Passar para o conteúdo principal

Apresentação do Livro | Multissensorialidade e Tecnologias Digitais em Educação Ambiental

imagem
15 Abr 2024

O Instituto Politécnico de Lisboa convida todos os interessados a participar da apresentação do livro "Multissensorialidade e Tecnologias Digitais em Educação Ambiental". Editada pelo Politécnico de Lisboa, esta obra destina-se a docentes e agentes educativos envolvidos nos campos da Educação Ambiental, Ciências e Tecnologia, e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

São apresentadas e analisadas estratégias e casos de exploração ambiental multissensorial, com uso de tecnologias digitais, no contexto da resolução participativa de problemas reais dos sistemas ambientais escolares. As tecnologias digitais são utilizadas como meios de extensão dos sentidos humanos, apoiando as crianças na realização de práticas de cidadania ambiental em contexto, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento dessa mesma cidadania e da subjacente literacia ambiental dos/as participantes. 

Modelo EcoSolvings que resultou da análise de múltiplos estudos de caso, com estudantes de todos os níveis de ensino, é também apresentado, constituindo uma ferramenta útil para a criação de sequências didáticas de utilização dos sentidos, em conjunto com sensores eletrónicos, na exploração e resolução de problemas em Educação Ambiental.

A apresentação será conduzida pela Profa. Doutora Cristina Azevedo Gomes, da Escola Superior de Educação de Viseu, uma renomada especialista no campo da Educação Ambiental.

Data | 22 de abril de 2024
Horário | 16 horas
Local | Palacete dos Serviços da Presidência do IPL, Estrada de Benfica, n.° 529, Lisboa