ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Laboratório I

Sinopse

UC organizada em módulos temáticos, que visa o enquadramento específico, a experimentação, a fundamentação e a análise de técnicas de marionetas/formas animadas, bem como, eventualmente, a produção de recursos. Estrutura-se em 3 módulos:

1. CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Módulo dedicado a: (i) Construção de marionetas – as bases de construção e o conhecimento de diversos materiais passíveis de serem utilizados; (ii) Conceção e projeção de marionetas a partir de diferentes contextos criativos, como, por exemplo, um espetáculo de teatro ou as atividades curriculares em sala de aula; (iii) Passagem do conceito ao objeto – utilização de materiais tradicionais e modernos e reflexão sobre a sua implicação na manipulação e na definição dos objetos em cena; (iv) Construção de marionetas de diferentes tipologias e com diversos materiais.

2. DISPOSITIVOS CÉNICOS

Módulo dedicado a: (i) Aquisição de conhecimentos relativos às especificidades do espaço cénico no teatro de marionetas contemporâneo; (ii) Pesquisa e estudo das diferentes tipologias de marionetas e a sua relação com as várias componentes cenográficas: estruturas de manipulação e elementos cénicos; (iii) Exploração de diferentes conceções cenográficas, relacionadas com as novas abordagens do espaço cénico.

3. TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO

Módulo dedicado a: (i) Reconhecimento das diferentes técnicas de manipulação: marioneta de luva; marioneta de fios; marioneta de vara; marioneta de sombras; teatros de papel; Bunraku; manipulação de objetos; técnicas contemporâneas; (ii) Pesquisa sobre a relação entre o performer e a marioneta, a partir da exploração de diferentes técnicas de manipulação; (iii) Desenvolvimento de exercícios sobre as diferentes formas de abordar a manipulação de marionetas e exploração de jogos dramáticos e improvisações entre corpos animados e inanimados no espaço.