Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Duração:
4 semestres letivos
Funcionamento:
Horário Pós-Laboral: Terça (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)
Modalidade b-learning (presencial e a distância)
Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt
Curso acreditado (11-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
As vantagens do nosso curso
Formação de professores especialistas no ensino e aprendizagem do português (do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico).
Desenvolvimento de competências de conceção e utilização recursos multimédia no domínio da didática do português.
Funcionamento em modalidade b-learning (presencial e a distância).
* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.
Principais características
O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo, numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.
Este curso é reconhecido por despacho de 23/08/ 2013 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110 e 210 do ensino básico). Tal como sucedeu em edições anteriores, na presente edição será solicitada a reacreditação das componentes de formação curricular e de Dissertação ou Projeto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Competências a desenvolver
O curso visa desenvolver competências nos seguintes domínios:
- Reflexão sobre a investigação em didática da língua materna e em linguística educacional.
- Diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas pedagógicas no domínio do ensino da língua, identificando os desafios atuais da escola.
- Conceção de materiais e de recursos multimédia que potenciem a gestão do currículo de língua de acordo com princípios científicos e metodológicos atualizados.
- Coordenação e desenvolvimento de projetos de investigação ou investigação-ação, no âmbito investigação em didática do português e no âmbito da investigação linguística.
- Formação interpares no âmbito específico da didática da língua.
Professores convidados
(participação na lecionação de Unidades Curriculares, seminários, conferências, workshops)
- Denis Alamargot (Université Paris-Est-Créteil)
- Joana Souza (Escola Superior de Comunicação Social - IPL)
- Marie-France Morin (Université de Sherbrooke)
- Marilisa Birello (Universitat Autònoma de Barcelona)
- Teresa Ribas (Universitat Autònoma de Barcelona)
- Xavier Fontich (University of Exeter)
Acesso
Critérios de seleção
(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo)
Funcionamento
- Horário Pós-laboral - 3.ª (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)
- modalidade b-learning (presencial e a distância)
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Didática do Português | Carolina Gonçalves | 1º Sem. | 312,5 | 12,5 |
Eletiva I | 1º Sem. | 125 | 5 | |
Literatura para a Infância e Animação de Histórias | Miguel Falcão | 1º Sem. | 125 | 5 |
Seminário de Investigação I | Teresa Leite | 1º Sem. | 125 | 5 |
Eletiva II | 2º Sem. | 125 | 5 | |
Estratégias Promotoras da Atividade Metalinguística | Susana Pereira | 2º Sem. | 125 | 5 |
Recursos Multimédia para o Ensino e Aprendizagem | Adriana Cardoso | 2º Sem. | 312,5 | 12,5 |
Seminário de Investigação II | Adriana Cardoso | 2º Sem. | 125 | 5 |
2º Ano
(3º e 4º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Projeto de Intervenção ou Dissertação |
Adriana Cardoso | Anual | 1375 | 55 |
Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação |
Adriana Cardoso | Anual | 125 | 5 |
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)
Avaliação
Regime de frequência e avaliação
As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regulamento Geral de Avaliação e Frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.
Creditação da formação anterior e experiência profissional
Os mestrandos podem requerer a creditação de:
- unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos;
- currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos.
Avaliação
Regulamento Geral de Avaliação e Frequência
A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.
As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.
A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.
A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública.
