ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Educação Artística

Coordenador Miguel FalcãoEquipa de coordenação

Duração:
4 semestres letivos
Sem limite de tempo para trabalhadores-estudantes

Funcionamento:
Horário pós-laboral
Artes Plásticas: segundas e sextas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 13h.
Teatro: segundas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 17h.

Local:
ESELx
e Teatro São Luiz ( somente a Oficina Artístico-Pedagógica [Teatro], no 1º semestre, à segunda-feira)

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (28-02-2017) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

Este Mestrado, único no panorama da formação avançada em Portugal, distingue-se:

  1. pelo tratamento articulado e, simultaneamente, específico das áreas em que incide (Artes Plásticas e Teatro), 
  2. por uma estrutura curricular teórico-prática equilibrada, com forte componente experimental, 
  3. pela incidência das suas abordagens em contextos diferenciados (escolares e extraescolares) e 
  4. pelas características do corpo docente, que conjuga importantes percursos académicos e artísticos.

Este curso: 

  • É reconhecido por despacho de 06/04/ 2010 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 100, 110 e 240 e 600 da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário); 
  • Releva para efeitos de progressão na carreira de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário (artº. 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores), com 12 créditos na componente de formação curricular e 4 créditos na componente de Dissertação/Projeto. 

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento, AQUI

Principais características 

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e opcionais (estas, em geral, na modalidade de “oficinas”). 

O plano de estudos, conjugado com a oferta de unidades curriculares que a ESELx disponibiliza em cada edição, permite a escolha, pelo mestrando, de diferentes percursos curriculares, que poderão incidir, genericamente, na Educação Artística ou, especificamente, numa das especializações.

Competências a desenvolver

No final do curso os nossos estudantes deverão ser capazes de: 

  • Conceber, planear, implementar e avaliar intervenções assentes em linguagens artísticas, em contextos educativos formais (escolas) e informais (estruturas e organizações de natureza sociocultural e comunitária);
  • Gerir intervenções (de âmbito curricular e não curricular), bem como organizar e produzir recursos, nas áreas de artes plásticas e de teatro, de acordo com conhecimentos científicos, artísticos e metodológicos atualizados;
  • Realizar atividades de pesquisa, organização de informação, escrita académica e disseminação de produção científica e artística, enquadradas por metodologias de investigação.

Convidados (edições anteriores)

(conferências, seminários, workshops ou unidades curriculares em edições anteriores)

Catarina Romão Gonçalves (Teatro Intergeracional/Teatro da Trindade, Lisboa)
Eugénia Vasques (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL)
Eduardo Salavisa (Professor e Artista Plástico)
Filipa Burgo (artista visual e investigadora de diários gráficos)
Gunhild Brænne Bjørnstad (Institutt for allmennlærerutdanning og spesialpedagogikk/Universitetet i Stavanger [Noruega])
Isabel Pinto (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Inês Almeida (Investigadora de livros de artista)
João Brites (Encenador, Cenógrafo e Diretor d’O Bando)
João Duarte (Escultor e Professor/faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)
João Menau (ESELx)
José Fanha (Escritor)
José Mouga (Pintor)
Margarida Calado (Faculdade de Belas Artes da Universidade Técnica de Lisboa)
Margarida Rainha (Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa/ atriz)
Maria Helena Serôdio (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos de Teatro)
Maria João Brilhante (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos de Teatro)
Maria Repas (Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL)
Mário Kong (Professor/Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa)
Micael Côrtes (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista [Brasil])
Miguel Jesus (Dramaturgo/Encenador/Membro d’O Bando)
Ricardo Reis (Investigador da literacia visual/ revista inVisibilidades)
Sofia Pessoa (Escola Superior de Educação de Lisboa)
Susana Arrais (Teatro Ibisco, Loures)
Susana Gaspar (atriz)
Susana Menezes (Teatro Maria Matos, Lisboa)
Teresa Barreto (Instituto Condessa de Rilvas, Lisboa)
Teresa Vasconcelos (Escola Superior de Educação de Lisboa)

Acesso

Critérios de seleção

Titularidade do grau de licenciado (ou equivalente) e/ou relevância do currículo profissional numa ou mais área(s) do curso.

Critérios de seriação

Os critérios de seriação são os seguintes: 

  • Classificação de licenciatura ou equivalente; 
  • Experiência profissional no âmbito da educação artística; 
  • Desempenho de atividades e funções em áreas específicas das artes e da educação; 
  • Frequência de ações de formação no âmbito da educação artística; 
  • Participação em projetos de investigação e de inovação no âmbito da educação artística; 
  • Publicações e comunicações em congressos e eventos similares, no âmbito da educação artística.

