ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Arquivo Histórico da ESElx

Responsável
Nuno Martins Ferreira

Consulta presencial do acervo por marcação, contacto nunoferreira@eselx.ipl.pt

A ESELx guarda no seu Arquivo Histórico uma história da formação de professores da cidade de Lisboa, iniciada no século XIX. O acervo documental à sua guarda, reúne documentos herdados das instituições que precederam a atual ESELx: as Escolas Normais Primárias, feminina e masculina; a Escola Normal primária de Lisboa, em Benfica; e a Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Alguns dos documentos mais antigos remontam ao século XVIII e são referentes aos terrenos da Quinta de Marrocos, local onde seria construído o edifício da Escola Normal Primária de Lisboa, que serve atualmente a ESELx.

No que toca ao passado educativo, o acervo documental manuscrito abrange um período cronológico desde a segunda metade do século XIX, com o funcionamento das Escolas Normais Primárias, para o sexo feminino e para o sexo masculino, até ao século XX, com a instalação da atual ESELx. São muitas as tipologias de documentos que se podem encontrar no Arquivo Histórico: atas de reuniões de variados órgãos (conselho pedagógicos, conselho escolar, comissão instaladora, conselho de instrução); livros de ordens de órgãos diretivos; exames de admissão nas escolas; matrículas; e termos de posse de professores e de pessoal não docente.

Os livros de atas para o período compreendido entre 1864 a 1930 são importantes, pois oferecem diversas informações do quotidiano da vida escolar, com destaque para o trabalho da Comissão Instaladora e do Conselho de Instrução (de 1918 a 1920), período em que se instalou a Escola Normal Primária de Lisboa, no edifício de Benfica.

Os três livros de registo de atas das sessões do Conselho Escolar da Escola do Magistério Primário de Lisboa vão de 1930 a 1980. Os temas que podem ser lidos são, sobretudo, ligados aos currículos escolares, procedimentos disciplinares, aprovação de manuais ou notas de aproveitamento de alunos e assuntos ligados à contratação de novos professores e sua avaliação.

O Arquivo Histórico da ESElx tem um papel importante no que toca à disponibilização de condições físicas para que os investigadores e demais interessados na História da Educação possam desenvolver um trabalho de conhecimento e de divulgação a partir da documentação existente. Como tal, a recente inventariação do corpus documental manuscrito é um contributo para a compreensão deste passado, de que a ESELx é herdeira.

E-book | O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). Ciclo de conferências