Marionetas e Formas Animadas
Duração
2 semestres letivos
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s.academicos@eselx.ipl.pt
As vantagens do nosso curso
Esta Pós-graduação, única no panorama da formação avançada em Portugal, distingue-se:
(i) por uma estrutura curricular teórico-prática equilibrada, com forte componente experimental,
(ii) pela incidência das suas abordagens em contextos diferenciados (escolares e extra-escolares),
(iii) pelas características do corpo docente, que conjuga importantes percursos académicos e artísticos.
Principais características
O curso tem um total de 60 créditos (ECTS) e está organizado em 2 semestres, o último dos quais integra o Projeto, supervisionado.
Objetivos
Este curso visa o aprofundamento, pelo estudante, do conhecimento teórico-prático no domínio das marionetas e formas animadas, com vista a:
- Desenvolver competências de intervenção em contextos educativos formais, não formais e informais.
- Conceber, implementar e avaliar projetos neste campo específico.
Professores das edições anteriores
Consulte a listagem dos docentes das edições anteriores
Acesso
Critérios de selecção
Titularidade do grau de licenciado (ou equivalente) e/ou relevância do currículo na área da animação de histórias.
Funcionamento
O curso decorre, de forma intensiva, em alguns fins de semana.
HORÁRIO: sexta-feira – 19h/23h; e sábado – 9h30/12h30 e 14h/19h.
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Corpo docente
Professores previstos - Confirmação brevemente
Estrutura do Curso
1º Ano
(1º e 2º Semestres) | Coordenador | Tipo | Horas | Créditos |
---|---|---|---|---|
Corpo, Movimento e Voz [saber mais] Luís Madureira (VOZ) Madalena Victorino (CORPO) | Miguel Falcão | 1º Sem. | 30 | 5 |
História do Teatro de Formas Animadas [saber mais] Christine Zurbach (em regime de seminários) José Alberto Ferreira | Miguel Falcão | 1º Sem. | 30 | 5 |
Laboratório de Formas Animadas I [saber mais] Igor Gandra (DISPOSITIVOS CÉNICOS) Luís Vieira (CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS/ TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO) João Rapaz (CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS) Rute Ribeiro (TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO) | 1º Sem. | 60 | 10 | |
Laboratório de Formas Animadas II [saber mais] Isabel Barros (CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO) João Carneiro (ESCRITA PARA TEATRO DE MARIONETAS) Joaquim René (PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO) | Miguel Falcão | 1º Sem. | 60 | 10 |
Formas Animadas em Contextos Escolares e Extra-escolares [saber mais] e Rute Ribeiro | Miguel Falcão, Natália Vieira | 2º Sem. | 30 | 5 |
Projeto de Marionetas e Formas Animadas | Miguel Falcão, Natália Vieira | 2º Sem. | 60 | 20 |
Seminário de Investigação em Marionetas e Formas Animadas [saber mais] Outros docentes a designar | Miguel Falcão | 2º Sem. | 30 | 5 |
Plano de estudos (publicação em Diário da Républica)
Avaliação
Regime de frequência e avaliação
O funcionamento do curso processar-se-á de acordo com o estabelecido no Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo da ESELx e no Regulamento de Frequência e Avaliação da ESELx.
Ver Regulamento Geral dos Cursos de 2º Ciclo
Ver Regulamento de Frequência e Avaliação
Perguntas mais frequentes
Esta pós-graduação confere grau académico?
Não. Esta pós-graduação – não sendo um curso de licenciatura, mestrado ou doutoramento – não confere um grau académico. O estudante obtém um diploma de estudos pós-graduados.
É possível concluir a pós-graduação sem realizar o Projeto?
Não. O Projeto, que é também uma unidade curricular, corresponde a 20 créditos, isto é, um terço do total de créditos do curso. Sem a sua realização, sob supervisão de docentes da ESELx, a pós-graduação não fica concluída.
É admissível frequentar esta pós-graduação enquanto frequento outro curso na ESELx?
Sim. A legislação em vigor permite que um estudante frequente mais do que um curso superior em simultâneo, no mesmo estabelecimento de ensino ou em estabelecimentos de ensino diferentes.
Usufruindo do Estatuto de Trabalhador-Estudante, posso inscrever-me na pós-graduação mesmo que, por razões profissionais, não tenha possibilidade de frequentar todas as aulas?
Sim. Os estudantes abrangidos pela legislação relativa ao Estatuto de Trabalhador-Estudante podem beneficiar da adequação dos processos de avaliação previstos, a qual poderá eventualmente incluir trabalhos alternativos ou suplementares.