ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Notícias

Comunicado | Attention

24 Set 2020

Medidas do Conselho Pedagógico para o 1.º semestre 2020-21

Perante a necessidade de organizar a lecionação das Unidades Curriculares dos cursos da ESELx articulando aulas presenciais com aulas on-line síncronas e assíncronas, de acordo com as soluções encontradas mediante as especificidades de cada Curso e/ou Unidade Curricular, o Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx constitui o referencial a ter em conta no que se refere à frequência e avaliação dos estudantes.

No entanto, dada a situação atípica face à normal lecionação das UC, o Conselho Pedagógico comunica as seguintes medidas, de carácter excecional e válidas exclusivamente para o 1.º semestre do ano letivo 2020-21.

PDF icon Consultar Medidas do Conselho Pedagógico para o 1.º semestre 2020-21

(24 de setembro de 2020)

 

Comunicado dos Órgãos de Governo à Comunidade ESELx

A ESELx já definiu o calendário académico para 2020-2021. Nesse sentido, os órgãos de governo da Escola estão a preparar o próximo ano letivo para ter início a 6 de outubro.

De acordo com os planos de estudo dos cursos da ESELx, as atividades letivas são presenciais em todas as Unidades Curriculares. São exceção o curso de Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e, parcialmente, o Mestrado em Educação Ambiental.

Como tal, de forma a garantir o cumprimento dos planos de estudo, tudo faremos para que as atividades letivas possam vir a decorrer com a maior normalidade possível, nomeadamente no que refere às modalidades presenciais de ensino.

Com a incerteza sobre as condições de contingência que, devido à pandemia COVID-19, venham a estar em vigor em outubro, estamos a prever a definição de cenários para o funcionamento das aulas. Assim, num contexto de excecionalidade, os órgãos de governo da Escola entendem, por consenso, que cada curso poderá vir a funcionar na modalidade a distância até a um máximo de 75% dos créditos que serão lecionados durante o 1.º semestre de 2020-21, embora considerem não ser desejável atingir essa percentagem máxima de ensino a distância.

Tal como em outras instituições de ensino superior, em qualquer dos cenários de excecionalidade a adotar, procurar-se-á garantir condições de saúde, higiene e segurança a toda a comunidade académica, a par com a necessária qualidade científica e pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

A organização e o funcionamento do 1.º semestre de 2020-2021 serão necessariamente adaptados a condicionalismos inerentes à aglomeração de grupos de pessoas em espaços fisicamente limitados, nomeadamente salas de aula.

Em relação às Unidades Curriculares de Iniciação à Prática Profissional, as coordenações de curso, caso necessário e mediante análise de situações específicas, poderão apresentar ao CTC, a partir do início de setembro, propostas que considerem ser viáveis e adequadas para o funcionamento dos estágios.

Em tempo útil, serão divulgadas outras decisões sobre os procedimentos a serem adotados para o próximo ano letivo (nomeadamente para o 2.º semestre), considerando eventuais orientações específicas exigidas pelo Instituto Politécnico de Lisboa e/ou pelo Governo.

 

(25 de junho de 2020)

 

Medidas e orientações durante o período de levantamento progressivo das medidas de contenção, motivadas pela pandemia COVID-19, a ter em consideração na e para a comunidade educativa/académica da ESELx.

PDF icon Medidas e orientações durante o levantamento progressivo de medidas de contenção

PDF icon Calendário escolar

 

Em virtude das Medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância enviadas, através do e-mail, à comunidade escolar, solicitamos a consulta do calendário académico atualizado.

Calendário escolar (atualizado)

(27 de abril de 2020)
 

Medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância

Os órgãos de governo da Escola Superior de Educação de Lisboa elaboram e aprovaram um conjunto de medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância, a partir do dia 14 de abril de 2020. Estas medidas incidem sobre questões relacionadas com: as atividades letivas em si, nomeadamente ao nível da frequência e avaliação das unidades curriculares; a realização de provas públicas de mestrado; a iniciação à prática profissional/estágios curriculares; e as provas de acesso aos mestrados e para maiores de 23 anos.

