ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Administração Educacional

Candidaturas AbertasSaber mais
Coordenador Mariana Conceição DiasEquipa de coordenação

Duração: 
- Tempo integral: 2 anos

Funcionamento: 
Horário Pós-Laboral: segunda, terça e quinta-feira (das 18h às 21h); algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã. 

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (09-06-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

O curso de mestrado em Administração Escolar visa desenvolver conhecimentos e competências associados à qualificação dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário para o exercício de funções de administração e gestão escolar, nomeadamente, para o exercício do cargo de diretor de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas públicas (de acordo com a legislação em vigor)* e de escolas privadas. Constitui formação considerada prioritária, para o exercício de funções de coordenador de departamento curricular (de acordo com a legislação em vigor) e permite a obtenção de créditos de formação continua.

* Em 2016 o curso foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada em Administração Escolar e Administração Educacional. Aguarda reacreditação para 2016/17.

** Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento, AQUI

Principais características

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto de intervenção), sob orientação. 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver conhecimentos e competências associados ao exercício de funções de direção e de gestão educativa, com especial incidência nos seguintes domínios:

  • intervenção – contributos para a tomada de decisão em educação e para a definição de estratégias sustentadas de aprendizagem organizacional e de desenvolvimento local;
  • gestão e avaliação de projetos – contributos para a conceção, desenvolvimento e a análise de programas e projetos socioeducativos;
  • consultoria e assessoria – contributos para o apoio técnico e cientifico aos órgãos de direção executiva e de coordenação e orientação pedagógica das escolas e de outras organizações educativas locais. 
  • análise crítica – contributos que permitam analisar e interpretar a escola e outras instituições educativas locais à luz dos contributos teóricos das ciências sociais e da educação.

Acesso

Critérios de seleção 

Titularidade de grau de licenciado (ou equivalente legal) e/ou currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso (Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo).

Critérios de seriação 

  • Experiência no domínio da direção, gestão e avaliação das organizações educativas.
  • Classificação de Licenciatura ou grau equiparado. 
  • Formação especializada ou contínua no domínio da Administração e gestão educativa ou áreas afins.
  • Participação em projetos de investigação ou de inovação pedagógica.
  • Participação em projetos de intervenção socioeducativa.
  • Publicações e comunicações.
  • Experiência docente. 

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • Duração: quatro semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação. 
  • Início – Setembro de 2016. 
  • Horário pós-laboral: segunda, terça e quinta-feira (das 18h às 21h); algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã. 

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Administração Educacional: Modelos e Práticas

Carlos Augusto Pires 1º Sem. 187,5 7,5

Eletiva

1º Sem. 187,5 7,5

Metodologias de Investigação I

Teresa Maria de Sousa Santos Leite, João Manuel dos Santos Rosa, Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 187,5 7,5

Políticas Educativas Comparadas

Mariana Conceição Dias 1º Sem. 187,5 7,5

Avaliação em Educação

Mariana Conceição Dias 2º Sem. 187,5 7,5

Gestão Local da Educação

Carlos Augusto Pires 2º Sem. 187,5 7,5

Metodologias de Investigação II

Mariana Conceição Dias 2º Sem. 187,5 7,5

Psicossociologia das Organizações

Mariana Conceição Dias, Inês Ferreira de Oliveira Valente Rosa 2º Sem. 187,5 7,5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Teresa Maria de Sousa Santos Leite Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Isabel de Lacerda Pizarro Madureira Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

O curso de Mestrado em Administração Escolar abrange duas componentes fundamentais: 

  • uma componente de formação curricular (60 ECTS), no 1.º ano letivo;
  • uma componente de trabalho autónomo supervisionado, orientada para o desenvolvimento de uma dissertação ou projecto de intervenção (60 ECTS), no 2.º ano letivo. 

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no regime geral de avaliação e frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico (descarregar Regulamento Geral de Avaliação e Frequência).

Creditação da formação anterior e experiência profissional 

(ver também Regulamento de Creditação)

Avaliação 

(ver também Regulamento Geral de Avaliação e Frequência)

As unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional e outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico, são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública.

Candidaturas

3.ª Fase de Candidatura

16 de julho a 15 de setembro

Lista de Seriação - 3.ª FASE

Consulte aqui a lista de seriação

 

2.ª Fase de Candidatura

1  a 15 de julho 2017

Lista de Seriação - 2.ª FASE

Consulte aqui a lista de seriação

 

1ª Fase de Candidatura

1 de maio a 30 de junho 2017

Lista de Seriação - 1.ª FASE

Consulte aqui a lista de seriação

A abertura do Curso está condicionada à existência de um número mínimo de candidatos que permitam o seu funcionamento.

Edital de Candidatura

Consulte o Edital

Formalização da Candidatura

A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page

Os candidatos que não entreguem toda a documentação exigida serão automaticamente excluídos. As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

Consulte aqui um manual de apoio para a realização da candidatura online

Documentos

  • fotocópia do BI e NIF / cartão de cidadão 
  • Curriculum Vitae de acordo com os critérios de seleção definidos no edital 
  • Declaração comprovativa do tempo de serviço
  • Diplomas comprovativos das habilitações académicas e profissionais, ou respetivas cópias autenticadas, indicando as classificações obtidas.

Propinas

A frequência do curso para o ano letivo de 2017/18 está sujeita ao pagamento de 1063,47€. (Este valor está sujeito a alteração)


Este pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato de matrícula e inscrição, ou em 6 prestações nas seguintes datas:
1ª prestação (no ato da matrícula/inscrição) - 265,87 €
2ª prestação - 159,52 €
3ª prestação - 159,52 €
4ª prestação - 159,52 €
5ª prestação - 159,52 €
6ª prestação - 159,52 €

São ainda devidas:
Taxa de inscrição – 40 € (paga no ato de matrícula/inscrição)
Seguro escolar - 1,25 € (paga no ato de matrícula/inscrição)

* Redução de Propina

A propina de mestrado tem uma redução de 50% para estudantes com ligação
à ESELx através de protocolos institucionais (cooperantes, formadores, colaboradores em projetos de investigação), de acordo com o Despacho N.º 2/PRES/2017.

 

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt