ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Educação Especial

Candidaturas AbertasSaber mais
Coordenador Isabel de Lacerda Pizarro MadureiraEquipa de coordenação

Duração: 
2 anos, correspondentes a 4 semestres

Funcionamento: 
Em regime pós laboral

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (19-05-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

O curso confere o grau de Mestre em Educação e tem sido creditado como curso de especialização em educação especial “para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril. 

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características 

O curso visa a formação de professores de educação especial, enquadrado pelo Decreto Lei nº 3/2008, capazes de promover processos de educação inclusiva. O curso comporta três grandes dimensões: a primeira, de caráter mais geral, aborda temas relacionados com os processos de inclusão; a segunda centrada nas respostas educativas para a população com problemas de cognição e multideficiência; e na terceira visa-se desenvolver competências de investigação necessárias à elaboração da Dissertação ou Projeto de Intervenção.

Competências a desenvolver

  • Identificação e avaliação de crianças e jovens com problemas de cognição e multideficiência;
  • Implementação de planos e programas educativos individuais que respondam às necessidades das crianças/jovens e dos contextos em que se inserem;
  • Cooperação, trabalho em equipa e partilha junto de pares, famílias e técnicos;
  • Implicação ética e envolvimento efetivo e constante com a procura de respostas educativas inclusão;
  • Identificação de problemas relevantes emergentes da prática e aplicação de técnicas e instrumentos de investigação que permitam uma reflexão fundamentada e problematizadora sobre o real.

Acesso

Critérios de seleção

Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo

Educadores de Infância, professores do ensino básico e secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, bem como outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com actividade profissional relevante face aos objectivos do curso.

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • 3.ª, 5.ª e 6.ª das 18h às 21h.
  • Início – Setembro de 2018

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos
Currículo e Necessidades Educativas Especiais Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 125 5
Desenvolvimento e Avaliação em Educação Especial Francisco Manuel Marta Vaz da Silva 1º Sem. 187,5 7,5

Intervenção Precoce

Marina Fuertes 1º Sem. 125 5

Metodologias de Investigação I

Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 187,5 7,5

Perturbações do Comportamento

Francisco Manuel Marta Vaz da Silva 1º Sem. 125 5
Avaliação e Intervenção em Multideficiência Maria Clarisse Alexandrino Nunes 2º Sem. 312,5 12,5
Avaliação e Intervenção em Problemas de Cognição Isabel de Lacerda Pizarro Madureira 2º Sem. 250 10

Práticas de Educação Inclusiva

Maria Clarisse Alexandrino Nunes 2º Sem. 187,5 7,5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Francisco Manuel Marta Vaz da Silva, Isabel de Lacerda Pizarro Madureira, Maria Clarisse Alexandrino Nunes Anual 1312,5 52,5

Metodologias de Investigação II

Mariana Conceição Dias, Francisco Manuel Marta Vaz da Silva, João Manuel dos Santos Rosa 1º Sem. 187,5 7,5

No 1º ano (1º e 2º semestres) o curso tem Unidades Curriculares de caráter teórico-prático e também Unidades com componentes de trabalho de campo que visam garantir oportunidades de contacto direto com contextos educativos e crianças e jovens com problemas de cognição e multideficiência. O 2º ano (3º e 4º semestres) são dedicados à elaboração da Dissertação ou Projeto de Intervenção.  

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no regime geral de avaliação e frequência, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico (descarregar Regulamento Geral de Avaliação e Frequência).

Creditação da formação anterior e experiência profissional | Regulamento de Creditação

Avaliação 

Regulamento Geral de Avaliação e Frequência

As unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

Candidaturas

2019/2020

2ª fase | 2 a 21 de julho

 

1ª fase | 15 de abril a 1 de julho

Seriação dos Candidatos - 1.ª Fase
(A abertura do Curso está ainda condicionada à existência de um n.º mínimo de candidatos)

Consulte aqui a lista de seriação

 

Edital de abertura

Consulte o Edital

Formalização da Candidatura

A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt