ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Didática da Língua Portuguesa

Candidaturas AbertasSaber mais
Coordenador Maria Adriana Príncipe CardosoEquipa de coordenação

Duração: 
4 semestres letivos

Funcionamento: 
Horário Pós-Laboral: Terça (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)

Modalidade b-learning (presencial e a distância)

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (11-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

Formação de professores especialistas no ensino e aprendizagem do português (do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico).

Desenvolvimento de competências de conceção e utilização recursos multimédia no domínio da didática do português.

Funcionamento em  modalidade b-learning (presencial e a distância).

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características 

O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo,  numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.
Este curso é reconhecido por despacho de 23/08/ 2013 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110 e 210 do ensino básico). Tal como sucedeu em edições anteriores, na presente edição será solicitada a reacreditação das componentes de formação curricular e de Dissertação ou Projeto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver competências nos seguintes domínios:

  • Reflexão sobre a investigação em didática da língua materna e em linguística educacional.
  • Diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas pedagógicas no domínio do ensino da língua, identificando os desafios atuais da escola.
  • Conceção de materiais e de recursos multimédia que potenciem a gestão do currículo de língua de acordo com princípios científicos e metodológicos atualizados.
  • Coordenação e desenvolvimento de projetos de investigação ou investigação-ação, no âmbito investigação em didática do português e no âmbito da investigação linguística.
  • Formação interpares no âmbito específico da didática da língua.

Professores convidados

(participação na lecionação de Unidades Curriculares, seminários, conferências, workshops)

  • Anabela Gonçalves (Faculdade de Letras -Universidade de Lisboa)
  • Denis Alamargot (Université Paris-Est-Créteil)
  • Marie-France Morin (Université de Sherbrooke)
  • Maria do Carmo Vieira da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas -Universidade Nova de Lisboa)
  • Maria João Freitas (Faculdade de Letras -Universidade de Lisboa)
  • Teresa Ribas (Universitat Autònoma de Barcelona)
  • Xavier Fontich (University of Exeter)
  • Ricardo Rodrigues (Escola Superior de Comunicação Social - IPL)

Acesso

Critérios de seleção 

(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo)

Critérios de seriação

  • Classificação de licenciatura ou equivalente e classificação profissional; 
  • Experiência docente; 
  • Experiência na formação de professores / educadores; 
  • Participação em projetos de investigação ou de inovação pedagógica;
  • Frequência de ações de formação contínua nos domínios da didática da língua e linguística educacional; 
  • Funções desempenhadas na escola e noutras áreas de interesse educativo.  

Funcionamento

  • Início – outubro de 2016.
  • Horário Pós-laboral - 3.ª (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)
  • modalidade b-learning (presencial e a distância)

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Didática do Português

Carolina Maria Dias Gonçalves 1º Sem. 312,5 12,5
Eletiva I 1º Sem. 125 5

Literatura para a Infância e Animação de Histórias

Miguel Falcão 1º Sem. 125 5

Seminário de Investigação I

Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 125 5
Eletiva II 2º Sem. 125 5

Estratégias Promotoras da Atividade Metalinguística

Susana Paula Gomes Costa Pereira 2º Sem. 125 5

Recursos Multimédia para o Ensino e Aprendizagem

Maria Adriana Príncipe Cardoso 2º Sem. 312,5 12,5

Seminário de Investigação II

Mariana Conceição Dias 2º Sem. 125 5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Susana Paula Gomes Costa Pereira Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Isabel de Lacerda Pizarro Madureira Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regulamento Geral de Avaliação e Frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.

Creditação da formação anterior e experiência profissional

Regulamento de Creditação

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

Avaliação 

Regulamento Geral de Avaliação e Frequência

A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública. 

Graduados

Data

Dissertação/ Projeto

Autor

Júri Classificação
14/05/2015

Literacia familiar: contributos para a promoção e desenvolvimento de boas práticas literácitas em contexto socioeconómico desfavorecido

Rita Isabel Lourenço Alves

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite

Professora Doutora Madalena Teixeira

Professora Doutora Carolina Gonçalves.

