ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Paulo Jorge Morais Alexandre

Domínio Científico Artes Visuais Tecnologias e Multimédia

Posição Professor Adjunto Convidado

Gabinete -

Email pmorais@estc.ipl.pt

Telefone Direto -

Telefone Geral 21 711 55 00

CV

Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Doutor em Letras, área de História, especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra.

Exerceu actividade docente na Universidade Católica Portuguesa; na Universidade Moderna; Escola Superior de Artes Decorativas - ESAD da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing – IADE.
Professor de nomeação definitiva na Escola Superior de Teatro e Cinema, com as seguintes funções desempenhadas: Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes, Presidente da Comissão Científica do Departamento de Teatro e Presidente do Conselho Directivo.
Professor convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Investigador Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes – CIEBA da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Pró-presidente para as Artes do Instituto Politécnico de Lisboa.

Autor de várias obras no campo da História e História da Arte, tem artigos publicados em periódicos como a Revista Militar, Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Líbris, Brotéria, Tabardo, Olissipo, entre outros, tendo ainda colaborado em História da Arte em Portugal, Edições Alfa; Casas Nobres de Portugal, Difel; “Suplemento” ao Dicionário da História de Portugal, Livraria Editora Figueirinhas; Leituras do Homem, Editora Internacional; Símbolos, Gerações e História, Academia de Letras e Artes. Publicou ainda cerca de trinta textos em catálogos de Exposições.

Paralelamente desenvolve a actividade de conferencista tendo como temas dominantes a Heráldica, a História da Arte e as Questões Estéticas relacionadas com a Arte Contemporânea e também com o Cinema.

Nos últimos dez anos tem sido convidado para jurado do Júri do Instituto do Cinema e Audiovisual, nomeadamente do Fundo Bilateral ICA-CNC - Instituto do Cinema e Audiovisual, IP / Centre National du Cinéma et de l'Image Animée.

Pertence à Academia Nacional de Belas Artes (sócio correspondente), Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Brasil), Academia Lusitana de Heráldica, Academia de Letras e Artes de Portugal, Academia Falerística de Portugal, Sociedade de Geografia de Lisboa, Royal British Club, entre outras associações e academias.
Comendador da Ordem do Ouissam Alaouite (Reino de Marrocos).