ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Como funciona o concurso?

O Concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados é composto por dois momentos:

- Inscrição na provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências  a realizar na ESELx

- Candidatura ao concurso apresentada através do sistema online, no sítio da Internet da DGES.

Dentro dos limites previstos no diploma relativamente à avaliação da capacidade para a frequência dos cursos de licenciatura (art. 13º-C), as ponderações para a candidatura aos cursos de licenciatura em Animação Sociocultural, Artes Visuais e Tecnologias, Educação Básica, Mediação Artística e Cultural e Música na Comunidade, serão as seguintes:
 - 50% para a classificação final do curso;
 - 20% para a prova de aptidão profissional ou aptidão artística;
 - 30% na prova de avaliação de competências a realizar pela ESELx.

As provas de avaliação de competências terão caraterísticas diferentes consoante os cursos:

  1. Para as licenciaturas em Animação Sociocultural, Educação Básica e Mediação Artística e Cultural, a avaliação de competências a realizar na ESELx será constituída por uma prova escrita de cultura geral organizada em 3 módulos, sendo 2 comuns aos diferentes cursos e 1 específico do curso que o candidato pretende.
  2. Para a licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, a avaliação de competências assumirá 2 componentes: uma componente relativa à análise e apreciação de portefólio individual e outra componente constituída por uma entrevista.
  3. Para a licenciatura em Música na Comunidade, a avaliação de competências consiste na realização da Prova Específica para acesso à Licenciatura (*os candidatos considerados aptos em chamadas anteriores da prova específica de acesso à Música na Comunidade no ano de 2019/2020 não precisam realizar novamente a prova).