ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Canto Invisível – a Arte e o Poder da Inquietação

04 Jan 2021 a 15 Jan 2021

ESELx e Online

                                              
                                       Instagram | @cantoinvisivel           Facebook | cantoinvisivel

Projeto dos estudantes do 3º. ano da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural, no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia de Projeto III.
A intencionalidade do projeto é refletir sobre a importância e contributo da pluralidade dos perfis profissionais e socioculturais nos setores cultural e artísticos.

Projeção video | Bastidor Invisível

O que o público olha e não vê?
Embalados pela canção de José Mário Branco convidamos a comunidade da Eselx a conhecer e refletir sobre a diversidade profissional do setor artístico e cultural, que nem sempre se assume visível.

  

O projeto Bastidor Invisível surge no âmbito da uc de Metodologia do Projeto III, e inserido no projeto Canto Invisível – A arte e o Poder da Inquietação. O vídeo em questão foi realizado por um grupo de alunos do 3ª ano da Licenciatura de Mediação Artística e Cultural e tem como objetivo mostrar a diversidade profissional do setor artístico e cultural.
O grupo de alunos decidiu compor um vídeo que tente oferecer uma visão mais alargada de alguns trabalhadores imprescindíveis desta categoria, mas que são muitas vezes invisíveis para a maioria dos públicos.
Foram recolhidas 13 cenas com 20 segundos cada, que criam um mosaico de imagens ao som da canção "Eu vi este povo a lutar" de José Mário Branco e ilustrado com trechos de diversos manifestos que reivindicam os direitos dos profissionais da cultura, todos escritos no ano de 2020.

O vídeo também será transmitido no ecrã da entrada da Eselx entre os dias 6 e 15 de janeiro durante todo o dia, onde é possível que os estudantes participem, registando a sua opinião.


Cultura: 0.2% de visibilidade

Consiste na partilha de experiências num momento de conversa em grupo.
As conversas serão disponilibilizadas nas redes sociais, em direto nos dias 7 e 14 de janeiro                                

Sessão de Cinema


Consiste em vídeos com testemunhos de profissionais do sector cultural, numa sala ainda por definir.
Durante os dias 11 e 15 de janeiro.