Oficina de formação Cultura de sala de aula — contributos para a ...

09 Out 2018

Cultura de sala de aula — contributos para a aprendizagem da matemática

A problemática da cultura de sala de aula é um foco de interesse atual que nos permite abordar de forma transversal e articulada aspetos da didática da matemática nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Esta oficina de formação integra-se num projeto de formação e investigação da ESE de Lisboa. A equipa do projeto é constituída por professores da ESE e por professores dos 1.º e 2.º ciclos. A dinamização de cada edição da ação é da responsabilidade de um subgrupo de formadores da equipa.

A ação poderá ser oferecida a um grupo de professores do mesmo agrupamento, sendo uma temática com efeito catalisador para todos os professores visto que não está vinculada a temas programáticos de nenhum ano de escolaridade.

Os conteúdos da ação contemplam as tarefas matemáticas, a utilização de materiais e a avaliação, numa abordagem cruzada com as normas sociomatemáticas e o papel do professor e dos alunos, para um ensino da matemática que valorize as capacidades dos alunos.

A metodologia de trabalho a desenvolver envolve a discussão a partir de vídeos espontâneos de episódios de sala de aula realizados pelos formandos. Todos os formandos são convidados a realizar e partilhar uma situação da sua sala de aula com recurso à gravação vídeo.

A avaliação dos formandos contempla a partilha de um vídeo de sala de aula e a apresentação de reflexões.