Educação Artística
Duração:
4 semestres letivos
Sem limite de tempo para trabalhadores-estudantes
Funcionamento:
Horário pós-laboral
Artes Plásticas: segundas e sextas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 13h.
Teatro: segundas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 17h.
Local:
ESELx
e Teatro São Luiz ( somente a Oficina Artístico-Pedagógica [Teatro], no 1º semestre, à segunda-feira)
Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt
Curso acreditado (28-02-2017) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
As vantagens do nosso curso
Este Mestrado, único no panorama da formação avançada em Portugal, distingue-se:
- pelo tratamento articulado e, simultaneamente, específico das áreas em que incide (Artes Plásticas e Teatro),
- por uma estrutura curricular teórico-prática equilibrada, com forte componente experimental,
- pela incidência das suas abordagens em contextos diferenciados (escolares e extraescolares) e
- pelas características do corpo docente, que conjuga importantes percursos académicos e artísticos.
Este curso:
- É reconhecido por despacho de 06/04/ 2010 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 100, 110 e 240 e 600 da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário);
- Releva para efeitos de progressão na carreira de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário (artº. 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores), com 12 créditos na componente de formação curricular e 4 créditos na componente de Dissertação/Projeto.
* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento, AQUI
Principais características
O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e opcionais (estas, em geral, na modalidade de “oficinas”).
O plano de estudos, conjugado com a oferta de unidades curriculares que a ESELx disponibiliza em cada edição, permite a escolha, pelo mestrando, de diferentes percursos curriculares, que poderão incidir, genericamente, na Educação Artística ou, especificamente, numa das especializações.
Competências a desenvolver
No final do curso os nossos estudantes deverão ser capazes de:
- Conceber, planear, implementar e avaliar intervenções assentes em linguagens artísticas, em contextos educativos formais (escolas) e informais (estruturas e organizações de natureza sociocultural e comunitária);
- Gerir intervenções (de âmbito curricular e não curricular), bem como organizar e produzir recursos, nas áreas de artes plásticas e de teatro, de acordo com conhecimentos científicos, artísticos e metodológicos atualizados;
- Realizar atividades de pesquisa, organização de informação, escrita académica e disseminação de produção científica e artística, enquadradas por metodologias de investigação.
Convidados (edições anteriores)
(conferências, seminários, workshops ou unidades curriculares em edições anteriores)
Catarina Romão Gonçalves (Teatro Intergeracional/Teatro da Trindade, Lisboa)
Eugénia Vasques (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL)
Eduardo Salavisa (Professor e Artista Plástico)
Filipa Burgo (artista visual e investigadora de diários gráficos)
Gunhild Brænne Bjørnstad (Institutt for allmennlærerutdanning og spesialpedagogikk/Universitetet i Stavanger [Noruega])
Isabel Pinto (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Inês Almeida (Investigadora de livros de artista)
João Brites (Encenador, Cenógrafo e Diretor d’O Bando)
João Duarte (Escultor e Professor/faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)
João Menau (ESELx)
José Fanha (Escritor)
José Mouga (Pintor)
Margarida Calado (Faculdade de Belas Artes da Universidade Técnica de Lisboa)
Margarida Rainha (Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa/ atriz)
Maria Helena Serôdio (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos de Teatro)
Maria João Brilhante (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos de Teatro)
Maria Repas (Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL)
Mário Kong (Professor/Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa)
Micael Côrtes (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista [Brasil])
Miguel Jesus (Dramaturgo/Encenador/Membro d’O Bando)
Ricardo Reis (Investigador da literacia visual/ revista inVisibilidades)
Sofia Pessoa (Escola Superior de Educação de Lisboa)
Susana Arrais (Teatro Ibisco, Loures)
Susana Gaspar (atriz)
Susana Menezes (Teatro Maria Matos, Lisboa)
Teresa Barreto (Instituto Condessa de Rilvas, Lisboa)
Teresa Vasconcelos (Escola Superior de Educação de Lisboa)
Acesso
Critérios de seleção
Titularidade do grau de licenciado (ou equivalente) e/ou relevância do currículo profissional numa ou mais área(s) do curso.
Critérios de seriação
Os critérios de seriação são os seguintes:
- Classificação de licenciatura ou equivalente;
- Experiência profissional no âmbito da educação artística;
- Desempenho de atividades e funções em áreas específicas das artes e da educação;
- Frequência de ações de formação no âmbito da educação artística;
- Participação em projetos de investigação e de inovação no âmbito da educação artística;
- Publicações e comunicações em congressos e eventos similares, no âmbito da educação artística.
Funcionamento
Horário pós-laboral
Artes Plásticas: segundas e sextas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 13h.
Teatro: segundas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 17h.
