ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Projetos

INTEGR(ARTE)

IMIGRAÇÃO, ARTES, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS LOCAIS DE INTEGRAÇÃO.

Equipa

Teresa Matos Pereira (Coord.)
Maria João Hortas; Joana Campos; Célia Martins; Natália Vieira; Abel Arez

Sinopse

O estudo proposto enquadra-se na tipologia de ação prevista no Programa Nacional: “ESTUDOS SOBRE MIGRAÇÕES E A INTEGRAÇÃO DE NACIONAIS DE PAÍSES TERCEIROS EM PORTUGAL, no seu ponto 6 – “Imigrações e respostas de integração nos contextos locais”, inscrevendo-se simultaneamente no âmbito de um projeto educativo, científico e cultural mais abrangente desenvolvido no contexto do IPL pela ESELx.
O estudo parte da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades educativas das artes (artes visuais, música e teatro), em contextos não escolares, para a integração de populações de origem imigrante. Reforça-se, finalmente, que a integração se constitui como um processo dinâmico e marcado pela reciprocidade que se joga em grande parte à escala local. A criação de plataformas e redes informais de aprendizagem e partilha tem-se constituído como uma dinâmica de mobilização de conhecimentos e experiências que, na periferia das instituições, procuram dar espaço e voz a formas renovadas e/ou inovadoras que potenciem a reconfiguração de discursos e práticas em áreas artísticas e culturais de interesse partilhado.
A equipa de trabalho envolvida no estudo reúne um conjunto de docentes cuja formação pós-graduada, investigação científica e experiência profissional se encontra estruturada em torno de três grandes eixos: a Educação (formal, não formal e informal), a Intervenção Comunitária e as Artes (Artes Visuais, Música e Teatro) integrando responsáveis pela coordenação das referidas licenciaturas e mestrados.

Objetivos

Objetivo geral:
Aprofundar conhecimento sobre as potencialidades educativas das artes na integração de populações imigrantes.
Para este objetivo concorre um conjunto de objetivos específicos que apresentam a seguinte formulação:

  1.  Realizar um mapeamento de plataformas, redes e entidades que na sua ação prefigurem estratégias educativas que concorrem para práticas de integração de imigrantes sustentadas nos domínios das Artes Visuais, Música e Teatro;
  2. Identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelas plataformas, redes e entidades que contribuem para a integração de imigrantes, mobilizando as Artes Visuais, Música e Teatro.
  3. Compreender os significados atribuídos aos processos de participação dos imigrantes nas plataformas, redes e entidades, que configuram percursos de integração, envolvendo práticas artísticas nos domínios das Artes Visuais, Música e Teatro.


Duração

Inicio: 1 de março de 2017
Fim: 28 de fevereiro de 2019