ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância

Candidaturas AbertasSaber mais
Coordenador Dalila Maria Brito da Cunha LinoEquipa de coordenação

Coordenadores do Consórcio/Consortium Coordinators
Elena Gómez Parra (UCO)
Dalila Lino (ESELx)
F. Esra Molu (UM)

Mais informações e candidaturas em 
https://web.em-petal.eu

Master in Play, Education, Toys and Languages (Petal)

Curso acreditado (29-05-2017) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Principais características

O Mestrado em Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância é um curso de 2.º ciclo de estudos, com um total de 120 ECTS e foi desenvolvido, de forma colaborativa por um consórcio que integra a Universidade de Córdova (UCO), (Córdova, Espanha), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), (Lisboa, Portugal) e a Universidade de Marmara (UM), (Istambul, Turquia). O Mestrado apresenta um plano de estudos único no Espaço de Ensino Superior Europeu, apresentando uma estrutura que integra, de forma articulada, várias áreas da educação de infância, nomeadamente: o jogo e os brinquedos, a educação intercultural e o ensino de uma segunda língua. Cada semestre oferece um conjunto de unidades curriculares que integram os aspetos educacionais, interculturais e sociais da educação de infância e promovem oportunidades para interagir e colaborar com pessoas de diferentes culturas, nacionalidades, línguas e tradições, permitindo desenvolver uma consciência e competência intercultural e multilinguística. O Mestrado fomenta a interação entre as instituições do ensino superior e outras instituições culturais e educativas como os Museus do Brinquedo e do Brincar internacionais, os Centros de Investigação (como o CINDE na Colômbia e AIJU em Espanha) e NGOs que participam no curso. O Mestrado tem a duração de 4 semestres que se organizam da seguinte forma: o primeiro semestre é realizado na Universidade de Córdova, o segundo semestre na Escola Superior de Educação de Lisboa, e o terceiro na Universidade de Marmara. A supervisão da dissertação ou do projeto de intervenção que ocorre no quarto semestre é da responsabilidade das três instituições de ensino superior.
A língua de instrução é o inglês.

Presentation

The Master in Play, Education, Toys and Languages (PETaL) is a two year master programme of 120 ECTS, jointly developed by the University of Cordoba (UCO), (Cordoba, Spain), the Higher School of Education of Lisbon (ESELx),(Lisbon, Portugal), and the University of Marmara (UCO), (Istanbul, Turkey). The Master programme presents a unique study plan in the European Higher Education Area. The syllabus has a structure that integrates, in an articulated manner, several areas of childhood education, namely: play and toys, intercultural education and the teaching of a second language. Each semester offers a set of curricular units that integrate educational, intercultural and social aspects of childhood education, and promotes the opportunity to know different contexts, to interact and collaborate with people from different cultures, nationalities, languages and traditions which allows the development of intercultural and multilingual awareness and competence. The Master promotes interaction between higher education institutions and other cultural and educational institutions such as the International Toy and Play Museums, Research Centers (such as CINDE in Colombia and AIJU in Spain) and NGOs that participate in the programme.
This two year master programme of 120 ECTS is divided into four semesters. Each cohort will spend the first semester at the University of Cordoba, the second semester at Higher School of Education of Lisbon and the third semester at University of Marmara. The fourth semester is the responsibility of the 3 institutions.
The language of instruction for the programme is English.

Objetivos e competências a desenvolver

Aprofundar conhecimentos em várias áreas de especialização na educação de infância, desenvolver ideias e pesquisas científicas originais no âmbito do jogo e dos brinquedos, da educação intercultural e da aquisição de uma segunda língua. 

  • Conhecer e compreender os fundamentos básicos das práticas de qualidade e da ética profissional na educação de infância.
  • Desenvolver novas metodologias, abordagens, conceitos e ferramentas para a educação de infância.
  • Desenvolver competências para assumir um papel ativo e autónomo em múltiplos contextos de educação de infância, ensino superior, investigação, museus e convocar a informação mais recente no âmbito de equipas nacionais e internacionais, tornando-se agentes de mudança capazes de responder às exigências de uma sociedade em mudança, complexa, multilingue e intercultural.

Objetivos and Learning outcomes

To enhance knowledge in various expertize areas of early childhood education and apply innovative ideas, develop and execute original scientific or teaching research on play, toys, early childhood education, intercultural studies, and early second language acquisition.

  • To know and to understand the foundations of teaching and professional ethics, and good practice in the field of early childhood education.
  • To develop new methodologies, approaches, concepts and tools for early childhood education.
  • To take an active and independent role in early childhood education, higher education, research, administration, and museums as well as to use the most recent information in their own countries and/or in international teams

Critérios de seleção e seriação

A seleção e a seriação dos candidatos é realizada por um júri que integra docentes das três instituições de ensino superior e é feita com base na análise curricular.

Critérios de Seleção
São admitidos a concurso os titulares de grau de licenciado em Educação de Infância ou equivalente, Ciências da Educação, Psicologia, e outras licenciaturas relacionadas com a área científica de estudos

Critérios de Seriação

  • Classificação de licenciatura ou equivalente e classificação profissional.
  • Experiência profissional no âmbito da área científica do curso.
  • Participação em projetos de investigação ou inovação na área científica de estudos.
  • Outras experiências relevantes na área científica ou outras áreas afins ao domínio do curso.
  • Publicações e comunicações em congressos.
  • Domínio comprovado da língua inglesa para os candidatos cuja língua materna ou de instrução não é o inglês.

Admission and seriation requirements

The selection of candidates is the responsibility of a committee that integrates teachers from the three higher education institutions and will be done through a CV analysis

Admission requirements
Candidates who have a bachelor degree in Early Childhood Education, Science of Education or equivalent according to national legislation and practices in the degree, Psychology, or other degree related to the scientific area of the master are admitted.

Seriation requirements

  • Level of academic qualification.
  • Relevance and level of professional experience
  • Participation in research/innovation projects on the scientific area of the master.
  • Other relevant experiences on the scientific area of the master or on a related field.
  • Publications and presentations at conferences.
  • Applicants whose native language is not English or whose undergraduate instruction was not in English must demonstrate proficiency in English.

Documentos

  • Diplomas comprovativos das habilitações académicas e profissionais, ou respetivas cópias autenticadas, indicando as classificações obtidas.
  • Carta de motivação.
  • Cópia de passaporte ou de cartão de identificação.
  • Comprovativo do domínio da língua inglesa. Os candidatos cuja língua materna é o inglês estão dispensados da apresentação do comprovativo.
  • Curriculum Vitae.

Documents

  • Transcript of records (a notary copy will be valid).
  • Statement of purpose.
  • Passport or ID copy.
  • Proof of English proficiency (for applicants whose native language is not English or whose undergraduate instruction was not in English).
  • Curriculum Vitae.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Iniciação à Língua Espanhola*

[saber mais] Spanish Language *Alunos cuja língua materna é o espanhol poderão escolher uma UC electiva oferecida pela U. Córdova
1º Sem. 50 2

Introdução à Aquisição Inicial de uma Segunda Língua

[saber mais] Introduction to Early Second Language Acquisition
1º Sem. 200 8

Introdução à Educação Intercultural e Educação de Infância

[saber mais] Intercultural Education and Early Childhood Education
1º Sem. 150 6

Metodologia de Investigação Quantitativa e Qualitativa

[saber mais] Qualitative and quantitative research
1º Sem. 200 8

Porque é importante jogar: A psicologia dos jogos infantis

[saber mais] Why Play Matters: The Psychology of Children’s Play
1º Sem. 150 6

Iniciação à Língua Portuguesa*

[saber mais] Portuguese Language * Alunos cuja língua materna é o português poderão escolher uma UC electiva oferecida pela ESELx
2º Sem. 50 2

O Jogo nas Abordagens Pedagógicas

[saber mais] Pedagogical approcahes to tplay
2º Sem. 200 8

Os direitos das Crianças e a Educação Intercultural na Ed.

[saber mais] Children’s Rights and Intercultural Education in ECE
2º Sem. 200 8

Práticas para a aprendizagem lúdica

[saber mais] Practices for Playful Learning
2º Sem. 100 4

“Playwork” e o Jogo como processo de Terapia

[saber mais] “Playwork” and Play as Therapeutic Process
2º Sem. 200 8

2º Ano

(3º e 4º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

A Experiência do Museu do Brinquedo de Istambul

[saber mais] Istanbul Toy Museum Experience
1º Sem. 100 4

Família, Comunidade a Aprendizagem na Educação de Infância

[saber mais] Family, Community and Learning in Early Childhood Education
1º Sem. 100 4

Iniciação à Língua Turca*

[saber mais] Turkish Language * Alunos cuja língua materna é o turco poderão escolher uma UC electiva oferecida pela U. Marmara
1º Sem. 50 2

Sociologia da Educação e o papel do Género (no jogo)

[saber mais]
1º Sem. 200 8

Trabalho de Projeto ou Dissertação

[saber mais] Master Thesis or Intervention Project
2º Sem. 1050 42

*6 ECTS de unidades curriculares opcionais (2 ECTS de língua espanhola, 2 ECTS de língua portuguesa e 2 ECTS de língua turca). Os estudantes cuja língua materna seja uma destas línguas ficam dispensados da frequência destas UCs e podem escolher, em cada um dos 3 semestres, uma UC opcional das oferecidas em outros cursos de mestrado nas 3 instituições de ensino superior envolvidas na implementação do CE. Em cada semestre será apresentada aos estudantes uma lista das UCs opcionais oferecidas pela IES onde decorrem as aulas.

No segundo semestre do 1º ano é oferecida uma unidade curricular opcional “Arte e Matemática” (6ECTS).

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Equipa docente Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx)/Higher School of Education of Lisbon (ESELx) Faculty

  • Dalila Lino
  • Marina Fuertes
  • Catarina Tomás
  • Clarisse Nunes
  • Antónia Estrela

Equipa docente Universidade de Córdova (UCO)/University of Cordoba (UCO) Faculty

  • Mª Elena Gómez Parra
  • Cristina Aránzazu Huertas Abril
  • Eva Mª Romera
  • Carmen Viejo Almanzor
  • Rosario Ortega Ruiz
  • Antonio Jesús Rodríguez Hidalgo
  • José Antonio Casas Bolaños
  • Juan Calmaestra Villén

Equipa docente Universidade de Marmara (UM)/Marmara University (UM) Faculty

  • Ozana Ural
  • Alev Önder
  • Levent Deniz
  • Işık Kamaraj
  • F. Esra Molu

Candidaturas

Ano letivo 2020/2021

Período de candidaturas até 31 de dezembro de 2019

Mais informações e candidaturas em  https://web.em-petal.eu

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt