ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Educação Social e Intervenção Comunitária

Candidaturas AbertasSaber mais
Coordenador Maria João Oliveira Antunes Barroso HortasEquipa de coordenação

Duração: 
Tempo integral: 2 anos * 
* sem limite para Trabalhadores-Estudantes  

Funcionamento: 
Terças e Quintas ( das 17h30 às 22h30)
Sábados (da 9h às 12h - esporadicamente)

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (07-07-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

A Escola Superior de Educação de Lisboa face às necessidades de formação de profissionais na área social, oferece o Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária a partir de um olhar fundamentado e contextualizado nas problemáticas contemporâneas da intervenção comunitária.

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento, AQUI

Principais características 

O curso de mestrado - Educação Social e Intervenção Comunitária - abrange duas componentes fundamentais: 

  1. Uma componente de formação curricular (60 ECTS);
  2. Uma componente de trabalho autónomo supervisionado, orientada para o desenvolvimento de uma dissertação ou trabalho de projeto (60 ECTS). 

Competências a desenvolver 

O curso proporciona o acesso a conhecimentos especializados e instrumentos teóricos, metodológicos e éticos nos domínios da Educação Social e Intervenção Comunitária (ESIC) a partir de um diálogo interdisciplinar. O ciclo de estudos está organizado com base numa ligação estreita com a esfera profissional, permitindo ampliar e aprofundar competências e saberes em domínios atuais para a sociedade portuguesa, nomeadamente promovendo a atualização em diversas áreas temáticas de grande relevo, com destaque para as seguintes: Cidadania(s), Risco(s) e Diversidade(s); Cultura, Arte e Inclusão; Educação Social: Estratégias de Intervenção; Infância, Juventude e Velhice: Políticas e Práticas.

O curso propõe-se desenvolver as competências de: 

  • Aquisição de um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das práticas no campo da ESIC, visando a compreensão das transformações sociais em curso, no contexto local, nacional e global; 
  • Análise, diagnóstico, intervenção e  avaliação crítica das práticas contemporâneas em ESIC, reconhecendo os desafios atuais, políticas e projetos;
  • Conceção e gestão de  projetos ancorados em estratégias de ESIC e suportados por ferramentas dos domínios da arte, cultura e/ou desporto, em contextos de educação não formal (em articulação com a formal), reconhecendo a diversidade de contextos e públicos;
  • Investigação científica e intervenção no domínio da ESIC e da sua articulação com outros campos do saber, contribuindo para uma visão/conceção mais alargada e plural da ESIC.

Apresentação do Mestrado

Acesso

Critérios de seleção

São admitidos como candidatos os candidatos que sejam titulares do grau de licenciado ou equivalente legal ou com atividade profissional relevante face aos objetivos do curso.

Critérios de seriação

(Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • De segunda a sexta-feira (23h por semana em aulas e tutorias);
  • Trabalho autónomo — os alunos deverão prever tempos semanais para estudo, leituras e preparação da prática.
  • Início – Setembro de 2016.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Desenvolvimento, Cidadanias, Riscos e Diversidades

Tiago Alexandre Fernandes Almeida 1º Sem. 200 8
Educação Social e Desafios Contemporâneos Catarina Almeida Tomás 1º Sem. 212,5 8,5

Políticas e Projetos de Intervenção Comunitária

Maria João Oliveira Antunes Barroso Hortas 1º Sem. 212,5 8,5

Seminário de Investigação I

Teresa Maria de Sousa Santos Leite 1º Sem. 125 5

Cultura, Arte e Inclusão

Kátia Couto de Sá Sabino dos Santos 2º Sem. 250 10

Eletiva

[saber mais] *Unidade Eletiva – Os/as estudantes devem fazer 5 créditos numa das UC disponibilizadas pelo curso ou outra em cursos de mestrado em funcionamento no IPL.
2º Sem. 125 5

Laboratório de Métodos e Técnicas de Intervenção

Maria João Oliveira Antunes Barroso Hortas 2º Sem. 250 10

Seminário de Investigação II

Mariana Conceição Dias 2º Sem. 125 5

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Projeto de Intervenção ou Dissertação

Susana Paula Gomes Costa Pereira Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Isabel de Lacerda Pizarro Madureira Anual 125 5

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)
Declaração de retificação ao plano de estudos

Docentes

Ao longo da sua experiência, a ESELx foi reunindo um corpo docente com uma prática de investigação e pedagógica centrada na formação de professores e em problemáticas de contextos socioculturais e educativos. Consideramos que reunimos os recursos humanos necessários para a concepção e implementação de um mestrado em educação social e intervenção comunitária. Para a concretização deste mestrado foram mobilizados os docentes considerados mais habilitados e experientes para coordenarem e leccionarem as diferentes unidades curriculares previstas no plano de estudos. 

Avaliação

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regime de Avaliação e Frequência dos Cursos de 2º Ciclo, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico (Anexo III do Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo).

Creditação da formação anterior e experiência profissional

(ver também Regulamento de Creditação)

Os mestrandos podem requerer a creditação de: 

  • unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos; 
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos. 

Avaliação 

(ver também Regulamento de Avaliação

A unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame. 

As unidades curriculares do domínio de iniciação à prática profissional, estágio, seminário ou outras unidades curriculares de carácter prático definidas pelo Conselho Técnico-Científico como requerendo estatuto específico são necessariamente objeto de avaliação contínua, não podendo ser realizadas por exame. 

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.  

 

Candidaturas

Período de Candidatura

2 de maio a 11 de julho de 2018

Edital de abertura

Consulte o Edital

 

Documentos

  • fotocópia do BI e NIF / cartão de cidadão 
  • Curriculum Vitae de acordo com os critérios de seleção definidos no edital 
  • Declaração comprovativa do tempo de serviço
  • Diplomas comprovativos das habilitações académicas e profissionais, ou respetivas cópias autenticadas, indicando as classificações obtidas.

Formalização da Candidatura

A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page

Os candidatos que não entreguem toda a documentação exigida serão automaticamente excluídos. As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

 

 

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt