Centro de Documentação e Informação (CDI)

Responsável Maria Celeste Gaspar da Silva Equipa

Período letivo
2ª , 4ª e 6ª: 09.00 H - 18.00 H
3ª e 5ª  09.00 H - 19.00 H

Férias
09H00 às 17H00

emprestimo_cdi@eselx.ipl.pt

Catálogo do CDI/Biblioteca Moreirinhas Pinheiro

Aceder Repositório do IPL

Aceder B-on

Aceder Scopus

Historial

O Centro de Documentação e Informação da ESELx, foi criado em 1985 quando a ESELx iniciou as suas atividades como escola integrante da rede de estabelecimentos do Ensino Superior Politécnico .
Sendo a ESELx a herdeira pedagógica de duas instituições de formação de educadores e professores - A Escola do Magistério Primário e o Instituto Aurélio da Costa Ferreira - também delas herdou um importantíssimo Fundo Documental.
Actualmente, é composto por :

Cerca de 300 m2 de área onde se encontra o fundo documental
Sala de Reservados :
Cerca de 60 m2 onde se encontra um acervo de obras raras.
Sala de estudo :
Cerca de 100 m2, no átrio contíguo à sala de leitura

O Fundo Documental é constituído por cerca de 40.000 títulos de monografias, 400 títulos de publicações periódicas em que 74 são assinaturas, cerca de 150 títulos de Material Não-Livro, em regime de livre acesso.
O fundo de Reservados é constituído por cerca de 4.500 obras de acesso restrito.

Objetivos

A Biblioteca /CDI tem como prioridade servir alunos e professores da ESELx e a comunidade educativa em geral especialmente no que respeita a informação do domínio das Ciências da Educação e das componentes científicas dos cursos aqui ministrados.

Disponibilizar o acesso à informação necessária às atividades pedagógicas e de investigação de alunos e professores da ESELx em particular, e da comunidade educativa em geral.

Apoiar a pesquisa de informação especialmente a alunos e facilitar-lhes o acesso aos fundos existentes na Biblioteca.

Ajudar a efectuar e a obter outras fontes de informação através do empréstimo interbibliotecas.

Manter-se actualizada em particular no que diz respeito a informação que sirva os conteúdos programáticos lecionados nos diferentes cursos da ESELx.

Relacionar-se com instituições afins - nacionais e estrangeiras - de modo a optimizar a difusão/utilização de fundos documentais.

Serviço ao Público

A Biblioteca tem disponível os seguintes serviços:

• Sala de leitura presencial
  • Empréstimo domiciliário
  • Empréstimo interbibliotecas
  • Acesso à internet
  • Visionamento e escuta de audiovisuais
  • Sala de estudo

Sala de Leitura presencial:
A sala de leitura tem disponíveis 30 lugares sentados para consulta e leitura individual. A escolha do lugar é livre mas não podem sentar-se mais do que 2 pessoas na mesma mesa.

Empréstimo domiciliário:

Tipo de utilizador

Nº Limite de obras

Período de empréstimo

Monografias 5 *
Audiovisuais 5 *
15 dias
15 dias
Alunos Monografias 5 *
Audiovisuais 5 *
8 dias

* O numero máximo de documentos requisatados são 5, podem ser de qualquer tipo de material

Acesso à base de dados da ESELx:
2 postos de pesquisa

Acesso à internet:
2 postos de pesquisa

Visionamento e escuta de audiovisuais:
1 posto com TV e vídeo e 1 posto com computador para base multimédia.

Sala de estudo:
Disponíveis 30 lugares sentados para consulta e leitura individual.

Regulamento da Biblioteca