Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos

Duração:
Dois semestres letivos

Funcionamento:
Pós-laboral (terças, quartas-feiras e quintas das 18h às 21h e alguns sábados das 9h às 13h). O Projeto e o Seminário serão realizados em contexto de trabalho.

Contacte-nos:
s.academicos@eselx.ipl.pt

As vantagens do nosso curso

A Pós-Graduação em Educação em Creche e outros equipamentos com crianças visa a formação contínua dos Profissionais de Educação no sentido de promover práticas de qualidade, privilegiando uma dinâmica de práticas de formação-ação reflexivas, em contextos institucionais para a infância dos 0 aos 3 anos, conforme estipulado no Decreto-Lei nº 241/02 de 30 de Agosto, Anexo 1, ponto 2 que regulamenta o perfil específico de desempenho profissional do educador de infância.

Competências a desenvolver

No final os nossos estudantes deverão ser capazes de:

• Qualificação científica dos Educadores de Infância para a implementação e desenvolvimento de práticas educativas integradas em quadros conceptuais que privilegiem a perspetiva sócio – construtivista, para o trabalho com crianças (dos 0 aos 3 anos) em contexto de creche e outros serviços e equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
  • Desenvolver competências de investigação – ação como suporte de práticas educativas de qualidade em contexto de creche e equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
  • Promover um espaço de reflexão sobre as crianças dos 0 aos 3 anos, considerando-as sujeitos de direitos, atores sociais, participantes no contexto de creche e outros equipamentos para as crianças dos 0 aos 3 anos.
  • Promover a partilha e o aprofundamento teórico-metodológico e de práticas profissionais que privilegiem estratégias de trabalho em parceria com as famílias, considerando a sua heterogeneidade (social, género, cultural, étnica e religiosa) e a sua participação no contexto educativo.
  • Aprofundar estratégias de trabalho colaborativo e em rede através da valorização do envolvimento dos serviços e recursos a nível local, de forma a potenciar uma resposta holística, considerando as caraterísticas e necessidades das crianças, das famílias e das equipas educativas.

Horário em tempo integral

• Pós-laboral (terças, quartas-feiras e quintas das 18h às 21h e alguns sábados das 9h às 13h).
  • O Projeto e o Seminário serão realizados em contexto de trabalho.

Estrutura do Curso

1º Ano

(1º e 2º Semestres) Coordenador Tipo Horas Créditos

Envol. da Família e da Com. na Edu. dos 0 aos 3

[saber mais] Envolvimento da Família e da Comunidade na Educação dos 0 aos 3 Anos
Marina Fuertes 1º Sem. 18 3,5

Infância, Desenvolvimento e Risco

Tiago Alexandre Fernandes Almeida 1º Sem. 54 11

Pedagogia e Educação em Creche I

[saber mais] Pedagogia e Educação em Creche I e outros Equipamentos para as Crianças dos 0 aos 3 Anos (Módulo 1)
Dalila Maria Brito da Cunha Lino 1º Sem. 43 8,5
Sociologia da Infância Catarina Almeida Tomás 1º Sem. 18 3,5

Desen. e Aprendizagem da Criança dos 0 aos 3 Anos

Tiago Alexandre Fernandes Almeida 2º Sem. 27 5,5

Pedagogia e Educação em Creche II

Dalila Maria Brito da Cunha Lino 2º Sem. 54 11

Catarina Almeida Tomás 2º Sem. 86 17

Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)

Perguntas Mais Frequentes

Qualquer pessoa se pode candidatar recebendo no final o diploma de Pós-Graduação. Para que o referido curso possa ser considerado como curso de Formação Especializada, é necessário ter pelo menos 5 anos de serviço docente, conforme consta no ponto 2, do art.º 4º, do Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de Abril.

Candidaturas

2019/2020

15 de abril a 1 de julho

Edital de abertura

Consulte o Edital

Formalização da Candidatura

A candidatura só poderá ser realizada online através do link: https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page
As candidaturas só serão validadas após o pagamento da taxa de candidatura (51,25 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco que será disponibilizada no decorrer da candidatura.

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt