Peças de docentes e estudantes da ESELx em exposição no Museu Gulbenkian

17 Nov 2023

Está patente no Museu Gulbenkian, a 5.ª edição do projeto “O Poder da Palavra - A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento”, que explora uma curiosa enciclopédia gráfica, até setembro de 2024. A entrada é gratuita ao domingo, a partir das 14h00.

Esta instalação é resultado de um processo de curadoria participativa coordenada pelo Museu Gulbenkian, em conjunto com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Centro Ismaili.

A participação da ESELx foi dinamizada pelos docentes Filipa de Burgo e Nuno Monge, que desenvolveram trabalho com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (Alexandre Cortinhas, Pedro Figueiredo, Rúben Pinheiro) e da licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Yeni Varela e Yeri Varela).

imagem grupo

Para Nuno Monge e Filipa Burgo, docentes envolvidos no projeto “O Poder da Palavra trouxe a oportunidade de aproximar as duas instituições, foi um produtivo desafio que evocou sinergias das Artes Visuais, do Design e da Mediação Artística e Cultural. Constituiu-se um espaço de diálogo, formação e criação, que culminou no conjunto de peças apresentadas na instalação, mobilizando as diversas competências dos nossos alunos, da ideação à materialização.”

imagem estudantes

A instalação em exposição na Galeria do Oriente Islâmico conta com cinco peças realizadas na ESELx e no FabLab Benfica, com autoria dos docentes e dos estudantes:

• Círculo do Cosmos
  • Primeira Luz
  • Livro de Memórias, Histórias de Detective
  • Balança
  • Círculos da Alma

Conheça as atividades programadas para o Dia Internacional da Arte Islâmica

A instalação “O Poder da Palavra V - A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento” estará patente no Museu Gulbenkian até setembro de 2024, sendo a entrada é gratuita ao Domingo, a partir das 14h00.

Saiba mais sobre a Exposição - “O Poder da Palavra V - A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento”