ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Espólio

Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa | Projeto

Coordenador | Nuno Martins Ferreira

Este projeto tem como objetivo conhecer, preservar e valorizar o património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a partir da musealização e divulgação do património da ESELx tanto de natureza didático-científica, quanto de natureza documental.

Na génese deste projeto esteve a vontade de um grupo de professores, em 2010, em recuperar algum do material de laboratório, científico e pedagógico, proveniente, em parte, da Escola Normal de Lisboa. Desde 2011 que se trabalha nesse acervo científico tendo em vista a sua preservação e a criação de uma coleção visitável, a ser gerida por um centro museológico.

As grandes finalidades deste projeto são: a salvaguarda do património/cultura material da ESELx; o conhecimento do património da ESELx; e a divulgação científica do património da ESELx. O processo de musealização do património será suportado pelo desenvolvimento de atividades investigativas no campo da História da Educação, dando particular realce à História da Formação de Professores e recorrendo às metodologias próprias de inventariação.

Porque a ESELx é detentora de um valioso espólio didático-científico e documental, este projeto foi criado com o propósito de atuar na inventariação, catalogação e divulgação do espólio mencionado. Os principais objetivos são os seguintes:

 

  • Conhecer o património museológico didático-científico existente na ESELx, identificando as suas origens, percursos, usos e identidades;
  • Identificar, inventariar e catalogar o espólio documental da ESELx
  • Desenvolver ações com vista à recuperação e manutenção do património museológico da ESELx, nomeadamente a da criação de condições físicas para a disponibilização ao público do seu espólio didático-científico e documental;
  • Organizar espaços – físicos e virtuais (web) – para a divulgação do património museológico didático-científico e documental;
  • Enquadrar o património museológico científico e didático no quadro mais vasto da atual historiografia das ciências;
  • Proporcionar aos estudantes, recorrendo ao estudo do espólio da ESELx, a concretização e aprofundamento de aprendizagens no âmbito das Ciências Naturais, da História da Ciência, da Didática das Ciências/Estudo do Meio, do Património e de outros domínios do Conhecimento para os quais o espólio da ESELx seja significativo.