ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Educação Ambiental

Coordenador Maria João de Jesus Duarte SilvaEquipa de coordenação

Funcionamento
Tempo integral
Horário Pós-laboral
Horário das sessões presenciais: pós-laboral b-learning (6 horas por semana, em integração com o trabalho à distância e com atividades a desenvolver em articulação com a Agência Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento).

Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para leituras e preparação de atividades.

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (20-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

A Escola Superior de Educação de Lisboa oferece o Mestrado em Educação Ambiental, para fazer face às necessidades de formação de profissionais na área da educação ambiental, indispensável para a qualidade de vida e para o desenvolvimento humano e sustentável, ao nível individual, institucional, comunitário e global.

O Mestrado em Educação Ambiental desenvolve competências, visando a futura participação profissional em equipas de projetos de intervenção e investigação em educação ambiental.

Será pedida acreditação do curso de mestrado, como formação contínua e para efeitos de progressão na carreira.

Principais características 

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e eletivas.

Competências a desenvolver 

a) Adquirir, atualizar e aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre ambiente e sustentabilidade, para desenvolver competências especializadas de educação ambiental em contextos formais e não formais;

b) Desenvolver conhecimentos e práticas sobre os fundamentos, métodos e técnicas de educação ambiental, visando a literacia e a cidadania ambiental;

c) Desenvolver competências de reconstrução didática e de divulgação de informação ambiental;

d) Desenvolver competências especializadas de planeamento, implementação e avaliação de projetos de educação ambiental e de investigação sobre educação ambiental, visando potenciais mudanças educacionais e sociais.

Acesso

São admitidos como candidatos, os que sejam titulares de grau de Licenciatura em Ciências Naturais, do Ambiente e da Saúde, em Educação e outras Ciências Sociais, Filosofia, Artes e áreas afins.

Funcionamento

Tempo integral 

Horário Pós-laboral 

Horário das sessões presenciais: pós-laboral b-learning (6 horas por semana, em integração com o trabalho à distância e com atividades a desenvolver em articulação com a Agência Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento).

Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para leituras e preparação de atividades.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos
Educação para a Literacia e a Cidadania Ambiental Maria João de Jesus Duarte Silva 1º Sem. 42,5 8,5

Eletiva

1º Sem. 40 8
Património Natural, Ecossistemas e Biodiversidade Maria João de Jesus Duarte Silva 1º Sem. 42,5 8,5

Seminário de Investigação I

João Manuel dos Santos Rosa, Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 25 5

Multimédia em Educação

Kátia Couto de Sá Sabino dos Santos 2º Sem. 50 10
Problemas Ambientais e Sustentabilidade Maria João de Jesus Duarte Silva 2º Sem. 75 15

Seminário de Investigação II

Maria João de Jesus Duarte Silva, Mariana Conceição Dias 2º Sem. 25 5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto ou Dissertação

Maria João de Jesus Duarte Silva Anual 15 55

Seminário de Apoio ao Projeto de Intervenção ou Dissertação

Anual 25 5

O Mestrado em Educação Ambiental desenvolver-se-á em blended learning (b-learning)

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)