ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Eco-Escolas na ESELx

Introdução

Em 2019/2020, a ESELx iniciou a sua participação do Programa Eco-Escolas, embora já anteriormente tenha desenvolvido diversas atividades, quer no âmbito de unidades curriculares, quer no âmbito de projetos de investigação sobre o ambiente e a sustentabilidade, atividades que vão ao encontro dos ODS das Nações Unidas e dos objetivos do Projeto Eco-Escolas (ver Folheto Eco-Escolas), nomeadamente ao nível do diagnóstico, da intervenção nos espaços interiores e exteriores e da integração curricular das temáticas ambientais e de sustentabilidade. Neste primeiro ano de participação, a ESELx recebeu o galardão – a bandeira verde, o que significa o reconhecimento pela ABAE das atividades desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade.

Em 2020/2021, a ESELx vai continuar a participar no Programa Eco-Escolas continuando o trabalho iniciado e iniciando novos desafios.

Entre os objetivos deste programa estão a redução dos consumos de água e de eletricidade, o aumento da separação dos resíduos para reciclagem, entre outros, de modo tornar a escola mais sustentável ao mesmo tempo que promove na sua população (estudantes, docentes e outros funcionários) uma atitude mais comprometida com o ambiente.

A presidência da ESELx, com o apoio da presidência do IPL, está muito empenhada em tornar a nossa escola mais sustentável, o que é uma tarefa complexa dada a idade do edifício (mais de 100 anos). Neste sentido, durante o ano letivo anterior foram instalados na ESELx condensadores especiais de modo a diminuir os consumos de energia reativa. Já durante este ano letivo está a decorrer mais uma fase de substituição das antigas janelas de vidros simples por novas janelas de vidros duplos com corte térmico, que se prevê venha a diminuir a poluição sonora e a melhorar significativamente o conforto térmico nas salas e gabinetes e, simultaneamente, a proporcionar uma significativa poupança no consumo de eletricidade no aquecimento/arrefecimento dos espaços da escola. Relativamente à redução dos consumos de água e de eletricidade, pretende-se continuar a sensibilizar toda a comunidade escolar para estas causas, assim como estudar outras formas de redução dos consumos.

Quanto à gestão dos resíduos, o primeiro passo será melhorar a monitorização das quantidades geradas e a optimização dos tipos e locais dos ecopontos de acordo com os locais onde são gerados os respetivos resíduos.

Entre os outros temas que nos propomos desenvolver atividades neste ano letivo estão os espaços exteriores (tema do ano) e a alimentação saudável e sustentável (tema opcional). Quanto ao tema dos espaços exteriores, pretende-se implementar o que já tinha sido proposto no Projeto Plant@ESELx (ESELX/IPL-CIED/2019/B06), a identificação de algumas espécies de árvores presentes nos espaços exteriores em torno da ESELx e a criação de um site com informação sobre as mesmas.

Quanto à alimentação saudável e sustentável, pretende-se desenvolver algumas iniciativas que promovam a adesão pela comunidade académica de uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável.

Eco-Código

  • Água é fonte de vida. Se a água poupar, o futuro da vida vou assegurar.
  • Atenção, não deixes a torneira a pingar porque muita água estás a gastar.
  • Tudo para valorização: papel no papelão, plásticos e metal no embalão e vidro no vidrão.
  • Fechar o ciclo através da compostagem e com imaginação pode contribuir para reduzir a poluição.
  • O papel não é infinito e as árvores também não, reduz, reutiliza e opta por meios digitais.
  • Desliga a luz, o projetor e o ar condicionado. Ao poupar eletricidade, ajudas o planeta em comunidade.
  • Vem de bicicleta ou a pé para a escola e usa a tua própria energia!
  • Precisas de ir dar uma pequena volta? Leva uma bicicleta da ESELx.
  • Descobre o espaço exterior e referencia a biodiversidade que tens na tua escola!
  • O ruído é poluição, por favor tem atenção e melhora a tua ação.
  • Pensa global, age local. 

Lisboa + Verde requer pessoas mais conscientes. Contamos contigo!