ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Revista Da Investigação às Práticas

Com a revista pretende-se criar um fórum de apresentação, reflexão e debate de ideias e práticas, de e para todos aqueles que empenhadamente contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação educacionais. Nesta revista são publicados estudos de natureza educacional da autoria de investigadores, professores e educadores que, independentemente da sua postura ideológica, contribuam de forma inequívoca para a afirmação do princípio que subscrevemos: em educação, o conhecimento e a inovação educacionais constroem-se pela interação fecunda entre práticas pedagógicas e práticas de investigação.

Números publicados

A revista tem uma periodicidade semestral. Iniciou a sua publicação em 2000, tendo sido publicada até 2010 em formato papel. Estes números são, agora, disponibilizados online. A partir de 2011 a revista tem formato online e nesta data inicia uma nova numeração correspondente a um novo ISSN.

Critérios de qualidade

Nesta nova fase de edição, visa-se diversificar os públicos e potenciar o impacto dos trabalhos científicos divulgados,  a nível internacional contendo textos em diversas línguas e com um corpo editorial alargado. A qualidade da revista é assegurada por diversos critérios de qualidade: o corpo editorial, em grande parte, externo à ESE; a revisão científica a cargo de investigadores externos; a revisão anónima dos artigos propostos para publicação por dois revisores; a inclusão de artigos em línguas diferentes do português; e a apresentação de artigos de autores externos à ESE, correspondendo a metade ou mais do total de artigos.

Objetivos

Constituir-se como fórum para investigadores, professores e líderes.
Divulgar trabalho científico realizado no âmbito da educação.
Aproximar o trabalho de investigação com as práticas.