9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

A Escola Superior de Educação de Lisboa promove a realização do 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais em 9 de julho de 2020, subordinado à temática “Saberes (Trans)disciplinares — Aprendizagem e Avaliação”.

Este ano o 9.º Seminário será realizado totalmente à distância. Para grandes constrangimentos, grandes desafios. Sabemos que vai ser um Seminário totalmente diferente, que vamos perder muitos aspetos que valorizamos neste evento, mas não podemos interromper o caminho que vimos percorrendo.

Vamos continuar a afirmar o Seminário de Matemática e Ciências Experimentais como um espaço de reflexão sobre a prática docente, promovendo a partilha do conhecimento, das ideias, dos projetos, das atividades, do que desenvolvemos para a melhoria do ensino e da aprendizagem das crianças e jovens.

Escolhemos uma temática assente em dois pilares estruturantes: a Aprendizagem e a Avaliação.

A preocupação com aprendizagem é o cerne da educação, e queremos continuar a valorizar uma perspetiva integradora de saberes. Uma aprendizagem que envolva os alunos na prossecução de objetivos alcançáveis pela mobilização conhecimentos de diferentes áreas disciplinares e de capacidades transversais. Este não é um interesse romântico, mas uma necessidade que tem vindo a crescer e se fundamenta nas exigências do mercado de trabalho, as quais vêm sendo explicitadas em sucessivos relatórios da União Europeia.

Sobre a avaliação, indissociável da aprendizagem, não se foge à verdade se se disser que tem sido a componente menos discutida e que se tem mantido quase inalterável desde que a escola existe. Também não é novidade ou estranho que a dificuldade em introduzir mudanças na aprendizagem se deve à inércia na mudança da avaliação.

Convidamos professores e educadores da nossa comunidade escolar a apresentar comunicações e trabalhos neste seminário.