Passar para o conteúdo principal

Comunicado

banner comunicado
15 Fev 2021

O Governo aprovou as medidas que regulamentam o novo decreto do Estado de Emergência (Decreto n.º 3-E/2021 de 12 de fevereiro), em vigor entre as 00:00h do dia 15 de fevereiro de 2021 e as 23:59h do dia 1 de março de 2021, mantendo, no essencial, as anteriormente adotadas.
Assim, mantendo-se as medidas de confinamento e não havendo registo de outras orientações:

  • mantém-se o calendário académico, com início da generalidade das atividades letivas do 2.º semestre, no dia 17 de fevereiro e de acordo com os horários disponibilizados no site da ESELx;
  • todas as atividades letivas deverão ser realizadas on-line, durante o período estabelecido para o confinamento, ainda que os horários contemplem aulas presenciais, que deverão passar ao regime on-line;
  • nas aulas presenciais previstas nos horários como funcionando por turnos, ao passarem para o regime on-line, fica ao critério dos/as professores, de acordo com o tipo de trabalho a realizar, a continuidade dessa divisão em turnos. Nas aulas já definidas nos horários para funcionarem na modalidade on-line, não deverá ocorrer essa divisão por turnos;
  • são mantidas as recomendações aprovadas pelo Conselho Pedagógico da ESELx, para o 2.º semestre.

    O Presidente da ESELx

(15 de fevereiro de 2021) 

_______________________________________________________________

Exames Época Normal - 1º Sem | 2020/21

 O Estado de Emergência em Portugal foi novamente renovado por via do Decreto do Presidente da República n.º 9 -A/2021, de 28 de janeiro e regulamentado pelo Decreto n.º 3-D/2021 de 29 de janeiro, que mantém as medidas de combate à pandemia da doença COVID-19 em vigor “até às 23:59 h do dia 14 de fevereiro de 2021”.Face às restrições e às medidas de confinamento impostas, embora não haja referência ao ensino superior no referido diploma, entende-se que deverá ser dada continuidade ao cumprimento das Recomendações do Ministério da Ciência e Ensino Superior, ampliando-as para o período previsto para a realização de exames entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2021, de acordo com o calendário académico da ESELx. Assim, nesse período, é suspensa a realização de exames em regime presencial, passando-a para a modalidade on line, admitindo-se, contudo, que as características da avaliação de algumas UC requerem que os respetivos exames sejam realizados presencialmente.

Assim:

  • Mantém-se o calendário de inscrição para todos/as os/as estudantes que pretendam realizar exame a UC do 1.º semestre (29 de janeiro a 2 de fevereiro).
  • Os exames cujos/as coordenadores/as de UC entendam poder ser realizados on line, decorrerão na semana de 8 a 12 de fevereiro. 
  • Os exames cujos coordenadores de UC entendam que só poderão ser realizados presencialmente, serão calendarizados para datas posteriores em que já sejam possíveis as atividades presenciais (a definir).
  • Aquando da inscrição dos/as estudantes para exame, será dada informação sobre se o exame é on line ou presencial, consoante as orientações dos/as coordenadores/as de UC. Importa ter em conta que esta inscrição, a realizar até a 2 de fevereiro, deverá contemplar os exames realizados nas duas modalidades. 
  • A divulgação do calendário de exames prevê-se que seja realizada no dia 4 de fevereiro.

(29 de janeiro 2021)

__________________________________________

Como é do conhecimento, a evolução da situação epidemiológica levou à suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, decidida pelo Governo. Assim, tendo por base as Recomendações do Ministério da Ciência e Ensino Superior, deverão ser tidas em conta as seguintes orientações, a vigorar nos próximos 15 dias (até dia 5 de fevereiro, inclusive):

  • As atividades presenciais (letivas e não letivas, incluindo as de avaliação de estudantes previstas para sexta-feira, dia 22 de janeiro, poderão ser adaptadas para modalidade on-line. Destas, as que os/as professores/as considerem não ser adequado passar para este regime e que se configurem como aulas de avaliação, poderão ser reagendadas para datas posteriores, em que seja já possível a sua realização na modalidade presencial. 
  • As atividades presenciais programadas nalguns cursos para as próximas semanas, no período entre semestres, deverão ser adaptadas para a modalidade on-line. 

O calendário de exames do 1.º semestre mantém-se nas datas já definidas, podendo vir a sofrer eventuais alterações decorrentes da evolução da situação. Para o caso dos exames que não possam ser realizados na modalidade presencial, serão dadas as necessárias orientações em momento oportuno.
Durante este período, a apresentação e avaliação de dissertações e relatórios de mestrado, devem continuar a funcionar com recurso a meios de videoconferência.

Embora o edifício da ESELx se mantenha aberto diariamente até às 17 horas, o acesso será restringido a presenças pontuais devidamente justificadas e autorizadas, para garantia de funcionamento de alguns serviços.

Durante este período de confinamento deverão cumprir as recomendações a que a situação de contingência obriga e não deverão deslocar-se à Escola. Os contactos que necessitarem de realizar deverão ser estabelecidos através dos recursos virtuais institucionais disponíveis. 

Contamos convosco e com o vosso sentido de responsabilidade.

Presidente da ESELx
Professor Carlos Pires

Consultar Horários e modalidades de atendimento dos Serviços

(22 de janeiro de 2021)

__________________________________________

Medidas do Conselho Pedagógico para o 2.º semestre 2020-21

Perante a necessidade de se dar continuidade à situação atípica de lecionação das Unidades Curriculares dos cursos da ESELx, articulando aulas presenciais com aulas online síncronas e assíncronas, o Conselho Pedagógico comunica as seguintes medidas, de carácter excecional e válidas exclusivamente para o 2.º semestre do ano letivo 2020-21, sendo que o Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx constitui o referencial a ter em conta no que se refere à frequência e avaliação dos estudantes.

Consultar Medidas do Conselho Pedagógico para o 2.º semestre 2020-21

(20 de janeiro de 2021)

__________________________________________

Recomendações  do Conselho Pedagógico da ESELx para a organização dos horários do 2.º Semestre de 2020-2021

Consulte as recomendações

__________________________________________

Deslocação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro de 2020

No caso de ser necessário a apresentação de um documento para que possam deslocar-se à Escola entre os dias 30 de outubro a 3 de novembro, período em que está proibida a circulação entre concelhos, informamos que poderão apresentar o cartão de estudante ou o comprovativo de inscrição no ano letivo de 2020-21. Podem aceder a este último documento no portal académico (netpa), seguindo estes passos:

Entrar no netpa > Inscrição Unidades Curriculares – Matrículas/Inscrições > Imprimir comprovativo > Descarregar o ficheiro (pode ser impresso ou guardado em formato digital, podendo ser apresentado no seu telemóvel).

(26 de outubro de 2020)

__________________________________________

Medidas do Conselho Pedagógico para o 1.º semestre 2020-21

Perante a necessidade de organizar a lecionação das Unidades Curriculares dos cursos da ESELx articulando aulas presenciais com aulas on-line síncronas e assíncronas, de acordo com as soluções encontradas mediante as especificidades de cada Curso e/ou Unidade Curricular, o Regulamento Geral de Avaliação e Frequência da ESELx constitui o referencial a ter em conta no que se refere à frequência e avaliação dos estudantes.

No entanto, dada a situação atípica face à normal lecionação das UC, o Conselho Pedagógico comunica as seguintes medidas, de carácter excecional e válidas exclusivamente para o 1.º semestre do ano letivo 2020-21.

Consultar Medidas do Conselho Pedagógico para o 1.º semestre 2020-21

(24 de setembro de 2020)

__________________________________________

Comunicado dos Órgãos de Governo à Comunidade ESELx

A ESELx já definiu o calendário académico para 2020-2021. Nesse sentido, os órgãos de governo da Escola estão a preparar o próximo ano letivo para ter início a 6 de outubro.

De acordo com os planos de estudo dos cursos da ESELx, as atividades letivas são presenciais em todas as Unidades Curriculares. São exceção o curso de Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e, parcialmente, o Mestrado em Educação Ambiental.

Como tal, de forma a garantir o cumprimento dos planos de estudo, tudo faremos para que as atividades letivas possam vir a decorrer com a maior normalidade possível, nomeadamente no que refere às modalidades presenciais de ensino.

Com a incerteza sobre as condições de contingência que, devido à pandemia COVID-19, venham a estar em vigor em outubro, estamos a prever a definição de cenários para o funcionamento das aulas. Assim, num contexto de excecionalidade, os órgãos de governo da Escola entendem, por consenso, que cada curso poderá vir a funcionar na modalidade a distância até a um máximo de 75% dos créditos que serão lecionados durante o 1.º semestre de 2020-21, embora considerem não ser desejável atingir essa percentagem máxima de ensino a distância.

Tal como em outras instituições de ensino superior, em qualquer dos cenários de excecionalidade a adotar, procurar-se-á garantir condições de saúde, higiene e segurança a toda a comunidade académica, a par com a necessária qualidade científica e pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

A organização e o funcionamento do 1.º semestre de 2020-2021 serão necessariamente adaptados a condicionalismos inerentes à aglomeração de grupos de pessoas em espaços fisicamente limitados, nomeadamente salas de aula.

Em relação às Unidades Curriculares de Iniciação à Prática Profissional, as coordenações de curso, caso necessário e mediante análise de situações específicas, poderão apresentar ao CTC, a partir do início de setembro, propostas que considerem ser viáveis e adequadas para o funcionamento dos estágios.

Em tempo útil, serão divulgadas outras decisões sobre os procedimentos a serem adotados para o próximo ano letivo (nomeadamente para o 2.º semestre), considerando eventuais orientações específicas exigidas pelo Instituto Politécnico de Lisboa e/ou pelo Governo.

(25 de junho de 2020)

__________________________________________

Medidas e orientações durante o período de levantamento progressivo das medidas de contenção, motivadas pela pandemia COVID-19, a ter em consideração na e para a comunidade educativa/académica da ESELx.

Medidas e orientações durante o levantamento progressivo de medidas de contenção

Calendário escolar

__________________________________________

Em virtude das Medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância enviadas, através do e-mail, à comunidade escolar, solicitamos a consulta do calendário académico atualizado.

Calendário escolar (atualizado)

(27 de abril de 2020)
 

Medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância

Os órgãos de governo da Escola Superior de Educação de Lisboa elaboram e aprovaram um conjunto de medidas e orientações transitórias e de exceção para aplicação em matéria de atividades letivas e não letivas a distância, a partir do dia 14 de abril de 2020. Estas medidas incidem sobre questões relacionadas com: as atividades letivas em si, nomeadamente ao nível da frequência e avaliação das unidades curriculares; a realização de provas públicas de mestrado; a iniciação à prática profissional/estágios curriculares; e as provas de acesso aos mestrados e para maiores de 23 anos.

Medidas e orientações transitórias e de exceção   |     Medidas e orientações transitórias e de exceção - Adenda

(14 de abril de 2020)

__________________________________________

No seguimento do Despacho n.º 63/2020 de 12 de março do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, referente a medidas de contingência relativas ao COVID-19 a serem tomadas pelas Unidades Orgânicas, determino:

  • a suspensão das atividades letivas presenciais na ESELx, entre 13 e 27 de março de 2020, sem prejuízo da monitorização permanente da situação;
  • que, neste período, sejam adotadas abordagens pedagógicas de ensino a distância (moodle, videoconferência, entre outras), geridas pelos coordenadores de UC, docentes das UC e/ou coordenações de curso, consoante o que for mais pertinente. Os estudantes devem aguardar o contacto por parte dos docentes no sentido de organizar as atividades a distância; 
  • que  o período de  interrupção letiva da Páscoa passe a ser de 30 de março a 13 de abril de 2020, sem prejuízo da necessidade de replaneamento e monitorização permanente da situação (consultar o novo calendário escolar no site da ESELx); 
  • a suspensão dos estágios de todos os cursos, entre 13 de março e 13 de abril de 2020, cabendo às respetivas coordenações a elaboração de propostas de reorganização dos estágios.

Determino ainda: 

  • a suspensão do atendimento presencial ao público nos serviços académicos e tesouraria (far-se-á atendimento telefónico ou por e-mail); 
  • que o atendimento nos serviços de informática e audiovisuais passa a ser sujeito a agendamento via e-mail, caso a situação não possa ser resolvida virtualmente; 
  • a suspensão do acesso ao espaço da biblioteca.

Mantêm-se, igualmente, em vigor todas as medidas previstas no plano de contingência do IPL. Sempre que se justifique, será enviada informação atualizada à comunidade académica.

Reforçamos o apelo do IPL, para que neste período se cumpra um isolamento social responsável (que permaneçam em casa e não em espaços públicos), contribuindo para a prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação.

Pedimos a melhor compreensão e colaboração de todos/as, para que consigamos ultrapassar da melhor forma possível o impacto desta difícil situação de saúde pública.
 

Consultar o despacho n.º3/2020 do Presidente da ESELx

Consultar o novo calendário escolar

(12 de março de 2020)