Música na Comunidade
Duração:
6 semestres letivos
Funcionamento:
Aulas diurnas, de segunda a sexta feira
Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt
Curso acreditado (16-08-2017) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Enquadramento
O curso de Música na Comunidade, em funcionamento desde 2007/2008, resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música, ambas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa.
O curso tem a duração de seis semestres (180 créditos) e confere o grau de licenciatura.
Proporcionando uma formação inovadora no país, tem como principal objectivo a formação de músicos habilitados a darem respostas artísticas adequadas a diferentes públicos e contextos de intervenção comunitária.
O plano de estudos foi criado no sentido da promoção da prática musical individual e em conjunto e da vivência de experiências artísticas integradas, a par de uma sólida formação no âmbito das ciências musicais.
É valorizada a articulação entre competências de performance instrumental, de desempenho vocal e de criação musical, bem como as capacidades de trabalho em equipa e de análise reflexiva sobre objetos artísticos.
Um titular desta licenciatura poderá trabalhar com públicos infantil, juvenil, adulto ou idoso, desempenhando cargos como os de músico, de animador através da música, de coordenador de projetos musicais ou de responsável por serviços na área da música.
A concretização da licenciatura em Música na Comunidade permite ainda o acesso à candidatura ao Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.
Objetivos
- Estruturar uma partilha de experiências musicais diversificadas e de qualidade, fomentando percursos pessoais e profissionais consistentes.
- Formar músicos capazes de intervir em contextos culturais, sociais e educativos heterogéneos.
- Proporcionar o contacto com contextos reais de intervenção profissional, num processo formativo de articulação entre a teoria e a prática.
- Habilitar os estudantes para a concepção, divulgação, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenção musical na comunidade adequados a diferentes grupos etários.
- Conferir formação científica na área da música que possibilite o prosseguimento de estudos, nomeadamente o acesso ao mestrado para formação de professores de Educação Musical.
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Coro I | Manon Marques | Anual | 100 | 4 |
Educação Auditiva I | Manon Marques | Anual | 125 | 5 |
Prática de Harmonização no Instrumento I [saber mais] Teclas ou Guitarra | Carlos Garcia | Anual | 150 | 6 |
Prática Instrumental de Conjunto I | Carlos Garcia | Anual | 150 | 6 |
História da Música I | Joaquim Rosa | Semestral | 87,5 | 3,5 |
História da Música II | Joaquim Rosa | Semestral | 87,5 | 3,5 |
Introdução à Investigação em Música na Comunidade | Pedro Moreira | Semestral | 100 | 4 |
Introdução à Música na Comunidade | Abel Arez | Semestral | 75 | 3 |
Modelos e Práticas de Intervenção Comunitária | Ana Gama | Semestral | 100 | 4 |
Música e Tecnologia I | Mário Relvas | Semestral | 100 | 4 |
Optativa |
Semestral | 100 | 4 | |
Prática de Instrumento de Percussão | Manon Marques | Semestral | 100 | 4 |
Teatro e Prática Comunitária | Miguel Falcão | Semestral | 100 | 4 |
Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa | Antónia Estrela | Semestral | 125 | 5 |
2º Ano
(3º e 4º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Coro II |
Manon Marques | Anual | 100 | 4 |
Educação Auditiva II | Manon Marques | Anual | 125 | 5 |
Harmonia | Carlos Garcia | Anual | 75 | 3 |
Prática de Harmonização no Instrumento II [saber mais] Teclas ou Guitarra | Anual | 125 | 5 | |
Prática Instrumental de Conjunto II | Carlos Garcia | Anual | 150 | 6 |
Projeto Musical de Intervenção Comunitária I | Abel Arez | Anual | 250 | 10 |
Acústica e Técnicas de Àudio | Abel Arez | Semestral | 87,5 | 3,5 |
Gestão de Projetos Comunitários | Ana Gama | Semestral | 87,5 | 3,5 |
História da Música em Portugal | Joaquim Rosa | Semestral | 87,5 | 3,5 |
Música e Movimento I | Paulo Rodrigues | Semestral | 87,5 | 3,5 |
Música e Tecnologia II | Mário Relvas | Semestral | 75 | 3 |
Optativa [saber mais] Esta Unidade Curricular pode ser frequentada na Escola Superior de Educação ou na Escola Superior de Música. Para mais informações contactar os Serviços Académicos. (s.academicos@eselx.ipl.pt) |
Semestral | 150 | 6 | |
Prática de Direção Musical I |
Manon Marques | Semestral | 100 | 4 |
3º Ano
(5º e 6º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Coro III |
Manon Marques | Anual | 100 | 4 |
Educação Auditiva III | Carlos Garcia | Anual | 125 | 5 |
Prática Instrumental de Conjunto III | Carlos Garcia | Anual | 150 | 6 |
Projeto Musical de Intervenção Comunitária II |
Manon Marques | Anual | 300 | 12 |
Culturas Musicais no Mundo | Pedro Moreira | Semestral | 112,5 | 4,5 |
Estudos de Música Popular | Pedro Moreira | Semestral | 100 | 4 |
Laboratório de Atividades e Recursos Musicais |
Semestral | 112,5 | 4,5 | |
Música e Movimento II | Paulo Rodrigues | Semestral | 87,5 | 3,5 |
Optativa [saber mais] Esta Unidade Curricular pode ser frequentada na Escola Superior de Educação ou na Escola Superior de Música. Para mais informações contactar os Serviços Académicos. (s.academicos@eselx.ipl.pt) |
Semestral | 75 | 3 | |
Prática de Direção Musical II |
Semestral | 100 | 4 | |
Psicologia da Música | Paulo Rodrigues | Semestral | 112,5 | 4,5 |
Técnicas de Arranjos Musicais | Carlos Garcia | Semestral | 125 | 5 |
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)