Educação Ambiental
Funcionamento
Tempo integral
Horário Pós-laboral
Horário das sessões presenciais: pós-laboral b-learning (6 horas por semana, em integração com o trabalho à distância e com atividades a desenvolver em articulação com a Agência Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento).
Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para leituras e preparação de atividades.
Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt
Curso acreditado (20-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
As vantagens do nosso curso
A Escola Superior de Educação de Lisboa oferece o Mestrado em Educação Ambiental, para fazer face às necessidades de formação de profissionais na área da educação ambiental, indispensável para a qualidade de vida e para o desenvolvimento humano e sustentável, ao nível individual, institucional, comunitário e global.
O Mestrado em Educação Ambiental desenvolve competências, visando a futura participação profissional em equipas de projetos de intervenção e investigação em educação ambiental.
Será pedida acreditação do curso de mestrado, como formação contínua e para efeitos de progressão na carreira.
Principais características
O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e eletivas.
Competências a desenvolver
a) Adquirir, atualizar e aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre ambiente e sustentabilidade, para desenvolver competências especializadas de educação ambiental em contextos formais e não formais;
b) Desenvolver conhecimentos e práticas sobre os fundamentos, métodos e técnicas de educação ambiental, visando a literacia e a cidadania ambiental;
c) Desenvolver competências de reconstrução didática e de divulgação de informação ambiental;
d) Desenvolver competências especializadas de planeamento, implementação e avaliação de projetos de educação ambiental e de investigação sobre educação ambiental, visando potenciais mudanças educacionais e sociais.
Acesso
São admitidos como candidatos, os que sejam titulares de grau de Licenciatura em Ciências Naturais, do Ambiente e da Saúde, em Educação e outras Ciências Sociais, Filosofia, Artes e áreas afins.
Funcionamento
Tempo integral
Horário Pós-laboral
Horário das sessões presenciais: pós-laboral b-learning (6 horas por semana, em integração com o trabalho à distância e com atividades a desenvolver em articulação com a Agência Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento).
Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para leituras e preparação de atividades.
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Educação para a Literacia e a Cidadania Ambiental | Maria João Silva | 1º Sem. | 42,5 | 8,5 |
Eletiva |
1º Sem. | 40 | 8 | |
Património Natural, Ecossistemas e Biodiversidade | Maria João Silva | 1º Sem. | 42,5 | 8,5 |
Seminário de Investigação I |
João Rosa, Teresa Leite | 1º Sem. | 25 | 5 |
Multimédia em Educação |
Kátia Sá | 2º Sem. | 50 | 10 |
Problemas Ambientais e Sustentabilidade | Maria João Silva | 2º Sem. | 75 | 15 |
Seminário de Investigação II |
Maria João Silva, Mariana Dias | 2º Sem. | 25 | 5 |
2º Ano
(3º e 4º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Projeto ou Dissertação | Maria João Silva | Anual | 15 | 55 |
Seminário de Apoio ao Projeto de Intervenção ou Dissertação | Maria João Silva | Anual | 25 | 5 |
O Mestrado em Educação Ambiental desenvolver-se-á em blended learning (b-learning)
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)