Otília Sousa

Domínio Científico Línguas
Posição Professora Coordenadora Principal
Gabinete 211
Email otilias@eselx.ipl.pt
Telefone Direto 336
Telefone Geral 21 711 55 00
Coordenação de Unidades Curriculares
- Desenvolvimento da Linguagem (responsável)
Educação Básica
Cargos
Investigação
ORCID: Consultar o perfil ORCID
Publicações
Livros, capítulos de livros e artigos
no prelo
Sousa, O.C. (no prelo).Textos e Contextos. Lisboa: IPL
Sousa, O. C. e Gonçalves, C. (em preparação). Ler e escrever em diferentes áreas do currículo. In Ponte, J. P. (em preparação). Promovendo o sucesso escolar: Dimensões disciplinares e transversais de intervenção (e-book). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2015
Costa, T., Sousa, O. e Cardoso, A. (2015). Compreensão na Leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas: Estudos de natureza educacional, 5 (I), 98 – 117.
2014
Sousa, O. C. (2014). Literacia, desenvolvimento linguístico e textual. In Santos, A.C., Gonçalves, A., Sequeira, P. & Salvado, T. (Org.). Intercompreensão, Plurilinguismo & Didática das Línguas. (pp. 211-227). Chamusca: Cosmos.
Sousa, O.C. (2014) O Ditado como estratégia de aprendizagem, EXEDRA, 9, 116-127.
Lourenço, M. & Sousa, O. C. (2014). A leitura, a escrita e os textos de literatura. In F. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 521- 535) Braga: CIEC
2013
Sousa, O. C., Sepúlveda, A., Lourenço, M., & Correia, A. (2013). Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual. In F. L. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 35-49) Braga: CIEC
2012
Carvalho, C & Sousa, O.C. (2012). Portugal e Brasil: letramento e ensino da leitura, Polifonia, 19 (25): 181-196.
Araújo, S. & Sousa, O.C. (2012). Pour une approche contrastive du présent simple en français et en portugais. In Neveu, F., Muni Toke, V., Blumenthal, P., Klingler, T., Ligas, P., Prévost, S. & Teston-Bonnard, S. (Eds.). Proceedings of 3ème congrès de Linguistique Française. pp. 1683-1699. Disponível em http://www.shs-conferences.org/index.php?option=com_article&access=standard&Itemid=129&url=/articles/shsconf/abs/2012/01/shsconf_cmlf12_000195/shsconf_cmlf12_000195.html
Sousa, O. C. & Gonçalves, C. (2012). Ler e escrever: percursos de aprendizagem. In Estrela, T. et al. (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA
Sousa, O. C. & Coelho, M. (2012). Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar/ 1º ciclo do ensino básico. In Estrela, T. et al. (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA
Barros, C. G., Sousa, O. C., & Carvalho, C. (2012). Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar. In Estrela, T. et al. (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA
Parracho, S. & Sousa, O. C. (2012) Texto literário e ensino de português L2. In Garcia Benito, A. & Ogando Gonzalez (2012) . In Actas do II Encontro Internacional SEEPLU: difundir la Lusofonia) (p.276-305). Cáceres: SEEPLU, CILEM ; LEPOLL
Gonçalves, C. & Sousa, O.C. (2012). Das representações às estratégias de ensino e aprendizagem: ler e escrever em sala de aula. In Actas do II Encontro Internacional SEEPLU: difundir la Lusofonia) (p.344-369). Cáceres: SEEPLU, CILEM, LEPOLL
2011
Vasconcelos, T. (coord.), Rocha, C., Loureiro, C., Castro, J., Menau, J., Sousa, O.; Hortas, M., Ramos, M., Ferreira, N., Mel, N., Rodrigues, P., Mil-Homens, P., Fernandes, S., Alves, S. (2011). Trabalho de Projeto na Educação de Infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: DGIDC.
Gonçalves, F. Guerreiro, P., Freitas, M.J., (com a colaboração de Otília Sousa) (2011). O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: DGIDC.
Estrela, A. & Sousa, O. C. (2011). Competência textual à entrada no Ensino Superior. Revista de Estudos da Linguagem, 19 (1), 247-267.
Carvalho, C. & Sousa, O.C. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura, Interacções,19,109-126
Sousa, O. C., C Cardoso e M. Dias (Eds.). (2011). Atas do IV Encontro de Investigação e Formação: Formar Professores, Investigar as Práticas. Lisboa: CIED (CD-Rom).
Vasconcelos, T., Loureiro, C., Castro, J., Sousa, O. C., Ramos, M., Melo, N., Hortas, M.J., Ferreira, N., Menau, J., Rocha,C., Rodrigues,P., Fernandes, S. R. & Mil-Homens, P. (2011). A Prática Pedagógica como Projeto Transdisciplinar na Formação Inicial: Projeto Interdisciplinar/Metodologias Integradas. In Sousa, O. C., Cardoso, C. & Dias, M. (eds.). Formar Professores: investigar práticas. Lisboa, CIED: 1-14.
2010
Sousa, O. C. (2010). Do trabalho de texto à reflexão linguística. In Sousa, O. C. & A. Cardoso (eds). Desenvolver competências em língua: percursos didáticos (pp. 111-143). Lisboa: CIED/ Colibri.
Sousa, O. C. (2010). Emergência e desenvolvimento de relações de causalidade em narrativas de crianças. Filologia e Linguística Portuguesa, 12 (1), 91-104
Gonçalves, C. & Sousa O. C. (2010). Português L1/ L2: Compreensão leitora. Limite, 4, 119-139.
Sousa, O. & Costa, C (2010). El texto en el aprendizaje de la lecto-escritura. In Álvarez, L., Rickenmann, R. & Vallés, J. (eds.). La actividad del docente: intervención, innovación, investigación. Girona: 436-343.
Costa C. B. & Sousa, O. C. (2010). Texto no ensino inicial da leitura e da escrita. In Sousa, O.C. & Cardoso, A. (eds.). Desenvolver competências em língua: percursos didáticos (pp. 73-94). Lisboa: CIED/ Colibri.
Sousa, O.C. & A. Cardoso (eds) (2010). Desenvolver competências em língua: percursos didáticos. Lisboa: CIED/Colibri.
2009
Silva, M. E., Gonçalves, C. & Sousa, O., (2009). Évaluer et observer pour mieux apprendre. In Gonçalves, C & Groux, D. Approches comparées de l’enseignement des langues et de la formation des enseignants de langues. Paris, L’Harmattan: 529-540.
Sousa, O. & Estrela, A. (2009). Écrire à l’université : jeux et enjeux didactiques. In Gonçalves, C & Groux, D. Approches comparées de l’enseignement des langues et de la formation des enseignants de langues. Paris, L’Harmattan: 427-440
Cardoso, A., Pereira, S, Silva, E., Sousa, O. C., M. (2009). On the development of textual competence in primary education. In Araújo, L. & Marinho, L. (eds). L1-Educational Studies in Language and Literature, 63-86.
Sousa, O. & Estrela, A. (2009b). A construção gerundiva: uma construção problemática? In Pinto, P. F. (org). Gramática para que te quero?! O Ensino da gramática: Sentido(s) e possibilidades. Lisboa, APP: 222-239.
2008
Sousa, O. C. (2008). Desenvolvimento da competência narrativa. In Sousa, O. & Cardoso, A. (eds). Desenvolver competências em Língua Portuguesa (pp.13-52). Lisboa: CIED
Sousa, O.C. & A. Cardoso (eds) (2008). Desenvolver competências em Língua Portuguesa. Lisboa: CIED.
2007
Sousa, O. C. (2007). Tempo e Aspecto: o Imperfeito num corpus de aquisição. Lisboa: Colibri/IPL.
Sousa, O. C. (2007). O texto literário na escola: uma outra abordagem - círculos de leitura. In Azevedo, F. (coord.). Formar Leitores - das teorias às práticas (pp. 45-68). Lisboa: Lidel.
Sousa, O.C. (2007). Perífrases aspectuais: estar a / andar a + infinitivo. In Lobo, M. & Coutinho. M. A. (org). Actas do XXII encontro APL. Lisboa, Colibri: 637-648.
2005
Sousa, O. C. & A. Cardoso (2005). Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Palavras, 27, 61-69.
2003
Sousa, O. & M. E. Silva (2003). A produção de texto narrativo no 1º Ciclo: detecção de alguns problemas. In Bárrios, A. & Ribeiro, J. (orgs.). Actas do II Encontro Nacional de Investigação e Formação. Lisboa, CIED: 181-192.
Sousa, O. C. (2003). Tempo, aspecto e modalidade, a propósito de quando. In Mendes, A & Freitas, T. Actas do XVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa, APL: 785-794.
Sousa, O. C. & S. Pereira (2003). Futuro sintético, futuro analítico e valor aorístico. In Actas del XXIII Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica. Vol. III. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 403-414.
2002
Sousa, O. C. (2002). Perífrases com o verbo ir: entre aspeto e Aktionsart. In Mateus, M. H. & C. Correia (orgs.). Saberes no Tempo, Lisboa, Colibri, 523-534.
Sousa, O. & Vohlgemuth, M. (2002). Um estudo de inferências linguísticas. In Bárrios, A. & Ribeiro, J. (orgs.). Globalização e Desenvolvimento Profissional do professor. Lisboa, ESELx: 475-483.
Vohlgemuth, L., Sousa, O. C. & Ramos, M. M. (2002). Transversalidade das aquisições linguísticas. In Bárrios, A. & Ribeiro J. (orgs.), Globalização e Desenvolvimento Profissional do professor. Lisboa, ESELx: 429-441.
Sousa, O. & M. E. Silva (2002). Fundamentos linguísticos para a prática do texto narrativo no 1º Ciclo. In Mello, C., et al. (eds). Didática das Línguas e Literaturas em Portugal. Coimbra, Pé de Página: 139-143.
2000
Sousa, O. C. (2000). Linguística, filosofia da linguagem e operações cognitivas: a propósito da noção de presente. Cadernos de Filosofia da Linguagem, 7, 113-122.
Sousa, O. C. (2000). Adverbiais temporais na construção da narrativa. In Gärtner, E., Hundt, C. & Schönberger, A. (eds). Estudos de gramática portuguesa (I). Frankfurt am Main, Teo Ferrer de Mesquita: 63-79
Sousa, O. & Araújo, S. (2000). Imperfeito português e condicional francês: valores modais. In Castro, R. & Barbosa, P. (org). Actas do XV Encontro da APL. Braga, APL: 559-573
1999
Sousa, O. C. (1999). Constructing reference in children’s narratives Psychology of Language and Communication, 3 (1), 29-40.
Sousa, O. C. (1999). Children’s metalinguistic activity in the construction of linguistic existence. Psychology of Language and Communication, 3 (2), 65-71.
Sousa, O. C. (1999). O pretérito imperfeito do indicativo: do discurso das gramáticas a uma linguística das operações. In Bernardo, S. & Cardozo de Meneses, V. (org.) Anais do VIII Congresso da ASSEL. Rio de Janeiro, UFRJ: 473-480.
Sousa, O. C. (1999). Imperfeito e predicação de existência. In Lopes, C. & Martins, C. (orgs). Actas do XIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Braga, APL: 501-512.
1998
Sousa, O. C. (1998). Da variedade à invariância: então, um caso exemplar. In Mota, M. A. & Marquilhas, R. (orgs). Actas do XIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa, Colibri: 317-327.
1996
Sousa, O. C. (1996). Construindo Histórias: Quando, Então, Depois, Marcadores Aspectuo - Temporais em Narrativas de Crianças. Lisboa: Estampa.
Sousa, O. C. (1996). A força argumentativa de até agora: a oralidade no pré-escolar. Ler Educação, 19/20, 157-168.
1995
Sousa, O. C. (1995). Reconto e aquisição da gramática textual. Ler Educação, 16, 49-58.