ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Animação Sociocultural

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Coordenador Joana CamposEquipa de coordenação

Duração: 
6 semestres letivos

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado em 2013 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES): Plano de estudos

Enquadramento

Há cerca de duas décadas que a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem desenvolvido a sua acção na área da formação inicial, contínua e especializada de professores do ensino básico e educadores de infância.

No contexto de uma reorientação estratégica, que o processo de Bolonha estimulou, a ESELx alarga, com a licenciatura em Animação Sociocultural, o objeto da sua intervenção institucional e o reportório da sua oferta formativa para lá da formação de professores, estendendo-a a domínios afins como a intervenção social e comunitária, a acção sócio-educativa e a promoção e a participação culturais.

Objetivos e organização curricular

Com este curso de 1.º ciclo de estudos a ESELx visa contribuir para responder às necessidades de intervenção em animação sociocultural em contextos diversificados.

O curso prevê um total de 180 unidades de crédito, distribuídas por seis semestres curriculares de trabalho dos estudantes. Será leccionado em regime presencial e integra três componentes de formação: formação teórica e técnica específica; formação pessoal, social e cultural;e formação no âmbito da prática profissional, de natureza profissionalizante em contextos diversificados. Encontra-se estruturado em torno de um tronco comum de formação que percorre todo o ciclo de estudos, bem como da oferta eletiva de um conjunto diversificado de unidades curriculares de aprofundamento, pertinentes para um licenciado em animação sociocultural.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

PIASC I

Alfredo Gomes Dias Anual 350 14

Desenvolvimento Humano e Ciclos de Vida

Maria Filomena Roxo Covas Semestral 100 4
Eletiva Semestral 450 18

Fundamentos da Animação Sociocultural

Joana Campos Semestral 100 4

Património Histórico, Artístico, Cultural e Animação

Nuno Alexandre Martins Ferreira Semestral 100 4

Património Natural, Ambiente, Saúde e Animação

António José Correia de Almeida Semestral 100 4

Problemáticas Sociais Contemporâneas

Joana Campos Semestral 100 4

Técnicas de Expressão Oral e Escrita

Helena Maria Vilhena Barroso Semestral 100 4

Tecnologias de Informação e Comunicação

Jorge Manuel Garrido Bárrios Semestral 100 4

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

PIASC II

Alfredo Gomes Dias Anual 750 30
Aprofundamento I Semestral 125 5
Aprofundamento II Semestral 125 5

Diversidade, Culturas e Intervenção Social

Maria João Oliveira Antunes Barroso Hortas Semestral 100 4
Eletiva Semestral 300 12
Modelos de Intervenção Comunitária Ana Cristina Batalha Bernardo Gama Semestral 100 4

3º Ano

(5º e 6º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

PIIP III (PE 16/17)

Alfredo Gomes Dias Anual 750 30
Aprofundamento III Semestral 125 5
Aprofundamento IV Semestral 125 5

Cultura, Arte, Ciência e Animação

Semestral 100 4

Diversidade e Culturas (PE 16/17)

Alfredo Gomes Dias Semestral 150 6

Ética e Deontologia Profissional (PE 16/17)

Joana Campos Semestral 75 3

Grupos e Comportamentos de Risco

Francisco Manuel Marta Vaz da Silva Semestral 100 4

Interculturalidade, Cidadania e Mediação

Semestral 100 4

PIASC III

Alfredo Gomes Dias Semestral 750 30

Políticas Sociais e Inclusão

Mariana Conceição Dias Semestral 100 4

Psicossociologia das Organiz. e Dinâmica de Grupos

Semestral 100 4
Seminário de Cultura, Arte e Ciência (PE16/17) Ana Cristina Batalha Bernardo Gama Semestral 125 5

Plano de estudos 2015/2016 (publicação em Diário da Républica)
Plano de Estudos 2016/2017 (publicação em Diário da Républica)

 

Saídas Profissionais

A licenciatura em Animação Sociocultural destina-se a preparar profissionais para o exercício de funções de elevada qualificação em contextos diversificados de intervenção social, cultural e educacional. 

Contextos de intervenção social – Centros de serviço social e equipamentos sociais da administração central e local, centros cívicos e comunitários ligados a diversas instituições como as misericórdias, associações ou fundações.

Contextos de intervenção cultural – Casas e centros de promoção e divulgação cultural, museus, serviços educativos e de mediação artística e cultural, ludotecas e bibliotecas; equipamentos culturais da administração central e local.

Contextos de intervenção educacional –Universidades seniores, ateliers de tempos livres, escolas, serviços de apoio e promoção à inserção na vida ativa e qualificação das populações.

Condições de acesso

Condições de acesso: (Contingente Geral)

  • 12.º ano completo
  • A seguinte prova:
    • 18 Português