10.º Encontro do CIED|Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc.XXI

PT

O 10.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa, irá decorrer nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, tendo como tema “Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século XXI”. A cidadania, enquanto conceito, prática e atitude, estará no centro da reflexão e debate que procurará envolver agentes que intervêm em contextos de educação formal, não formal e informal.
A ideia de cidadania, tal como a concebemos hoje, nasceu da mudança estrutural provocada pela Revolução Francesa (1789), e foi sendo contruída ao longo de séculos e gerações, com avanços e recuos na sua definição e prática. Na atualidade, o que significa ser-se cidadão ou praticar atos de cidadania? São estas e outras questões que, partindo do campo educacional, mas que se estendem à comunidade e à ideia de vida humana, serão lançadas neste encontro, sobretudo à luz dos desafios que o século XXI apresenta.
O Encontro tem três eixos temáticos que oferecem uma participação mais alargada de investigadores, professores, animadores, estudantes e outros agentes ligados à educação formal e não formal em torno da ideia de cidadania.
O primeiro eixo é dedicado à cidadania na educação e pretende debater abordagens em torno da Educação para a Cidadania; o segundo eixo tem por tema a cidadania e a comunidade, centrando o seu olhar na dimensão da educação não formal; e o terceiro eixo é o da cidadania e sustentabilidade, no qual se apela a um olhar holístico sobre a vida sustentável e a sua relação com o exercício da cidadania, limitações e potencialidades.

EN

The 10th CIED Meeting - Interdisciplinary Center for Educational Studies, of the School of Higher Education in Lisbon, will take place on November 11 and 12, 2021, with the theme “Citizenship: paths, processes and challenges in the 21st century”. Citizenship, as a concept, practice and attitude, will be at the center of reflection and debate that will seek to involve agents who intervene in contexts of formal, non-formal and informal education.
The idea of citizenship, as we conceive it today, was born from the structural change brought about by the French Revolution (1789), and has been built over centuries and generations, with advances and setbacks in its definition and practice. Nowadays, what does it mean to be a citizen or to practice acts of citizenship? It is these and other issues that, starting from the educational field, but which extend to the community and the idea of ​​human life, will be launched at this meeting, especially in light of the challenges that the 21st century presents.
The Meeting has three thematic axes that offer a broader participation of researchers, teachers, animators, students and other agents linked to formal and non-formal education around the idea of ​​citizenship.
The first axis is dedicated to citizenship in education and aims to debate approaches around Education for Citizenship; the second axis focuses on citizenship and the community, focusing on the dimension of non-formal education; and the third axis is that of citizenship and sustainability, which calls for a holistic look at sustainable life and its relationship with the exercise of citizenship, limitations and potential.