ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Coordenador Maria Adriana Príncipe CardosoEquipa de coordenação

Duração: 
4 semestres letivos

Funcionamento: 
Horário Pós-Laboral: Terça (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)

Modalidade b-learning (presencial e a distância)

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (11-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

Formação de professores especialistas no ensino e aprendizagem do português (do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico).
Desenvolvimento de competências de conceção e utilização recursos multimédia no domínio da didática do português.
Funcionamento em  modalidade b-learning (presencial e a distância).

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características 

O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo,  numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.
Este curso é reconhecido por despacho de 23/08/ 2013 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110 e 210 do ensino básico). Tal como sucedeu em edições anteriores, na presente edição será solicitada a reacreditação das componentes de formação curricular e de Dissertação ou Projeto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver competências nos seguintes domínios:

  • Reflexão sobre a investigação em didática da língua materna e em linguística educacional.
  • Diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas pedagógicas no domínio do ensino da língua, identificando os desafios atuais da escola.
  • Conceção de materiais e de recursos multimédia que potenciem a gestão do currículo de língua de acordo com princípios científicos e metodológicos atualizados.
  • Coordenação e desenvolvimento de projetos de investigação ou investigação-ação, no âmbito investigação em didática do português e no âmbito da investigação linguística.
  • Formação interpares no âmbito específico da didática da língua.

Professores convidados

(participação na lecionação de Unidades Curriculares, seminários, conferências, workshops)

  • Anabela Gonçalves (Faculdade de Letras -Universidade de Lisboa)
  • Denis Alamargot (Université Paris-Est-Créteil)
  • Marie-France Morin (Université de Sherbrooke)
  • Maria do Carmo Vieira da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas -Universidade Nova de Lisboa)
  • Maria João Freitas (Faculdade de Letras -Universidade de Lisboa)
  • Teresa Ribas (Universitat Autònoma de Barcelona)
  • Xavier Fontich (University of Exeter)
  • Ricardo Rodrigues (Escola Superior de Comunicação Social - IPL)

Acesso

Critérios de seleção 

(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo)

Funcionamento

  • Início – outubro de 2016.
  • Horário Pós-laboral - 3.ª (18.30-21.30) e sábado de manhã (9.30-12.30)
  • modalidade b-learning (presencial e a distância)

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos
Didática do Português Carolina Maria Dias Gonçalves 1º Sem. 312,5 12,5
Eletiva I 1º Sem. 125 5

Literatura para a Infância e Animação de Histórias

Miguel Falcão 1º Sem. 125 5

Seminário de Investigação I

Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 125 5
Eletiva II 2º Sem. 125 5

Estratégias Promotoras da Atividade Metalinguística

Susana Paula Gomes Costa Pereira 2º Sem. 125 5

Recursos Multimédia para o Ensino e Aprendizagem

Maria Adriana Príncipe Cardoso 2º Sem. 312,5 12,5

Seminário de Investigação II

Mariana Conceição Dias 2º Sem. 125 5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Susana Paula Gomes Costa Pereira Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Isabel de Lacerda Pizarro Madureira Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regulamento Geral de Avaliação e Frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.

Creditação da formação anterior e experiência profissional

Regulamento de Creditação

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

Avaliação 

Regulamento Geral de Avaliação e Frequência

A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública. 

Graduados

Data

Dissertação/ Projeto

Autor

Júri
19/07/2019

A Expressão oral na sala de aula: o ensino da exposição oral no 1.º ano de escolaridade

Eulália da Conceição Guedes Martins Redondo

Prof. Doutora Carolina Gonçalves
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Arguente/ESELx)

Prof. Especialista Maria da Encarnação Silva
(Orientadora/ESELx)

19/07/2019

“A minha opinião sobre este livro é…” – um projeto de desenvolvimento da Educação Literária numa turma do 3.º e 4.º ano de escolaridade

Bruno Miguel dos Santos Paulos

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves
(Arguente/ESELx)

Prof. Especialista Maria da Encarnação dos Mártires Silva
(Orientadora/ESELx)

11/07/2019

Desenvolvimento Lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático

Vânia Rita dos Santos Alegria

Prof. Doutora Adriana Cardoso
(Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Mariana Pinto
(Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)

Prof. Doutora Susana Paula Gomes Costa Pereira
(Orientadora/ESELx)

23/05/2019 O impacto do ensino de estratégias fonológicas, morfológicas e sintáticas na escrita dos morfemas "-se" e "sse"

Marisa Inês Monteiro Gonçalves
Prof. Doutora Adriana Cardoso (Presidente/ESELx)

Professor Doutor Luís Filipe Tomás Barbeiro (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria)

Prof. Doutora Susana Pereira (Orientadora/ESELx)
27/03/2019

A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo de caso

Daniela Alexandra Rocha Ribeiro

Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Ana Luísa Costa (Arguente/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)

Prof. Doutora Dina Caetano Alves (Orientadora/Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal)
Prof. Doutora Adriana Cardoso (Orientadora/ESELx)
20/12/2018

O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas

Maria Caramelo Cardoso

Prof. Doutora Susana Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Especialista Encarnação Silva (Arguente/ESELx)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientadora/ESELx)
 
14/05/2015

Literacia familiar: contributos para a promoção e desenvolvimento de boas práticas literácitas em contexto socioeconómico desfavorecido

Rita Isabel Lourenço Alves

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite

Prof. Doutora Madalena Teixeira

Prof.Doutora Carolina Gonçalves.

19/12/2014

Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares

Filipa Costa Segão Cravo

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18/4/2014

Arte d’Escrita Desenvolvimento da Escrita em Alunos de Língua Materna e Alunos de Língua não Materna

Ágata Sofia Mateus Pereira

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Iolanda Gonzalez (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

30/12/2013

Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no primeiro ciclo

Raquel Patrícia Gaspar Laranjeira

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Madalena Teixeira (Arguente)

Prof. Doutora Teresa Leite (Orientador/ESELx)

Prof. Doutora Susana Pereira (Orientador/ESELx)

18/12/2013

A explicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2º CEB: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas

Carla Alexandra Belo Maneta

Prof. Doutora Otilia Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Lurdes Serrazina (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orintador/ESELx)

11/12/2013

A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto

Magda Filipa Patrício Magalhães Cardoso

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Graça Sardinha (Arguente)

Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

5/12/2013

Porque ler não chega … da Biblioteca Escolar à sala de aula – um percurso de leitura e de escrita

Maria Manuela Andrade Lourenço

Prof. Doutora Isabel Madureira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Glória Bastos (Arguente)

Prof. Doutora Otilia Sousa (Orientador/ESELx)

18/12/2013

Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua

Rosa Alexandra Pereira Ramos

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor António Pais (Arguente)

Prof. Doutora Otília Sousa (Orientador/ESELx)

25/11/2013

Ativação de Conhecimentos para a Escrita de Textos Expositivos

Vanda Patrícia Barradas Vilela

Prof. Doutora Isabel de Lacerda Pizarro Madureira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Maria Dias Gonçalves (Orientador/ESELx)

8/2/2013

Conceções dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2º ciclo do ensino básico

Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor João Costa (Arguente)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Orientador/ESELx)

8/2/2013

Fluência e precisão da leitura: avaliação e desenvolvimento

Ana Gisela Fernandes Pinto da Silveira

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Teresa Maria de Sousa Santos Leite (Arguente/ESELx)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador)

12/12/2012

As novas tecnologias da informação e comunicação na aula de Língua Portuguesa: vantagens e condicionalismos

Helena Isabel Chendo Gamboa

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Claudea Barros(Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

20/06/2012

Os subprocessos do processo de escrita

Marta Maria Roma Rodrigues

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Inês Silva (Arguente)

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Orientador/ESELx)

Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

4/6/2012

Escrever com arte

Lina Maria Afonso Paulino

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Graça Carvalho (Arguente)

Prof. Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)
Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

18/4/2012

Português L2: ensino da escrita e input linguístico

Sara Catarina de Matos Parracho

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Ana Belén Garcia Benito (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)

18/4/2012

Ensino do Léxico e Texto Descritivo

Noémia Maria Gonçalo Pacheco

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Iolanda Ogando González (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof. Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

29/3/2012

Avaliação de um Programa para a Estimulação da Consciência Fonológica em Contexto Escolar

Artur Jorge Matos de Carvalho

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Maria João Freitas (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof. Doutora Dina Caetano Alves (Orientador/ESELx)

28/2/2012

O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio

Teresa Alexandra Mendes Costa

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Presidente/ESELx)

Prof. Doutor José B. Duarte (Arguente)

Prof. Doutora Otília Costa e Sousa (Orientador/ESELx)
Prof.Doutora Maria Adriana Cardoso (Orientador/ESELx)

24/2/2012

Da Leitura à Escrita: Texto Expositivo

Maria de Fátima Neves da Silva

Prof. Doutora Carolina Gonçalves (Presidente/ESELx)

Prof. Doutora Inês Silva (Arguente)

Prof. Doutora Susana Costa Pereira (Orientador/ESELx)
Mestre Maria da Encarnação Silva (Orientador/ESELx)

 

Candidaturas 2019/2020

3ª fase | 29 de julho a 9 de setembro
Seriação dos Candidatos 

Matrícula/inscrição
de 18 a 27 de setembro 

2ª fase | 2 a 21 de julho
Seriação dos Candidatos

Matrícula/inscrição
de 31 de julho a 23 de agosto

1ª fase | 15 de abril a 1 de julho
Seriação dos Candidatos

Matrícula/inscrição
de 31 de julho a 23 de agosto

Edital de abertura
Consulte o Edital

Formalização da Candidatura
A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt