Linha de Investigação em Educação e Desenvolvimento

Esta linha de investigação, visa a construção de conhecimento teórico e prático que apoie políticas e abordagens inovadoras e socialmente relevantes no âmbito da Educação e do Desenvolvimento. Nesta linha procura-se incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação e intervenção nos diversos domínios da Educação e do Desenvolvimento, promovendo a sua articulação com os cursos da Escola Superior de Educação de Lisboa e com a comunidade.

A investigação desenvolvida nesta linha agrega uma diversidade de tópicos, nomeadamente: o desenvolvimento humano; desenvolvimento profissional; as políticas e organizações educativas; as dimensões da ação docente; os processos e as práticas da educação (formais e não formais); e da formação escolar e não-escolar; a diversidade e inclusão bem como na intervenção educativa, social e comunitária.

Espera-se que a investigação desenvolvida nesta linha fomente o debate e a reflexão no âmbito das várias áreas disciplinares envolvidas e promova o desenvolvimento de estudos interdisciplinares que contribuam para aprofundar e internacionalizar o conhecimento científico sobre a Educação e o Desenvolvimento.