Passar para o conteúdo principal

As vantagens do nosso curso

A Escola Superior de Educação de Lisboa oferece o Mestrado em Educação Ambiental, para fazer face às necessidades de formação de profissionais na área da educação ambiental, indispensável para a qualidade de vida e para o desenvolvimento humano e sustentável, ao nível individual, institucional, comunitário e global.

O Mestrado em Educação Ambiental desenvolve competências, visando a futura participação profissional em equipas de projetos de intervenção e investigação em educação ambiental.

* Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua correspondendo à componente da  Parte curricular 300h de formação e à componente da Dissertação 100h de formação.
** Curso reconhecido pela DGAE para efeitos de progressão na carreira docente - grupos de recrutamento 100, 110, 230, 510 e 520. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

 

Principais características 

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e eletivas.

 

Competências a desenvolver 

  • Adquirir, atualizar e aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre ambiente e sustentabilidade, para desenvolver competências especializadas de educação ambiental em contextos formais e não formais;
  • Desenvolver conhecimentos e práticas sobre os fundamentos, métodos e técnicas de educação ambiental, visando a literacia e a cidadania ambiental;
  • Desenvolver competências de reconstrução didática e de divulgação de informação ambiental;
  • Desenvolver competências especializadas de planeamento, implementação e avaliação de projetos de educação ambiental e de investigação sobre educação ambiental, visando potenciais mudanças educacionais e sociais.
     

Funcionamento

Tempo integral - Horário Pós-laboral
Horário das sessões presenciais: pós-laboral b-learning (6 horas por semana, em integração com o trabalho à distância e com atividades a desenvolver em articulação com a Agência Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento).

Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para leituras e preparação de atividades.