ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Coordenador Adriana CardosoEquipa de coordenação

Duração: 
4 semestres letivos

Funcionamento: 
Horário Pós-Laboral: Terça (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)

Modalidade b-learning (presencial e a distância)

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (11-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

Formação de professores especialistas no ensino e aprendizagem do português (do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico).
Desenvolvimento de competências de conceção e utilização recursos multimédia no domínio da didática do português.
Funcionamento em  modalidade b-learning (presencial e a distância).

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características 

O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo,  numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.
Este curso é reconhecido por despacho de 23/08/ 2013 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110 e 210 do ensino básico). Tal como sucedeu em edições anteriores, na presente edição será solicitada a reacreditação das componentes de formação curricular e de Dissertação ou Projeto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver competências nos seguintes domínios:

  • Reflexão sobre a investigação em didática da língua materna e em linguística educacional.
  • Diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas pedagógicas no domínio do ensino da língua, identificando os desafios atuais da escola.
  • Conceção de materiais e de recursos multimédia que potenciem a gestão do currículo de língua de acordo com princípios científicos e metodológicos atualizados.
  • Coordenação e desenvolvimento de projetos de investigação ou investigação-ação, no âmbito investigação em didática do português e no âmbito da investigação linguística.
  • Formação interpares no âmbito específico da didática da língua.

Professores convidados

(participação na lecionação de Unidades Curriculares, seminários, conferências, workshops)

  • Denis Alamargot (Université Paris-Est-Créteil)
  • Joana Souza (Escola Superior de Comunicação Social - IPL)
  • Marie-France Morin (Université de Sherbrooke)
  • Marilisa Birello (Universitat Autònoma de Barcelona)
  • Teresa Ribas (Universitat Autònoma de Barcelona)
  • Xavier Fontich (University of Exeter)

Acesso

Critérios de seleção 

(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo)

Funcionamento

  • Horário Pós-laboral - 3.ª (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)
  • modalidade b-learning (presencial e a distância)

Estrutura do Curso

1º Ano

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Adriana Cardoso Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Adriana Cardoso Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regulamento Geral de Avaliação e Frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.

Creditação da formação anterior e experiência profissional

Regulamento de Creditação

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

Avaliação 

Regulamento Geral de Avaliação e Frequência

A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública. 

Graduados

Data

Dissertação/ Projeto

Autor

Júri
30/12/19

Laboratório Gramatical Digital: desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em Português Europeu 

Liliana Sofia Florêncio Freitas

Professora Doutora  Susana Pereira
(Presidente/ESELx)

Professora Doutora Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro
(Arguente/ Escola Superior de Saúde do IP Setúbal)

Professora Doutora Adriana Cardoso
(Orientadora/ESELx)
 
16/12/19

As novas tecnologias na aprendizagem da escrita

Inês Filipa Rocha de Teixeira Janeiro

Professora Doutora Adriana Cardoso
(Presidente/ESELx)

Professora Doutora Dulce Sarroeira
(Arguente/Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)

Professora Doutora Carolina Gonçalves
(Orientadora/ESELx)

07/11/19

Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita

Graça Marília Chulo Machado

Prof. Doutor Miguel Falcão
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Madalena Teixeira
(Arguente/ Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves
(Orientadora/ESELx)
 
19/07/2019

A Expressão oral na sala de aula: o ensino da exposição oral no 1.º ano de escolaridade

Eulália da Conceição Guedes Martins Redondo

Prof. Doutora Carolina Gonçalves
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Arguente/ESELx)

Prof. Especialista Maria da Encarnação Silva
(Orientadora/ESELx)

19/07/2019

“A minha opinião sobre este livro é…” – um projeto de desenvolvimento da Educação Literária numa turma do 3.º e 4.º ano de escolaridade

Bruno Miguel dos Santos Paulos

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves
(Arguente/ESELx)

Prof. Especialista Maria da Encarnação dos Mártires Silva
(Orientadora/ESELx)

11/07/2019

Desenvolvimento Lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático

Vânia Rita dos Santos Alegria

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Mariana Pinto
(Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)

Prof. Doutora Susana Paula Gomes Costa Pereira
(Orientadora/ESELx)

