Matrículas/Inscrições | Ano letivo 2023/2024

banner noticia
22 Ago 2023

MATRÍCULAS / INSCRIÇÕES ONLINE REALIZADAS ATRAVÉS DO PORTAL ACADÉMICO (NetPA)

1.º Passo | Pré-inscrição no NetPA (aceder a Matrículas / Inscrições).

2.º Passo | No ato da matrícula/inscrição deve pagar a 1.ª prestação de propina, a inscrição e o seguro escolar. Deve consultar no NetPA as referências de multibanco. Poderá criar uma referência única para o pagamento destes três emolumentos.

3.º Passo | Entre 24h a 48h após o pagamento, deverá concluir a matrícula / inscrição no NetPA para escolha das Unidades Curriculares a frequentar no ano letivo 2023/24.

CALENDÁRIO / PRAZOS

Licenciaturas - 1.º ano (repetentes), 2.o e 3.o anos – apenas para Unidades Curriculares obrigatórias

• Animação Sociocultural
  • Artes Visuais e Tecnologias
  • Educação Básica
  • Mediação Artística e Cultural
  • Música na Comunidade

Mestrados Profissionalizantes (1.o ano)

• Educação Pré-Escolar
  • Ensino do 1.º Ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do EB
  • Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Mestrados Profissionalizantes (2.o ano) – apenas para Unidades Curriculares obrigatórias

• Educação Pré-Escolar

Mestrados Não Profissionalizantes (1.º ano)

• Educação Social e Intervenção Comunitária

Mestrados Não Profissionalizantes (2.o ano) – apenas para Unidades Curriculares obrigatórias

• Educação Artística
  • Educação Especial

Pós-Graduações

• Animação de Histórias
  • Educação Digital

Todas as Licenciaturas - 1.º ano (primeira vez) – apenas para Unidades Curriculares obrigatórias

Concurso Nacional de Acesso   – 1.ª fase | 28 a 30 de agosto

– 2.ª fase | 17 a 19 de setembro

– 3.ª fase | 30 de setembro a 02 de outubro

Concursos Especiais de Acesso – 21 a 25 de agosto

Mudança de Par Instituição/Curso – 21 a 25 de agosto

Unidades Curriculares Eletivas

Deve entrar na área pessoal do portal académico (NetPA) e dar início ao processo de inscrição nas Unidades Curriculares eletivas.

Todas as Licenciaturas e todos os Mestrados Profissionalizantes
3.o ano – de 1 de setembro, às 10h, a 3 de setembro, às 16h
2.o ano – de 5 de setembro, às 10h, a 7 de setembro, às 16h
1.o ano – de 8 de setembro, às 10h, a 11 de setembro, às 16h

Unidades Curriculares de Aprofundamento | Licenciatura em Animação Sociocultural
3.o ano – de 1 de setembro, às 10h, a 3 de setembro, às 16h
2.o ano – de 5 de setembro, às 10h, a 7 de setembro, às 16h

Consulte as informações sobre as propinas para 2023-24.

Os estudantes com dívidas à Escola não conseguirão efetuar a sua matrícula / inscrição.

Os estudantes que se candidataram à Bolsa de Estudos nos Serviços de Ação Social do IPL para o ano letivo 2023-24 podem efetuar a sua matrícula / inscrição, ficando suspenso o pagamento da 1.ª prestação de propina.

Para o efeito, deverão enviar por e-mail para os Serviços Académicos o comprovativo do pedido de bolsa, identificando no assunto “Bolsa de Estudos” (s.academicos@eselx.ipl.pt).

Após 48h do envio do comprovativo, deverão efetuar os pagamentos do seguro e da taxa de inscrição e, posteriormente, concluir a inscrição no NetPA.

Após o ato da matrícula / inscrição, o estudante pode apresentar uma candidatura a regime de estudante a tempo parcial. Neste regime, o estudante apenas poderá inscrever-se a um número de Unidades Curriculares que correspondam, no máximo, a 30 créditos. Consulte as informações para esta candidatura.

Estão disponíveis na página da ESELx, na área dos Serviços Académicos, outras informações que deverão ser consultadas, nomeadamente tudo o que se refere a Regulamentos e Prazos.