Funcionamento

Horário pós-laboral

Artes Plásticas: segundas e sextas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 13h.
Teatro: segundas, das 16h às 21h; sábados, das 9h às 17h.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos
Cultura, Educação e Arte Miguel Falcão 1º Sem. 187,5 7,5
Eletiva I 1º Sem. 125 5
Eletiva II 1º Sem. 125 5

Oficina Artístico-Pedagógica

1º Sem. 187,5 7,5

Seminário de Investigação I

1º Sem. 125 5

Aprendizagem e Criatividade

2º Sem. 125 5
Desenvolvimento Curricular em Educação Artística Miguel Falcão 2º Sem. 125 5

Educação Artística em Contextos Extraescolares

2º Sem. 125 5
Eletiva III 2º Sem. 125 5
Eletiva IV 2º Sem. 125 5

Seminário de Investigação II

Miguel Falcão, Teresa Maria de Sousa Santos Leite 2º Sem. 125 5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Miguel Falcão Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regime de Avaliação e Frequência dos Cursos de 2º Ciclo, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico. 

Ver REGULAMENTO GERAL (Anexo III do Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo).

Creditação da formação anterior e experiência profissional 

Os mestrandos podem solicitar a creditação da formação anterior e da experiência profissional. 

Ver REGULAMENTO DE CREDITAÇÃO

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

 

Avaliação 

 

É regulada pelo Regime de frequência e avaliação.
Ver também REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO.

A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A apreciação do trabalho final (dissertação ou projeto), por um júri, pressupõe obrigatoriamente a prévia aprovação em todas as unidades curriculares. A obtenção do grau de mestre está dependente do estipulado no Regulamento Geral, em particular da aprovação do trabalho final em provas públicas.

Perguntas Mais Frequentes

1. Posso frequentar este mestrado não sendo educador ou professor?

R: Sim. Este mestrado destina-se a todos os que desenvolvem – ou pretendem desenvolver – atividade na área da educação artística, e das artes plásticas e do teatro em particular, em contextos educativos formais e informais. Por contextos educativos formais devem entender-se as instituições escolares, baseadas na organização curricular e na certificação oficial. Por contextos educativos informais deve entender-se todo o tipo de estruturas e de organizações existentes na comunidade, que não baseiam a sua ação em currículos ou certificações oficiais. Por conseguinte, este mestrado dirige-se a educadores de infância, professores dos ensinos básico, secundário, profissional e de enriquecimento curricular, mas também a atores, artistas plásticos, animadores socioculturais, responsáveis por serviços educativos de estruturas artísticas e culturais e outros profissionais de áreas afins.

2. Tenho obrigatoriamente de escolher uma especialização?

R: Na candidatura e no ato de matrícula, sim. Se pretender concluir o mestrado na especialização escolhida (Artes Plásticas ou Teatro), terá obrigatoriamente de frequentar as unidades curriculares específicas, de tipo opcional, correspondentes a um total de 20 créditos. Se optar por não frequentar as unidades curriculares específicas de cada especialização, obterá o grau de mestre em “Educação Artística”, sem especialização específica.

3. Este mestrado habilita para o exercício da profissão docente?

R: Não. Este mestrado, considerado “académico” ou de “pós-profissionalização” e enquadrado pelo DL 74/2006, de 24 de março, visa o aprofundamento de conhecimentos nas áreas da educação artística e, mais especificamente, das artes plásticas e do teatro na educação, a todos os que se interessam por estas áreas, sejam ou não professores. Constitui, porém, uma importante mais-valia também no currículo dos docentes.

Publicações

Publicações sobre o Mestrado em Educação Artística e suas especializações (Artes Plásticas e Teatro) ou decorrentes dos respetivos Projetos e Dissertações, da autoria de professores e/ou estudantes do curso.

Consultar Aqui

Graduados

As provas públicas para obtenção do grau de mestre em educação artística, tiveram início em dezembro de 2012.

Data

Dissertação/ Projeto

Autor

Júri
26/03/2018

Desvendar’te – Projeto de Animação Teatral com idosos: contributo para o envelhecimento ativo

Laura Fernandes

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Rita Wengorovius
(arguente / ESTC)

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(orientador / ESELx)

21/12/2017

Lugares de memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros

Sílvia da Conceição Ferreira Viola

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Mário Caeiro
(arguente / IP Leiria)

Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo
(orientador / ESELx)

21/12/2017

O papel das artes plásticas no desenvolvimento da inteligência emocional em adolescentes

Diogo Miguel Cordeiro Soares

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Maria Margarida Teixeira Barradas Calado
(arguente / Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

José Pedro Rangel dos Santos Regatão
(orientador / ESELx)

20/12/2017

A educação artística em Portugal (2006-2016): estruturas curriculares e sistemas de apoios como espelhos das políticas educativas

Ana Isabel Augusto Pires

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(presidente / ESELx)

Jorge Ramos do Ó
(arguente / Instituto de Educação – Universidade de Lisboa)

Joaquim Miguel Falcão
(orientador / ESELx)

20/12/2017

Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível

Ricardo José Farias Guerreiro Campos

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

João Paulo Queirós
(arguente / Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

Teresa Isabel Matos Pereira
(orientador / ESELx)

19/12/2017

Os museus e o público sénior: proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público sénior de baixo nível de escolaridade

Ana Lúcia de Barros Guarita

Teresa Isabel de Matos Pereira
(presidente / ESELx)

Ana Cristina Batalha Bernardo Gama
(arguente / ESELx)

Ana Bela Figueiredo Mendes
(orientador / ESELx)

19/12/2017

Educação artística e matemática: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico

Ana Margarida Bastos Gonçalves

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

José Pedro Rangel dos Santos Regatão
(arguente / ESELx)

Silvia Raquel Carvalho de Castro
(orientador / ESELx)

15/11/2017

A tridimensionalidade nas artes plásticas em Jardim de Infância

Mónica Bastos Bate

Joaquim Miguel Falcão
(presidente / ESELx)

Ana Bela Mendes
(arguente / ESELx)

Teresa Maria de Sousa Santos Leite
(orientador / ESELx)

18/12/2015

Formar o «Leitor Público»: Contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta

Duarte Victor

Teresa Leite
(presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Maria Helena Serôdio
(arguente/ FL-UL)

17/12/2015

Grandes obras, grandes artistas: Abordagem da obra de arte em jardim-de-infância, 5-6 anos

Rita Rovisco

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes
(orientador/ ESELx)

Teresa Pereira
(arguente/ FL-UL)

17/12/2015

Conceções e práticas sobre emoções no faz-de-conta em jardim-de-infância

Filipa Pereira

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Catarina Tomás
(arguente/ ESELx)

16/12/2015

O teatro como lugar de reinvenção de públicos: Conceções sobre a formação do espectador

Ana Rita Nabais

Teresa Pereira (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Vera Amorim
(arguente/ ESD-IPL)

25/06/2015

Conceções dos professores sobre a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo

Alfredo Pereira Nunes

Teresa Pereira (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão
(orientador/ ESELx)

Carla Antunes
(arguente/ IE-UMinho)

22/12/2014

Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian Contributo para a Educação Artística em Portugal

Dora Pacheco

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Margarida Calado (arguente/ FBA-UL)

22/12/2014

A Formação de Professores na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra

Sandra Gomes

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Isabel Bezelga (arguente/ EA-UÉvora)

19/12/2014

Programação em Artes Performativas para Idosos nos Serviços Educativos das Redes Culturais

Sónia Dias

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL)

09/07/2014

A arte contemporânea enquanto elemento facilitador da autovalorização dos jovens perante as suas criações artísticas

[especialização em artes plásticas na educação]

Ana Clérigo

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Constança Pignateli Vasconcelos (arguente/ ULusófona)

31/01/2014

Ser mulher, aqui: Teatro, género, comunidade

[especialização em teatro na educação]

Susana Gaspar

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (coorientadora/ ESTC)

Teresa Joaquim (arguente/ UAberta)

20/12/2013

O impacto de um programa de estimulação em jogo dramático no desenvolvimento da linguagem em crianças pré-escolares

[especialização em teatro na educação]

Ana Pinto

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

João Rosa (orientador/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Elisabete Gomes (arguente/ ESELx)

19/12/2013

A Arte/Expressão Plástica numa inter-relação com a Matemática/Geometria: um projeto no Jardim de Infância

[especialização em artes plásticas na educação]

Cecília Guerra

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Cristina Loureiro (coorientadora/ ESELx)

Mário Kong (arguente/ FA-UL)

18/12/2013

A Educação Artística e o desenvolvimento da Criatividade e Autonomia dos alunos de um curso profissional

[especialização em artes plásticas na educação]

Filomena Afonso

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Teresa Leite

(orientadora/ ESELx)

Ana Bela Mendes

(arguente/ ESELx)

18/12/2013

Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de arte

[especialização em artes plásticas na educação]

Carla Pereira

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Graça Carvalho (arguente/ ESELx)

28/12/2012

O Teatro na comunidade de Torres Vedras: As práticas de criação e de fruição em torno do Grupo do Grémio Artístico Torreense

[especialização em teatro na educação]

Benedita Freitas

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Maria João Brilhante (arguente/ FL-UL)

28/12/2012

O Teatro – Espaço de encontro de uma comunidade

[especialização em teatro na educação]

Cassilda Costa

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Eugénia Vasques (arguente/ ESTC-IPL)

20/12/2012

A Expressão Dramática/ Teatro no1º ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de professores

[especialização em teatro na educação]

Berta Pereira

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Teresa Leite (orientadora/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria)

20/12/2012

As formas animadas e a criatividade

[especialização em teatro na educação]

Sónia Vieira

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Maria de São Pedro Lopes (arguente/ ESECS-IPLeiria)

19/12/2012

A educação do corpo na formação do ator

[especialização em teatro na educação]

Helena Vascon

Miguel Falcão (presidente/ ESELx)

Ana Bela Mendes (orientadora/ ESELx)

Vanda Nascimento (coorientadora/ ESD-IPL)

Maria João Alves (arguente/ FMH-UTL)

18/12/2012

Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Relação entre formação dos professores e práticas pedagógicas [especialização em teatro na educação]

Luís António

Ana Bela Mendes (presidente/ ESELx)

Miguel Falcão (orientador/ ESELx)

Teresa Leite (arguente/ ESELx)

18/12/2012

O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico [especialização em teatro na educação]

Ana Cláudio

Teresa Leite (presidente/ ESELx)

João Rosa (orientador/ ESELx)

João Menau (coorientador/ ESELx)

Miguel Falcão (arguente/ ESELx)