18
19/12/2014

Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares

Filipa Costa Segão Cravo

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Presidente/ESELx)

Professor Doutor Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Arguente)

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18
18/4/2014

Arte d’Escrita Desenvolvimento da Escrita em Alunos de Língua Materna e Alunos de Língua não Materna

Ágata Sofia Mateus Pereira

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Iolanda Gonzalez (Arguente)

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

18
30/12/2013

Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no primeiro ciclo

Raquel Patrícia Gaspar Laranjeira

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Madalena Teixeira (Arguente)

Professora Doutora Teresa Leite (Orientador/ESELx)

Professora Doutora Susana Pereira (Orientador/ESELx)

17
18/12/2013

A explicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2º CEB: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas

Carla Alexandra Belo Maneta

Professora Doutora Otilia Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Lurdes Serrazina (Arguente)

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Orintador/ESELx)

17
11/12/2013

A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto

Magda Filipa Patrício Magalhães Cardoso

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Graça Sardinha (Arguente)

Professora Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

17
5/12/2013

Porque ler não chega … da Biblioteca Escolar à sala de aula – um percurso de leitura e de escrita

Maria Manuela Andrade Lourenço

Professora Doutora Isabel Madureira (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Glória Bastos (Arguente)

Professora Doutora Otilia Sousa (Orientador/ESELx)

18
18/12/2013

Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua

Rosa Alexandra Pereira Ramos

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professor Doutor António Pais (Arguente)

Professora Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

15
25/11/2013

Ativação de Conhecimentos para a Escrita de Textos Expositivos

Vanda Patrícia Barradas Vilela

Professora Doutora Isabel de Lacerda Pizarro Madureira (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva (Arguente)

Professora Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves (Orientador/ESELx)

16
8/2/2013

Conceções dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2º ciclo do ensino básico

Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Professor Doutor João Costa (Arguente)

Professora Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Orientador/ESELx)

19
8/2/2013

Fluência e precisão da leitura: avaliação e desenvolvimento

Ana Gisela Fernandes Pinto da Silveira

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Arguente/ESELx)

Professora Doutora Susana Costa Pereira (Orientador)

16
12/12/2012

As novas tecnologias da informação e comunicação na aula de Língua Portuguesa: vantagens e condicionalismos

Helena Isabel Chendo Gamboa

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Claudea Barros(Arguente)

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

15
20/06/2012

Os subprocessos do processo de escrita

Marta Maria Roma Rodrigues

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Inês Silva (Arguente)

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

19
4/6/2012

Escrever com arte

Lina Maria Afonso Paulino

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Graça Carvalho (Arguente)

Professora Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

18
18/4/2012

Português L2: ensino da escrita e input linguístico

Sara Catarina de Matos Parracho

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Ana Belén Garcia Benito (Arguente)

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18
18/4/2012

Ensino do Léxico e Texto Descritivo

Noémia Maria Gonçalo Pacheco

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Iolanda Ogando González (Arguente)

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

Professora Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

18
29/3/2012

Avaliação de um Programa para a Estimulação da Consciência Fonológica em Contexto Escolar

Artur Jorge Matos de Carvalho

Professora Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Maria João Freitas (Arguente)

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

Professora Doutora Dina Caetano Alves (Orientador/ESELx)

19
28/2/2012

O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio

Teresa Alexandra Mendes Costa

Professora Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Professor Doutor José B. Duarte (Arguente)

Professora Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

Professora Doutora Maria Adriana Cardoso

(Orientador/ESELx)

18
24/2/2012

Da Leitura à Escrita: Texto Expositivo

Maria de Fátima Neves da Silva

Professora Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Professora Doutora Inês Silva (Arguente)

Professora Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)

Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

19

 

Candidaturas

2019/2020

15 de abril a 1 de julho

Edital de abertura

Consulte o Edital

Formalização da Candidatura

A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt