Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Coordenador Ana Sofia Ferreira CaseiroEquipa de coordenação

Duração: Quatro semestres letivos, abrangendo a componente curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação ou do Projeto de Intervenção.

Horário: Pós-Laboral

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

Curso acreditado (15-04-2016) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vantagens do nosso curso

O curso confere o grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com 12 créditos na componente de formação curricular e 4 créditos na componente de Dissertação ou Projeto de Intervenção.

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão na carreira. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características

O curso proporciona o aprofundamento do conhecimento teórico e prático no domínio da educação matemática, visando o aprofundamento do conhecimento matemático para ensinar bem como do conhecimento didático e curricular. O curso comporta ainda uma dimensão focada no desenvolvimento de competências de investigação necessárias à elaboração da Dissertação ou Projeto de Intervenção.

Competências a desenvolver

• Ampliação e aprofundamento de conhecimentos de Matemática indispensáveis para o ensino da disciplina nos primeiros anos (pré-escolar, 1º e 2º ciclos) assim como atualização sobre o seu ensino e aprendizagem, em termos de investigação e das consequentes implicações para o ensino da Matemática.
  • Reflexão sobre a prática educativa, gestão e organização do currículo, no sentido de uma qualidade do ensino da Matemática nas instituições educativas, com base em quadros teóricos de referência.

Critérios de seleção

A seleção dos candidatos é realizada pela coordenação do curso com base na análise curricular.

Critérios de seleção

São admitidos a concurso titulares de grau de licenciado ou equivalente, habilitados profissionalmente para lecionar na Educação Pré-Escolar ou no 1º ciclo ou Matemática no 2º ciclo do Ensino Básico, com experiência profissional num destes níveis ou na formação inicial de professores.

Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo

Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues Anual 1375 55

Sem. de Apoio ao Proj. de Inter. ou Dissertação

Isabel de Lacerda Pizarro Madureira Anual 125 5

O curso abrange duas componentes fundamentais:

• uma componente de formação curricular (60 ECTS), no 1.º ano letivo;
• uma componente de trabalho autónomo supervisionado, orientada para o desenvolvimento de uma dissertação ou projeto de intervenção (60 ECTS), no 2.º ano letivo.

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Cristina Loureiro
João Rosa
Margarida Rodrigues
Teresa Leite
Tiago Almeida
Ana Boavida
Fátima Mendes

Regime de frequência e avaliação

As normas relativas a frequência, avaliação, creditação e classificação estão contidas no Regime de Avaliação e Frequência dos Cursos de 2º Ciclo, o qual é elaborado e aprovado em sede de Conselho Pedagógico (descarregar Regulamento Geral de Avaliação e Frequência).

As unidades curriculares são objeto de avaliação, podendo esta assumir os seguintes regimes: avaliação contínua e avaliação por exame.

A definição dos critérios e processos de avaliação relativos a cada unidade curricular são da competência do respetivo coordenador.

A Dissertação ou o Projeto têm defesa pública.

Creditação da formação anterior e experiência profissional

Regulamento de Creditação

Os mestrandos podem requerer a creditação de:

• unidades curriculares singulares para outras unidades curriculares e/ou domínios científicos;
  • currículo académico global para unidades curriculares ou domínios científicos.

Resultados das Candidaturas 2019

2019/20

2ª fase | 2 a 21 de julho
Brevemente