Graduados
Data |
Dissertação/ Projeto Autor |
Júri |
30/12/19 |
Laboratório Gramatical Digital: desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em Português Europeu Liliana Sofia Florêncio Freitas |
Professora Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx) Professora Doutora Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro (Arguente/ Escola Superior de Saúde do IP Setúbal) Professora Doutora Adriana Cardoso (Orientadora/ESELx) |
16/12/19 |
As novas tecnologias na aprendizagem da escrita Inês Filipa Rocha de Teixeira Janeiro |
Professora Doutora Adriana Cardoso |
07/11/19 |
Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita |
Prof. Doutor Miguel Falcão (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Madalena Teixeira (Arguente/ Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientadora/ESELx) |
19/07/2019 |
A Expressão oral na sala de aula: o ensino da exposição oral no 1.º ano de escolaridade Eulália da Conceição Guedes Martins Redondo |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves Prof. Doutora Adriana Cardoso Prof. Especialista Maria da Encarnação Silva |
19/07/2019 |
“A minha opinião sobre este livro é…” – um projeto de desenvolvimento da Educação Literária numa turma do 3.º e 4.º ano de escolaridade Bruno Miguel dos Santos Paulos |
Prof. Doutora Adriana Cardoso Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves Prof. Especialista Maria da Encarnação dos Mártires Silva |
11/07/2019 |
Desenvolvimento Lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático Vânia Rita dos Santos Alegria |
Prof. Doutora Adriana Cardoso Prof. Doutora Mariana Pinto Prof. Doutora Susana Paula Gomes Costa Pereira |
23/05/2019 | O impacto do ensino de estratégias fonológicas, morfológicas e sintáticas na escrita dos morfemas "-se" e "sse" Marisa Inês Monteiro Gonçalves |
Prof. Doutora Adriana Cardoso (Presidente/ESELx) Professor Doutor Luís Filipe Tomás Barbeiro (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria) Prof. Doutora Susana Pereira (Orientadora/ESELx) |
27/03/2019 |
A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo de caso Daniela Alexandra Rocha Ribeiro |
Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Ana Luísa Costa (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal) Prof. Doutora Dina Caetano Alves (Orientadora/Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal) Prof. Doutora Adriana Cardoso (Orientadora/ESELx) |
20/12/2018 |
O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas Maria Caramelo Cardoso |
Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx) Prof. Especialista Encarnação Silva (Arguente/ESELx) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientadora/ESELx) |
14/05/2015 |
Literacia familiar: contributos para a promoção e desenvolvimento de boas práticas literácitas em contexto socioeconómico desfavorecido Rita Isabel Lourenço Alves |
Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite Prof. Doutora Madalena Teixeira Prof.Doutora Carolina Gonçalves. |
19/12/2014 |
Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares Filipa Costa Segão Cravo |
Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Presidente/ESELx) Prof. Doutor Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Arguente) Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx) |
18/4/2014 |
Arte d’Escrita Desenvolvimento da Escrita em Alunos de Língua Materna e Alunos de Língua não Materna Ágata Sofia Mateus Pereira |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Iolanda Gonzalez (Arguente) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx) |
30/12/2013 |
Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no primeiro ciclo Raquel Patrícia Gaspar Laranjeira |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Madalena Teixeira (Arguente) Prof. Doutora Teresa Leite (Orientador/ESELx) Prof. Doutora Susana Pereira (Orientador/ESELx) |
18/12/2013 |
A explicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2º CEB: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas Carla Alexandra Belo Maneta |
Prof. Doutora Otilia Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Lurdes Serrazina (Arguente) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orintador/ESELx) |
11/12/2013 |
A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto Magda Filipa Patrício Magalhães Cardoso |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Graça Sardinha (Arguente) Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx) |
5/12/2013 |
Porque ler não chega … da Biblioteca Escolar à sala de aula – um percurso de leitura e de escrita Maria Manuela Andrade Lourenço |
Prof. Doutora Isabel Madureira (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Glória Bastos (Arguente) Prof. Doutora Otilia Sousa (Orientador/ESELx) |
18/12/2013 |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua Rosa Alexandra Pereira Ramos |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutor António Pais (Arguente) Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx) |
25/11/2013 |
Ativação de Conhecimentos para a Escrita de Textos Expositivos Vanda Patrícia Barradas Vilela |
Prof. Doutora Isabel de Lacerda Pizarro Madureira (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva (Arguente) Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves (Orientador/ESELx) |
8/2/2013 |
Conceções dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2º ciclo do ensino básico Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutor João Costa (Arguente) Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx) Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Orientador/ESELx) |
8/2/2013 |
Fluência e precisão da leitura: avaliação e desenvolvimento Ana Gisela Fernandes Pinto da Silveira |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Arguente/ESELx) Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador) |
12/12/2012 |
As novas tecnologias da informação e comunicação na aula de Língua Portuguesa: vantagens e condicionalismos Helena Isabel Chendo Gamboa |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Claudea Barros(Arguente) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx) |
20/06/2012 |
Os subprocessos do processo de escrita Marta Maria Roma Rodrigues |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Inês Silva (Arguente) Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx) Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx) |
4/6/2012 |
Escrever com arte Lina Maria Afonso Paulino |
Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Graça Carvalho (Arguente) Prof. Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx) |
18/4/2012 |
Português L2: ensino da escrita e input linguístico Sara Catarina de Matos Parracho |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Ana Belén Garcia Benito (Arguente) Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx) |
18/4/2012 |
Ensino do Léxico e Texto Descritivo Noémia Maria Gonçalo Pacheco |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Iolanda Ogando González (Arguente) Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx) |
29/3/2012 |
Avaliação de um Programa para a Estimulação da Consciência Fonológica em Contexto Escolar Artur Jorge Matos de Carvalho |
Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Maria João Freitas (Arguente) Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx) |
28/2/2012 |
O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio Teresa Alexandra Mendes Costa |
Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx) Prof. Doutor José B. Duarte (Arguente) Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx) |
24/2/2012 |
Da Leitura à Escrita: Texto Expositivo Maria de Fátima Neves da Silva |
Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx) Prof. Doutora Inês Silva (Arguente) Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx) |