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Cultura, Educação e Arte | Miguel Falcão | 1º Sem. | 187,5 | 7,5 |
Eletiva I | 1º Sem. | 125 | 5 | |
Eletiva II | 1º Sem. | 125 | 5 | |
Oficina Artístico-Pedagógica |
1º Sem. | 187,5 | 7,5 | |
Seminário de Investigação I |
1º Sem. | 125 | 5 | |
Aprendizagem e Criatividade |
2º Sem. | 125 | 5 | |
Desenvolvimento Curricular em Educação Artística | Miguel Falcão | 2º Sem. | 125 | 5 |
Educação Artística em Contextos Extraescolares |
2º Sem. | 125 | 5 | |
Eletiva III | 2º Sem. | 125 | 5 | |
Eletiva IV | 2º Sem. | 125 | 5 | |
Seminário de Investigação II |
Miguel Falcão, Teresa Maria de Sousa Santos Leite | 2º Sem. | 125 | 5 |
2º Ano
(3º e 4º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Projeto de Intervenção ou Dissertação |
Anual | 1375 | 55 | |
Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação |
Miguel Falcão | Anual | 125 | 5 |
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)
Avaliação
Regime de frequência e avaliação
As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regime de Avaliação e Frequência dos Cursos de 2º Ciclo, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico.
Ver REGULAMENTO GERAL (Anexo III do Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo).
Creditação da formação anterior e experiência profissional
Os mestrandos podem solicitar a creditação da formação anterior e da experiência profissional.
Ver REGULAMENTO DE CREDITAÇÃO.
Os mestrandos podem requerer a creditação de:
- unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos;
- currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos.
Avaliação
É regulada pelo Regime de frequência e avaliação.
Ver também REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO.
A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.
A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.
A apreciação do trabalho final (dissertação ou projeto), por um júri, pressupõe obrigatoriamente a prévia aprovação em todas as unidades curriculares. A obtenção do grau de mestre está dependente do estipulado no Regulamento Geral, em particular da aprovação do trabalho final em provas públicas.
Perguntas Mais Frequentes
1. Posso frequentar este mestrado não sendo educador ou professor?
R: Sim. Este mestrado destina-se a todos os que desenvolvem – ou pretendem desenvolver – atividade na área da educação artística, e das artes plásticas e do teatro em particular, em contextos educativos formais e informais. Por contextos educativos formais devem entender-se as instituições escolares, baseadas na organização curricular e na certificação oficial. Por contextos educativos informais deve entender-se todo o tipo de estruturas e de organizações existentes na comunidade, que não baseiam a sua ação em currículos ou certificações oficiais. Por conseguinte, este mestrado dirige-se a educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, profissional e de enriquecimento curricular, mas também a atores, artistas plásticos, animadores socioculturais, responsáveis por serviços educativos de estruturas artísticas e culturais e outros profissionais de áreas afins.
2. Tenho obrigatoriamente de escolher uma especialização?
R: Na candidatura e no ato de matrícula, sim. Se pretender concluir o mestrado na especialização escolhida (Artes Plásticas ou Teatro), terá obrigatoriamente de frequentar as unidades curriculares específicas, de tipo opcional, correspondentes a um total de 20 créditos. Se optar por não frequentar as unidades curriculares específicas de cada especialização, obterá o grau de mestre em “Educação Artística”, sem especialização específica.
3. Este mestrado habilita para o exercício da profissão docente?
R: Não. Este mestrado, considerado “académico” ou de “pós-profissionalização” e enquadrado pelo DL 74/2006, de 24 de março, visa o aprofundamento de conhecimentos nas áreas da educação artística e, mais especificamente, das artes plásticas e do teatro na educação, a todos os que se interessam por estas áreas, sejam ou não professores. Constitui, porém, uma importante mais-valia também no currículo dos docentes.
Publicações
Publicações sobre o Mestrado em Educação Artística e suas especializações (Artes Plásticas e Teatro) ou decorrentes dos respetivos Projetos e Dissertações, da autoria de professores e/ou estudantes do curso.
Consultar Aqui
Graduados
As provas públicas para obtenção do grau de mestre em educação artística, tiveram início em dezembro de 2012.
