ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Tiago Alexandre Fernandes Almeida

Domínio Científico Psicologia

Posição Professor Adjunto convidado

Gabinete 316

Email tiagoa@eselx.ipl.pt

Telefone Direto 386

Telefone Geral 21 711 55 00

Coordenação de Unidades Curriculares

Unidades Curriculares Lecionadas

Cargos

CV

Formação Académica

Doutoramento em Psicologia - Ramo Educacional (2014)

Mestre em Psicologia Educacional (2009)

Licenciatura em Psicologia - Ramo Educacional (Pré-Bolonha)

Outras Formações Pós-Graduadas

Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Vertentes Crianças e Adolescentes e Adultos (em curso)

Associação Portuguesa de Terapia Cognitivo Comportamental

Outras Funções

Docência

Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Mestrado em Intervenção Precoce

Mestrado em Intervenção Comunitária e Educação Social

Investigação

Membro do Centro de Investigação em Educação do ISPA - Instituto Universitário
Centro Financiado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia

Membro da Earli - European Association for Research on Leaning and Instruction

Colaborador em Projectos de Investigação :

- Projecto de  FCT PDCT/PSI/56977/2004

- Projecto de  FCT PTDC/PSI-EDD/110262/2009 

Publicações

Publicações Internacionais 

Almeida, T., & Silva, C (2015). Programas de intervenção de escritas inventadas: comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista. Psicologia Reflexão e Critica, 28 (3), p. 613-622

Silva, C., Almeida, T. & ALves-Martins, M. (2010). The letter´s names and the letter´s sound: it´s implication for the phonetization process. Readind and Writing, 23, 2, p. 147-172. DOI: 10.1007/s11145-008-9157-3

Capitulos de Livros

Almeida, T. & Silva, A. (2015). Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas. In L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva e J.C. Silva (Eds) Diversidade e Educação: Desafios Atuais  (pp. 191-210). Lisboa: ISPA

Silva, A. & Almeida, T. (2015). Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proxima de desenvolvimento. In L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva e J.C. Silva (Eds) Ebook XIII Colóquio Internacional Psicologia e Educação (pp. 241-257). Lisboa: ISPA

Silva, C., Almeida, T., Alves-Martins, M. (2012). Invented spelling and perspectives on Spelling Development: The necessity of an integrated cognitive model In L. Colombo & R. Bianchi (Eds), Preschool Children: Physical  Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges (p.59-68). New York: Novapublisher. http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84896418684&origin=inward&txGid=0BCE69473391D0E4E8D76BA54A036727.53bsOu7mi7A1NSY7fPJf1g%3a6

Outras publicações

Pereira F., Falcão M. & Almeida, T. (2016). Relevância do Faz-de-Conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 0 aos 3 anos. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 4 a 6 de julho, Instituto Politécnico de Bragança.

Almeida, T. & Silva, C. (2012). Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolar. V Encontro CIED – Escola e Comunidade, 18 e 19 de Novembro, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (edição em cd-rom)

Almeida, T. & Silva, C. (2011). O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escolar. Em: Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação. Lisboa, 27 e 28 de Novembro de 2009. Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa (edição em cd-rom)

Almeida, T. & Silva, C. (2009). Hipótese Silábica e Variedade Intra-Figural na Fonetização de Escrita Infantis: da Escrita Manual para o Computador. Em: Actas do 16th European Conference on Reading, Braga, 19-22 de Julho de 2009. Universidade do Minho, Braga (edição em cd-rom). http://hdl.handle.net/1822/12033

Conferencista Convidado

Almeida, T. (2014, Julho). Instrução Construtivista nos Programas de Escrita Inventada com crianças de idade Pré-Escolar por  convite do Movimento Escola Moderna – MEM, de Julho de 2015. Lisboa

Almeida, T. (2014, Maio). Instrução Transmissiva ou Construtivista nos Programas de Escrita Inventada com crianças de idade Pré-Escolar por  convite do ISPA – Instituto Universitário, 19 de Maio de 2014. ISPA – IU, Lisboa.

Almeida, T. (2011, Maio). Aquisição da Linguagem Escrita – O poder das histórias e dos jogos. Conferência apresentada por Convite da Fundação Aga Khan aos Professores Bibliotecários da Zona Norte de Portugal, 27 e 28 de Maio de 2011. Fundação Aga Khan, Porto.

