ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Laboratório II

Sinopse

UC organizada em módulos temáticos, que visa o enquadramento específico, a experimentação, a fundamentação e a análise de técnicas de marionetas/formas animadas, bem como, eventualmente, a produção de recursos. Estrutura-se em 3 módulos:

1. PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO

Módulo dedicado a: (i) Planeamento dos vários momentos da realização de um espetáculo; (ii) Produção executiva – pré-produção, produção e pós-produção – e sua adaptação a contextos não artísticos; (iii) Criação e organização de equipas/grupos de trabalho; (iv) Financiamentos e outro tipo de apoios (públicos e privados); (v) O fundraising como estratégia solidária de realização de projetos; (vi) Conceção de uma estratégia para a promoção do espetáculo e definição do seu público-alvo; (vii) Criação e organização de dossiês de imprensa.

2. ESCRITA PARA TEATRO DE MARIONETAS

Módulo dedicado a: (i) Processo criativo e exploração de novas linguagens – estudo e experimentação de escritas específicas do teatro de marionetas, segundo os tipos de marionetas e elementos pluridisciplinares que podem compor uma representação (vídeo, dança, novas tecnologias, performance, instalação ou outras); (ii) Experimentação das potencialidades da escrita para marionetas, com incidência em textos contemporâneos; (iii) Análise dramatúrgica de textos teatrais; (iv) Exercícios de escrita e de adaptação de textos.

3. CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO

Módulo dedicado a: (i) Reflexão sobre as várias opções na criação da obra dramática com marionetas – tipos de marionetas, sentido do objeto, tipos de manipulação, criação de imagens, relação texto/ universo cénico/ manipulação, dimensões espacial/ sonora/ imagética; (ii) Criação de espetáculos em diferentes contextos – sala de aula, sala de espetáculos, espaços não convencionais, ao ar livre; (iii) Visionamento e análise crítica de vários tipos de espetáculos de marionetas e formas animadas; (iv) Composição e integração de técnicas de construção, de manipulação e de interpretação.