PDF icon Medidas e orientações transitórias e de exceção   |    PDF icon Medidas e orientações transitórias e de exceção - Adenda

(14 de abril de 2020)

 

No seguimento do Despacho n.º 63/2020 de 12 de março do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, referente a medidas de contingência relativas ao COVID-19 a serem tomadas pelas Unidades Orgânicas, determino:

  • a suspensão das atividades letivas presenciais na ESELx, entre 13 e 27 de março de 2020, sem prejuízo da monitorização permanente da situação;
  • que, neste período, sejam adotadas abordagens pedagógicas de ensino a distância (moodle, videoconferência, entre outras), geridas pelos coordenadores de UC, docentes das UC e/ou coordenações de curso, consoante o que for mais pertinente. Os estudantes devem aguardar o contacto por parte dos docentes no sentido de organizar as atividades a distância; 
  • que  o período de  interrupção letiva da Páscoa passe a ser de 30 de março a 13 de abril de 2020, sem prejuízo da necessidade de replaneamento e monitorização permanente da situação (consultar o novo calendário escolar no site da ESELx); 
  • a suspensão dos estágios de todos os cursos, entre 13 de março e 13 de abril de 2020, cabendo às respetivas coordenações a elaboração de propostas de reorganização dos estágios.

Determino ainda: 

  • a suspensão do atendimento presencial ao público nos serviços académicos e tesouraria (far-se-á atendimento telefónico ou por e-mail); 
  • que o atendimento nos serviços de informática e audiovisuais passa a ser sujeito a agendamento via e-mail, caso a situação não possa ser resolvida virtualmente; 
  • a suspensão do acesso ao espaço da biblioteca.

Mantêm-se, igualmente, em vigor todas as medidas previstas no plano de contingência do IPL. Sempre que se justifique, será enviada informação atualizada à comunidade académica.

Reforçamos o apelo do IPL, para que neste período se cumpra um isolamento social responsável (que permaneçam em casa e não em espaços públicos), contribuindo para a prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação.

Pedimos a melhor compreensão e colaboração de todos/as, para que consigamos ultrapassar da melhor forma possível o impacto desta difícil situação de saúde pública.

 

Consultar o despacho n.º3/2020 do Presidente da ESELx

Consultar o novo calendário escolar

(12 de março de 2020)

_____________________________________________________________

The President of ESELx has determined the following containment measures regarding COVID-19:

  • suspension of in-classroom teaching activities at ESELx between 13 and 27 March 2020, without prejudice to the permanent monitoring of the situation;
  • adoption of pedagogical approaches of distance learning (moodle, videoconferencing, among others) during this period, managed by the CU (curricular unit) coordinators, CU professors and/or course coordinations, depending on what is more relevant in each case. Students should wait to be contacted by professors in order to organise the distance learning activities;
  • alteration of the Easter interruption period, which will be from 30 March to 13 April 2020, without prejudice to the need of replanning and permanent monitoring of the situation (see the new school calendar on the ESELx website);
  • suspension of traineeships for all courses between 13 March and 13 April 2020. The coordinations of the courses will be in charge of elaborating proposals for traineeships’ reorganisation;
  • interruption of face-to-face service to the public in the academic services and treasury (by telephone and e-mail only);
  • alteration of the conditions of the computer and audiovisual services. These services are now subject to prior scheduling via e-mail, only if the situation cannot be solved online;
  • suspension of the access to the library;

 All other measures planned within the IPL contingency plan are also in force. Whenever necessary, up-to-date information will be sent to the academic community.

We reiterate IPL’s appeal, so that a responsible social isolation may be observed during this period (that the students remain at home rather than in public spaces), contributing to the prevention of the contamination by COVID-19 and its spread.

We ask for the best understanding and collaboration of all, so that we can overcome the impact of this difficult public health situation.