ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Didáticas Integradas

Coordenador Carolina Maria Dias GonçalvesEquipa de coordenação

Duração: 
4 semestres lectivos abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação ou Projeto.

Funcionamento: 
Horário Pós-Laboral: Segunda, Terça e Quinta-feira.
Alguns sábados: para eventual apresentação de trabalhos ou sessões de acompanhamento tutorial.

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (02-07-2013) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

O Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais é um curso de 2.º ciclo de estudos com um total de 120 ECTS e a duração de quatro semestres. Aguarda acreditação para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220 e 230 do ensinos básico). 

Principais características 

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias. 

Competências a desenvolver 

  • Desenvolver capacidades de reflexão, análise e investigação associadas ao processo de aprendizagem nas áreas específicas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais, conducentes a uma gestão adequada e inovadora da prática pedagógica;
  • Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos nas áreas citadas;
  • Mobilizar e aplicar saberes científicos e didáticos de forma integrada;
  • Planificar, aplicar e avaliar projetos pedagógicos nas diferentes áreas específicas e em diferentes níveis de ensino;
  • Criar contextos promotores de integração curricular em áreas específicas e em diferentes níveis de ensino;
  • Elaborar, de forma fundamentada, projetos de intervenção adequados a diferentes níveis de ensino;
  • Adquirir competências de investigação e de comunicação de resultados.

Acesso

(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo

A seleção e a seriação serão realizadas por um júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da ESELx, com base na análise curricular e em entrevista pessoal, sempre que esta seja considerada necessária.

  • Classificação da licenciatura, ou equivalente e classificação profissional. 
  • Experiência docente.
  • Experiência na formação de professores/educadores. 
  • Participação em projetos de investigação ou de inovação pedagógica.
  • Publicações e apresentação de comunicações no âmbito dos objetivos do curso. 
  • Frequência de ações de formação contínua no âmbito das didáticas específicas do curso ou de outras reconhecidas como relevantes. 
  • Funções desempenhadas na escola e noutras áreas de interesse educativo. A elaboração do currículo – conteúdos e sequência – deve ter em consideração os critérios acima referenciados, sem prejuízo da inclusão de outros elementos considerados pertinentes.

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • Duração: quatro semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação. 
  • Início: setembro.
  • Horário pós-laboral: segunda, terça e quinta-feira; alguns sábados: para eventual apresentação de trabalhos ou sessões de acompanhamento tutorial.
  • Início – Setembro de 2015.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Didática da Língua Portuguesa

1º Sem. 150 6

Didática da Matemática

1º Sem. 137,5 5,5

Didática das Ciências da Natureza

1º Sem. 137,5 5,5

Didática das Ciências Sociais

1º Sem. 137,5 5,5

Metodologias de Investigação I

1º Sem. 187,5 7,5

Desenvolvimento Curricular

2º Sem. 187,5 7,5

Didáticas Integradas

2º Sem. 375 15

Metodologias de Investigação II

2º Sem. 187,5 7,5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regulamento Geral de Avaliação e Frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.

Creditação da formação anterior e experiência profissional 

(ver também Regulamento de Creditação

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

 

Avaliação 

 

(ver também Regulamento Geral de Avaliação e Frequência)

As unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador. 


A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública. 

Perguntas Mais Frequentes

Tendo sido o mestrado recém-criado, não existe memória relacionada com questões frequências. De qualquer forma, podem os interessados consultar a apresentação seguinte, utilizada para divulgação do mestrado, e que apresenta em resumo os aspetos principais da sua fundamentação e organização.