Educação Básica
Duração:
6 semestres letivos
Funcionamento:
- Aulas diurnas
- Pós-Laboral
Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt
Curso acreditado (14-01-2020) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
As vantagens do nosso curso
- A Licenciatura em Educação apresenta uma estrutura curricular abrangente, possibilitando aos estudantes definirem uma parte do seu percurso formativo, ao oferecer um amplo leque de Unidades Curriculares (UC) eletivas e ao proporcionar o desenvolvimento de atividades em contextos de educação diversificados no âmbito das UC de Iniciação à Prática Profissional (IPP).
- O corpo docente do curso é constituído por docentes que revelam sólida formação científica e pedagógica.
- É feito um acompanhamento sistemático de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
- A forte ligação ao contexto profissional, é conseguida através de estágios desenvolvidos ao longo do curso em contextos diversificados, nomeadamente, de Creche/Jardim de Infância, e 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
- Possibilidade de frequentar o curso em horário pós-laboral.
Principais características
A Licenciatura em Educação Básica pertence ao 1º ciclo de estudos de Bolonha, com um total de 180 ECTS.
Visa a formação de licenciados nas diversas áreas do saber, capacitando-os para a intervenção nos âmbitos da ação educativa, nomeadamente ATL, Ludotecas, Museus, Autarquias, Bibliotecas, Serviços de Pediatria, entre outros.
Contempla uma formação abrangente e diversificada em diferentes domínios (conceptual, ideológico-ético, artístico, sociológico, psicológico, pedagógico, metodológico e experimental).
Esta licenciatura cumpre com o número de créditos exigido no Decreto-Lei 79/2014, permitindo a candidatura ao 2º ciclo de estudos no domínio da Educação pré-escolar e do Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico.
Perfil de saída e objetivos da licenciatura
A licenciatura em EB pretende proporcionar uma formação em diferentes domínios – científico, artístico, técnico e pedagógico –, orientada em diferentes dimensões. Com uma formação inicial de natureza abrangente e diversificada, o(a) licenciado(a) em EB estará habilitado(a):
(i) a aceder ao ciclo de estudos seguinte, designadamente aos mestrados profissionalizantes ou outros mestrados e
(ii) a ingressar no mercado de trabalho para desenvolver funções de técnico/a de educação em contextos educativos diversos.
Assim, pretende-se que os/as licenciados/as em Educação Básica adquiram:
i) Uma formação cultural, social, científica e ética que permita a compreensão, análise e problematização da diversidade de contextos educativos formais e não formais.
ii) Uma formação científica, didática e pedagógica que possibilite o ingresso num segundo ciclo de estudos para acesso à docência.
iii) Conhecimentos e competências de resolução de problemas e de intervenção prática em situações educativas formais e não formais, nomeadamente através da conceção, desenvolvimento, avaliação e divulgação de projetos no âmbito da educação básica.
iv) Atitudes favoráveis à aprendizagem ao longo da vida, através da reflexão sobre a prática, da inserção em projetos de investigação e de inovação e da procura de formação contínua.
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Artes Plásticas I | Teresa Pereira | 1º Sem. | 100 | 4 |
Conceitos e Processos em Ciencias Experimentais | Maria João Silva | 1º Sem. | 100 | 4 |
Escrita Académica em Português | Adriana Cardoso | 1º Sem. | 150 | 6 |
Música I | Mário Relvas | 1º Sem. | 87,5 | 3,5 |
Perspetivas Integradas sobre a Realidade Social | Pedro Almeida | 1º Sem. | 225 | 9 |
Teatro I | Miguel Falcão | 1º Sem. | 87,5 | 3,5 |
Ciências Fisicas no Quotidiano | Pedro Sarreira | 2º Sem. | 100 | 4 |
Educação Física I [saber mais *] A UC desenvolve-se disponibilizando um conjunto de teorias, conhecimentos e de experiências relativas aos conteúdos de desenvolvimento motor, aprendizagem motora, atividade física e metodologia das atividades físicas. Tem como objectivo final desenvolver nos estudantes a capacidade de estruturar e operacionalizar atividades de EF em contextos diversos.A forma como esta UC está organizada visa, por um lado, o domínio dos conhecimentos considerados indispensáveis e por outro, a aquisição de competências que habilitem o futuro profissional a conduzir e avaliar atividades de Educação Física. | Carlos Luz | 2º Sem. | 100 | 4 |
Fonologia e Morfologia do Português | Susana Pereira | 2º Sem. | 125 | 5 |
Literatura para a Infância e a Juventude | Encarnação Silva | 2º Sem. | 150 | 6 |
Números e Operações | Pedro Almeida | 2º Sem. | 187,5 | 7,5 |
Perspetivas e Contextos em Educação | Filomena Covas | 2º Sem. | 87,5 | 3,5 |
2º Ano
(3º e 4º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Análise de Dados | Ana Caseiro | 1º Sem. | 137,5 | 5,5 |
Educação Física II | Carla Rocha | 1º Sem. | 87,5 | 3,5 |
História e Geografia de Portugal I | Maria João Hortas | 1º Sem. | 150 | 6 |
Introdução à Investigação em Situações Educativas | Mariana Dias | 1º Sem. | 137,5 | 5,5 |
Sintaxe e Semântica do Português | Susana Pereira | 1º Sem. | 137,5 | 5,5 |
Teatro II | Miguel Falcão | 1º Sem. | 100 | 4 |
Artes Plásticas II | Teresa Pereira | 2º Sem. | 87,5 | 3,5 |
Eletiva I | 2º Sem. | 75 | 3 | |
Geometria | Cristina Loureiro | 2º Sem. | 187,5 | 7,5 |
Mundo Vivo | Nuno Melo | 2º Sem. | 175 | 7 |
Música II | Paulo Rodrigues | 2º Sem. | 100 | 4 |
Sociologia da Educação | Mariana Dias | 2º Sem. | 125 | 5 |
3º Ano
(5º e 6º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento da Linguagem | Otília Sousa | 1º Sem. | 112,5 | 4,5 |
Eletiva II | 1º Sem. | 75 | 3 | |
História e Geografia de Portugal II | Alfredo Gomes Dias | 1º Sem. | 150 | 6 |
Matemática e Cultura | Margarida Rodrigues | 1º Sem. | 162,5 | 6,5 |
Pedagogia e Currículo | Teresa Leite | 1º Sem. | 125 | 5 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | Filomena Covas | 1º Sem. | 125 | 5 |
Didática da Lingua Portuguesa em Educação Básica | Carolina Gonçalves | 2º Sem. | 87,5 | 3,5 |
Didática da Matemática em Educação Básica | Margarida Rodrigues | 2º Sem. | 87,5 | 3,5 |
Didática das Expressões Art. e da Edu. Física | Carla Rocha | 2º Sem. | 150 | 6 |
Didática do Estudo do Meio em Educação Básica | Bianor Valente | 2º Sem. | 100 | 4 |
Eletiva III | 2º Sem. | 75 | 3 | |
Intervenção em Situações Educativas | Teresa Leite | 2º Sem. | 250 | 10 |
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)
Retificação do plano de estudos
Acesso
Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português
ou
16 Matemática
18 Português
ou
19 Matemática A
18 Português
Portaria n.º 91/2014, de 23 de abril - Determina a realização de provas obrigatórias para o ingresso na licenciatura em Educação Básica
Consulte mais informações na página da DGES para o Curso em regime diurno e regime pós-laboral
Funcionamento
Horário em tempo integral: Aulas diurnas, de segunda a sexta feira
Horário em tempo parcial: Em cada ano letivo, os estudantes podem inscrever-se em Unidades Curriculares cujo total de créditos não ultrapasse os 30. (Artigo 2.º do Regulamento de Candidatura e Frequência de Unidade Curriculares Isoladas e de Estudantes em Regime de Tempo Parcial aprovados pelo (Despacho n.º 36/IPL/2009)
Avaliação
Regime de frequência e avaliação
As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no regime geral de avaliação e frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico (descarregar Regulamento Geral de Avaliação e Frequência e Regulamento para trabalhadores estudantes).
Creditação da formação anterior e experiência profissional
Consultar o Regulamento de Creditação.
Avaliação
Consultar o Regulamento Geral de Avaliação e Frequência.
As unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.
As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional e outras unidades curriculares de carácter prático reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico só podem ser avaliadas através do regime de avaliação contínua. A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador de UC.