23/05/2019 O impacto do ensino de estratégias fonológicas, morfológicas e sintáticas na escrita dos morfemas "-se" e "sse"

Marisa Inês Monteiro Gonçalves
Prof. Doutora Adriana Cardoso (Presidente/ESELx)

Professor Doutor Luís Filipe Tomás Barbeiro (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria)

Prof. Doutora Susana Pereira (Orientadora/ESELx)
27/03/2019

A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo de caso

Daniela Alexandra Rocha Ribeiro

Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Ana Luísa Costa (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)

Prof. Doutora Dina Caetano Alves (Orientadora/Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal)
Prof. Doutora Adriana Cardoso (Orientadora/ESELx)
20/12/2018

O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas

Maria Caramelo Cardoso

Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Especialista Encarnação Silva (Arguente/ESELx)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientadora/ESELx)
 
14/05/2015

Literacia familiar: contributos para a promoção e desenvolvimento de boas práticas literácitas em contexto socioeconómico desfavorecido

Rita Isabel Lourenço Alves

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite

Prof. Doutora Madalena Teixeira

Prof.Doutora Carolina Gonçalves.

19/12/2014

Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares

Filipa Costa Segão Cravo

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18/4/2014

Arte d’Escrita Desenvolvimento da Escrita em Alunos de Língua Materna e Alunos de Língua não Materna

Ágata Sofia Mateus Pereira

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Iolanda Gonzalez (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

30/12/2013

Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no primeiro ciclo

Raquel Patrícia Gaspar Laranjeira

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Madalena Teixeira (Arguente)

Prof. Doutora Teresa Leite (Orientador/ESELx)

Prof. Doutora Susana Pereira (Orientador/ESELx)

18/12/2013

A explicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2º CEB: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas

Carla Alexandra Belo Maneta

Prof. Doutora Otilia Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Lurdes Serrazina (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orintador/ESELx)

11/12/2013

A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto

Magda Filipa Patrício Magalhães Cardoso

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Graça Sardinha (Arguente)

Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

5/12/2013

Porque ler não chega … da Biblioteca Escolar à sala de aula – um percurso de leitura e de escrita

Maria Manuela Andrade Lourenço

Prof. Doutora Isabel Madureira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Glória Bastos (Arguente)

Prof. Doutora Otilia Sousa (Orientador/ESELx)

18/12/2013

Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua

Rosa Alexandra Pereira Ramos

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor António Pais (Arguente)

Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

25/11/2013

Ativação de Conhecimentos para a Escrita de Textos Expositivos

Vanda Patrícia Barradas Vilela

Prof. Doutora Isabel de Lacerda Pizarro Madureira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves (Orientador/ESELx)

8/2/2013

Conceções dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2º ciclo do ensino básico

Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor João Costa (Arguente)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Orientador/ESELx)

8/2/2013

Fluência e precisão da leitura: avaliação e desenvolvimento

Ana Gisela Fernandes Pinto da Silveira

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Arguente/ESELx)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador)

12/12/2012

As novas tecnologias da informação e comunicação na aula de Língua Portuguesa: vantagens e condicionalismos

Helena Isabel Chendo Gamboa

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Claudea Barros(Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

20/06/2012

Os subprocessos do processo de escrita

Marta Maria Roma Rodrigues

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Inês Silva (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

4/6/2012

Escrever com arte

Lina Maria Afonso Paulino

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Graça Carvalho (Arguente)

Prof. Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)
Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

18/4/2012

Português L2: ensino da escrita e input linguístico

Sara Catarina de Matos Parracho

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Ana Belén Garcia Benito (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18/4/2012

Ensino do Léxico e Texto Descritivo

Noémia Maria Gonçalo Pacheco

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Iolanda Ogando González (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof. Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

29/3/2012

Avaliação de um Programa para a Estimulação da Consciência Fonológica em Contexto Escolar

Artur Jorge Matos de Carvalho

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Maria João Freitas (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof. Doutora Dina Caetano Alves (Orientador/ESELx)

28/2/2012

O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio

Teresa Alexandra Mendes Costa

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor José B. Duarte (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof.Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

24/2/2012

Da Leitura à Escrita: Texto Expositivo

Maria de Fátima Neves da Silva

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Inês Silva (Arguente)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)
Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)