ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

Ano Letivo 2017/18

Candidaturas online - de 1 a 31 de agosto de 2017

Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.
A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral
de acesso;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

O regime de mudança de par instituição/curso aplica -se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.

Lista de Seriação

Consulte a lista de seriação dos Candidatos

 

Lista de Candidatos

Consulte aqui a lista de candidatos

 

Vagas (sujeitas a confirmação)

Licenciatura em Educação Básica (diurno): 7 vagas
Licenciatura em Animação Sociocultural (diurno): 2 vagas
Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias: 8 vagas
Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: 2 vagas

Calendário

Candidaturas: 1 a 31 de agosto
Afixação dos candidatos ao concurso: até 4 de setembro
Afixação das listas de colocação: até 7 de setembro
Matrícula e inscrição para os candidatos colocados: 13 a 15 de setembro
Apresentação de reclamações sobre as colocações: até 11 de setembro
Decisão sobre as reclamações: até 18 de setembro
Matrícula para reclamações atendidas: 19 e 20 de setembro

Processo de Candidatura Online

A candidatura efetua-se exclusivamente online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page

Os candidatos que não entreguem toda a documentação exigida serão automaticamente excluídos.

Manual de apoio
Consulte aqui o manual de apoio à candidatura online

Emolumento
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (61,50 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

Documentação a anexar na candidatura online:

• Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
• N.º de contribuinte;
• Certificados do 10.º 11.º 12.º anos com as disciplinas discriminadas e respetivas médias;
• Ficha ENES com as classificações dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
• Certificado das unidades curriculares realizadas no curso que frequenta ou, no caso de não ter realizado nenhuma unidade curricular, certificado da primeira matrícula no curso;
• Plano de estudos do curso superior de origem;
• Declaração de não prescrição de matrícula referente ao ano letivo 2017-2018.

*Caso o candidato seja selecionado, aquando do ato da matrícula e, se necessário, os documentos originais deverão ser apresentados nos Serviços Académicos no início das aulas.

Critérios de Seriação

1.° – classificação do ensino secundário ou da prova para frequência do ensino superior de maiores de 23 anos;
2.º – classificação dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
3.° – classificação das disciplinas do 12.° ano correspondentes às disciplinas específicas exigidas para ingresso no curso;
4.° – o maior número de créditos obtidos no ensino superior ou, na sua ausência, o maior número de unidades curriculares realizadas (duas unidades curriculares semestrais equivalem a uma anual);
5° – em igualdade de circunstâncias é dada prioridade aos candidatos anteriormente colocados em cursos da ESELx.

 

Legislação

 

Reingresso

A candidatura a Reingresso deverá ser efetuada presencialmente nos serviços académicos da ESELx

Documentação a entregar
- Requerimento (Formulário fornecido pela ESELx);
- Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nº de Contribuinte.

Emolumento
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (40 €), não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida deverá contatar-nos para o seguinte e-mail: s.academicos@eselx.ipl.pt