8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

A Escola Superior de Educação de Lisboa promove a realização do 8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais em 9 de julho de 2019, subordinado à temática “Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações”.
Há muitos anos que a pedagogia persegue o ideal de que o aluno tenha um papel ativo na aprendizagem. O conceito tem sido levado para a escola de modos muito diversos. A ideia de que a aprendizagem se pode desenvolver a partir da atividade da criança por meio de uma orientação adequada, a promoção da autonomia do aluno na realização de atividades dentro da sala de aula, a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, … são ideias que têm sido concretizadas com o objetivo não só de dar sentido à atividade das crianças e jovens dentro da escola, mas também de promover o desenvolvimento de competências essenciais para a vida em sociedade.

Importa problematizar a relação dos recursos usados no ensino e aprendizagem, dos professores, dos pais e das escolas com as metodologias ativas.

Como e até que ponto as metodologias ativas beneficiam da integração das TIC no ensino e aprendizagem?
De que modo os professores e educadores experienciam as metodologias ativas na sua prática?
Que exigências são colocadas à Escola e à sua relação com os espaços não formais de educação?
Qual o papel dos pais no desenvolvimento de aprendizagens em ambientes informais e que relação estabelecem com a escola?
Estas perguntas são algumas das dimensões de uma grande questão que nos inquieta: Onde estão e como se encontram as metodologias ativas?

O Seminário de Matemática e Ciências Experimentais quer afirmar-se cada vez mais como um espaço de reflexão sobre a prática docente e promove a partilha do conhecimento, das ideias, dos projetos, das atividades, do que desenvolvemos para a melhoria do ensino e da aprendizagem das crianças e jovens.

Convidamos professores e educadores da nossa comunidade escolar a apresentar comunicações e trabalhos neste seminário.

Eixos orientadores dos Simpósios de Comunicações

• Metodologias Ativas e Matemática
• Metodologias Ativas e Ciências Experimentais
• Metodologias Ativas e integração curricular