Data |
Dissertação/ Projeto Autor |
Júri |
26/03/2018 |
Desvendar’te – Projeto de Animação Teatral com idosos: contributo para o envelhecimento ativo Laura Fernandes |
Joaquim Miguel Falcão Rita Wengorovius Teresa Maria de Sousa Santos Leite |
21/12/2017 |
Lugares de memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros Sílvia da Conceição Ferreira Viola |
Joaquim Miguel Falcão Mário Caeiro Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo |
21/12/2017 |
O papel das artes plásticas no desenvolvimento da inteligência emocional em adolescentes Diogo Miguel Cordeiro Soares |
Joaquim Miguel Falcão Maria Margarida Teixeira Barradas Calado José Pedro Rangel dos Santos Regatão |
20/12/2017 |
A educação artística em Portugal (2006-2016): estruturas curriculares e sistemas de apoios como espelhos das políticas educativas Ana Isabel Augusto Pires |
Teresa Maria de Sousa Santos Leite Jorge Ramos do Ó Joaquim Miguel Falcão |
20/12/2017 |
Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível Ricardo José Farias Guerreiro Campos |
Joaquim Miguel Falcão João Paulo Queirós Teresa Isabel Matos Pereira |
19/12/2017 |
Os museus e o público sénior: proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público sénior de baixo nível de escolaridade Ana Lúcia de Barros Guarita |
Teresa Isabel de Matos Pereira Ana Cristina Batalha Bernardo Gama Ana Bela Figueiredo Mendes |
19/12/2017 |
Educação artística e matemática: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico Ana Margarida Bastos Gonçalves |
Joaquim Miguel Falcão José Pedro Rangel dos Santos Regatão Silvia Raquel Carvalho de Castro |
15/11/2017 |
A tridimensionalidade nas artes plásticas em Jardim de Infância Mónica Bastos Bate |
Joaquim Miguel Falcão Ana Bela Mendes Teresa Maria de Sousa Santos Leite |
18/12/2015 |
Formar o «Leitor Público»: Contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta Duarte Victor |
Teresa Leite Miguel Falcão Maria Helena Serôdio |
17/12/2015 |
Grandes obras, grandes artistas: Abordagem da obra de arte em jardim-de-infância, 5-6 anos Rita Rovisco |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes Teresa Pereira |
17/12/2015 |
Conceções e práticas sobre emoções no faz-de-conta em jardim-de-infância Filipa Pereira |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Catarina Tomás |
16/12/2015 |
O teatro como lugar de reinvenção de públicos: Conceções sobre a formação do espectador Ana Rita Nabais |
Teresa Pereira (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Vera Amorim |
25/06/2015 |
Conceções dos professores sobre a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo Alfredo Pereira Nunes |
Teresa Pereira (presidente/ ESELx) Miguel Falcão Carla Antunes |
22/12/2014 |
Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian Contributo para a Educação Artística em Portugal Dora Pacheco |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Margarida Calado (arguente/ FBA-UL) |
22/12/2014 |
A Formação de Professores na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra Sandra Gomes |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Isabel Bezelga (arguente/ EA-UÉvora) |
19/12/2014 |
Programação em Artes Performativas para Idosos nos Serviços Educativos das Redes Culturais Sónia Dias |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL) |
09/07/2014 |
A arte contemporânea enquanto elemento facilitador da autovalorização dos jovens perante as suas criações artísticas [especialização em artes plásticas na educação] Ana Clérigo |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Constança Pignateli Vasconcelos (arguente/ ULusófona) |
31/01/2014 |
Ser mulher, aqui: Teatro, género, comunidade [especialização em teatro na educação] Susana Gaspar |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (coorientadora/ ESTC) Teresa Joaquim (arguente/ UAberta) |
20/12/2013 |
O impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares [especialização em teatro na educação] Ana Pinto |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) João Rosa (orientador/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Elisabete Gomes (arguente/ ESELx) |
19/12/2013 |
A Arte/Expressão Plástica numa inter-relação com a Matemática/Geometria: um projeto no Jardim de Infância [especialização em artes plásticas na educação] Cecília Guerra |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Cristina Loureiro (coorientadora/ ESELx) Mário Kong (arguente/ FA-UL) |
18/12/2013 |
A Educação Artística e o desenvolvimento da Criatividade e Autonomia dos alunos de um curso profissional [especialização em artes plásticas na educação] Filomena Afonso |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Teresa Leite (orientadora/ ESELx) Ana Bela Mendes (arguente/ ESELx) |
18/12/2013 |
Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte [especialização em artes plásticas na educação] Carla Pereira |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Graça Carvalho (arguente/ ESELx) |
28/12/2012 |
O Teatro na comunidade de Torres Vedras: As práticas de criação e de fruição em torno do Grupo do Grémio Artístico Torreense [especialização em teatro na educação] Benedita Freitas |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Maria João Brilhante (arguente/ FL-UL) |
28/12/2012 |
O Teatro – Espaço de encontro de uma comunidade [especialização em teatro na educação] Cassilda Costa |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL) |
20/12/2012 |
A Expressão Dramática/ Teatro no1º ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de professores [especialização em teatro na educação] Berta Pereira |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Teresa Leite (orientadora/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria) |
20/12/2012 |
As formas animadas e a criatividade [especialização em teatro na educação] Sónia Vieira |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria) |
19/12/2012 |
A educação do corpo na formação do ator [especialização em teatro na educação] Helena Vascon |
Miguel Falcão (presidente/ ESELx) Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx) Vanda Nascimento (coorientadora/ ESD-IPL) Maria João Alves (arguente/ FMH-UTL) |
18/12/2012 |
Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Relação entre formação dos professores e práticas pedagógicas [especialização em teatro na educação] Luís António |
Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx) Miguel Falcão (orientador/ ESELx) Teresa Leite (arguente/ ESELx) |
18/12/2012 |
O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico [especialização em teatro na educação] Ana Cláudio |
Teresa Leite (presidente/ ESELx) João Rosa (orientador/ ESELx) João Menau (coorientador/ ESELx) Miguel Falcão (arguente/ ESELx) |