  • integrar a investigação realizada no âmbito dos cursos de 2.º ciclo nos projetos de investigação desenvolvidos pelos membros do CIED.

Para a prossecução destes objetivos os docentes investigadores organizam-se em equipas de investigação tendo em conta a área de incidência principal dos estudos a desenvolver. É de salientar ainda a importância dos estudos realizados, os quais, pela sua oportunidade e relevância, irão contribuir de forma significativa para ampliar e diversificar as práticas investigativas e, consequentemente, os produtos a desenvolver por este Centro de Investigação.

Regulamento do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Código de Conduta Ética na Investigação do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Código Europeu de Conduta para a Integridade na investigação

___________________________________________________________________________________________