ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Violências nas relações de intimidade

Sabias que a que a violência no namoro e nas relações de intimidade não se circunscreve, apenas à violência física, mas também envolve abusos psicológicos e sexuais?

Sabias que no primeiro estudo realizado sobre a violência no namoro (Makepeace, 1981) um/a em cada cinco estudantes universitários/as era afetado/a por este problema e que 61% dos/as estudantes conhecia casos de relações de namoro abusivas?

Sabias que em Portugal só no início do século XXI é que surgiram as primeiras investigações sobre este fenómeno (cf. Santos, 2013)? E que é evidente “que os jovens tendem a banalizar formas menores de violência e a desculpabilizar a agressão cometida em certas circunstâncias pelo que não existe entre os jovens uma consciência da sua verdadeira dimensão e gravidade” (Caridade, 2008, p.22)?

Sabias que o fenómeno da violência no namoro e nas relações de intimidade está presente no quotidiano dos/as estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, destacando-se valores elevados na violência emocional e verbal?

Nesta página poderás encontrar um conjunto de informação que te ajudarão a aprofundar o teu conhecimento sobre o fenómeno. Para além de um enquadramento legislativo poderás conhecer algumas respostas/instituições/programas que existem, a nível nacional, de apoio a casos de violência nas relações de intimidade.