Almeida, T. (2011, Maio). Aquisição da Linguagem Escrita – O poder das histórias e dos jogos. Conferência apresentada por Convite da Fundação Aga Khan aos Professores Bibliotecários da Zona Centro, Sul e Ilhas de Portugal, 5 e 6 de Maio de 2011. Fundação Aga Khan, Lisboa.

Comunicações em congressos

Almeida, T. & Silva, C. (2016) Comparing Knowledge-Transmission Model and the Constructivist Model of Learning”. 15th SIG Writing Conference which is to be held, 4 a 6 de julho, Liverpool

Silva, C. & Almeida, T. Invented spelling: the effect of two interventions acting in the zone of proximal development”. 15th SIG Writing Conference which is to be held, 4 a 6 de julho, Liverpool

Pereira F., Falcão M. & Almeida, T. (2016). Relevância do Faz-de-Conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 0 aos 3 anos. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 4 a 6 de julho, Instituto Politécnico de Bragança.

Almeida, T & Silva, C. (2016). Programas Intervenção em Escrita Inventada e a apropriação do principio alfabético. IX Simpósio de Investigação em Psicologia, Algarve, 28 de junho a 2 de julho, Universidade do Algarve

Almeida, T. & Silva, A. (2015). Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas no XIII Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 25 a 27 de junho Lisboa: ISPA

Silva, C & Almeida, T. (2016), Intervir na qualidade das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. IX Simpósio de Investigação em Psicologia, 28 de junho a 2 de julho, Universidade do Algarv

Silva, A. & Almeida, T. (2015,). Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proxima de desenvolvimento no XIII Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 25 a 27 de junh

Almeida, T., & Tomás, C. (2013). Formação Continua, Representações Profissionais E O Trabalho Em Creche: Entre Representações e Práticas. Comunicação Apresentada No Xii Congresso Galego-Português, 11 – 13 De Setembr

Almeida, T., & Silva, C. (2013). Knowledge transmission or constructivist approach in invented spelling programs? Comunicação apresentada no SILE "Symposium International sur la Littéracie à l'Ecole", 13-14 Novembro 2013 – Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal,

Almeida T., & Silva, C. (2013). Descoberta da linguagem escrita: instrução explícita ou implícita. Comunicação apresentada no VII Simpósio de Investigação em Psicologia, 20-22 Novembro 2013 – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portuga.

Almeida, T., & Silva, C. (2011). “Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolar. Comunicação apresentada no V Encontro CIED – Escola e Comunidade, 18 e 19 de Novembro, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Almeida, T., & Silva, C. (2011). Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolution  of preschool children invented spelling. Comunicação apresentada na 14ª Conferência Bienal da EARLI, 30 de agosto a 4 de setembro, Exceter, Inglaterra.

Almeida, T. (2010). Práticas Socialmente Responsáveis. Comunicação apresentada no Encontro Intervenção Educativa Social e Comunitária: Intervenção Precoce, 2 e 3 de Julho de 2010. Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa

Almeida, T. & Silva, C. (2010). A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas – Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita. Comunicação apresentada no I SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 19 e 20 de Julho de 2010. Universidade do Minho, Braga.

Almeida, T. & Silva, C. (2009). O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escolar. Comunicação Apresentada em Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação. Lisboa, 27 e 28 de Novembro de 2009. Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa.

Silva, C., Almeida, T., & Alves Martins, M. (2008). Training the phonetization process with the names or the sounds of letters. Paper presented at 11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, 11-13 June, Lund, Sweden.

Silva, C., Almeida, T., & Alves Martins, M. (2007). The name and the sound of letters. Paper presented at the Xth European Congress of Psychology, 3-6 July 2007, Prague, Czech Republic.

Almeida, T., Silva, C., & Alves Martins, M. (2007). Letters characteristics and the phonetization process. Paper presented at the Xth European Congress of Psychology, 3-6 July 2007, Prague, Czech Republic.

Almeida, T., & Silva, C. (2007). Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas. Paper presented at the 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda.

Almeida, T., & Silva, C. (2006) O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.