ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Oficinas IV Encontro da Literatura para a Infância -Segredos por contar

OFICINA 1:
Natália Vieira, Kátia Sá e Carla Rocha

Eu sei... e tu, queres saber?

Oficina sobre os segredos guardados em caixas com histórias dentro. A caixa, equipada com vários objetos, servirá de dispositivo/palco para a criação e dinamização de segredos com histórias.

OFICINA 2:
Abel Arez e Vera Ribeiro 

Oficina Bailarina!

Esta oficina quer ser bailarina…como a menina que cresce nas palavras de Cecília Meireles… mas depois experimenta dançar, desenhar, pintar, saltar, tocar, girar, sentir…. E explora várias linguagens artísticas assumindo, a partir do poema, que a dança, as produções gráficas e o som são formas de deixar uma marca, de se expressar. É esse o segredo guardado nas palavras desta poetisa. Venha descobri-lo!

OFICINA 3:
Ana Mourato    

Acordar segredos de um livro álbum acolhendo o leitor

 A leitura dialógica entre o texto linguístico e icónico prende-se com as linhas explícitas e implícitas que tecem esta interdependência. As dinâmicas entre o mediador, texto, ilustração e leitor complementam-se mutuamente atuando na construção da significação de um universo de segredos e “não ditos”, dando espaço à curiosidade, encorajando à reflexão, à formulação de hipóteses interpretativas, à capacidade sensorial e emotiva dos leitores.

Iniciaremos a oficina com a leitura de um livro álbum. Segue-se uma desmultiplicação de segredos e de intertextualidades que abrem o leque interpretativo e remetem para outras obras. Finalizamos com a entrada num universo sensorial e de exploração de recursos imagéticos que permitem acordar na infância, de forma contentora, as linhas “não ditas” do livro lido.

OFICINA 4:
Sandrina  Esteves

Sussurrando, murmurando, palavrando… os segredos das histórias.

Nesta oficina, pretende-se traçar estratégias promotoras da consciência fonológica, a partir da literatura infantil.

OFICINA 5:
Clarisse Nunes, Rita Nobre, Encarnação Silva, Cátia Rijo e Helena Grácio

O segredo das histórias para crianças com multideficiência

Numa perspetiva de promoção da literacia inclusiva, nesta oficina pretende-se divulgar as Histórias Multissensoriais como estratégia para a inclusão de crianças com multideficiência na cultura do conto de histórias.

OFICINA 6:
Paulo Rodrigues

O que estará escondido no silêncio?

Um livro espera. Silencioso. Palavras aninhadas nas páginas por abrir. Cores que espreitam. Um segredo que nos aguarda... No bosque, era uma vez... Mas, para entrar nesta história, vamos seguir o caminho da música. A música também tem segredos que nos esperam em silêncio. Comecemos lentamente a acordar o corpo, a espreguiçar a voz, a sentir o espaço que nos envolve... Comecemos a abrir o livro...