Skip to main content

Bem-Vindos à ESELx | 2022/23

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Álvaro de Campos


Fernando Pessoa pela mão de Álvaro de Campos começou assim um dos mais belos poemas da língua portuguesa que vos convido a descobrir. Queremos começar exatamente por vos dizer que temos a consciência que vós, os que agora chegam à Escola, carregam todos os sonhos do mundo, dos quais jamais devem desistir e que vos ajudaremos a atingir, mas também vos queremos dizer que para nós, ao contrário do que está plasmado no poema, são e serão tudo.
Integram hoje a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), começa hoje um novo marco na vossa vida, que certamente os transformará e muito a vários níveis.

Passam a fazer parte de um universo, bem próprio, bem diferente, certamente mais exigente, mas também muito mais frutífero, já que tudo faremos para corresponder a todas as expetativas que têm.
Contem, para vos acompanhar no percurso que agora se inicia, com a disponibilidade de toda a comunidade ESELx, todos os que na Escola estudam, os vossos colegas, ou aqui trabalham, os professores e todos os outros funcionários e colaboradores, de todos os órgãos e serviços.

É importante que participem a vários níveis na vida da escola, nomeadamente integrando os órgãos e estruturas que têm a participação de estudantes e que são vários.
Todos estamos empenhados na vossa integração e sobretudo na vossa formação, quer no âmbito das atividades letivas, quer das não letivas que para nós são muito importantes.

Terminamos exortando-vos a trazer para esta Escola a prática de alguém que nunca se diplomou, porque era demasiado exigente, com os outros, mas também consigo, e que pedia a todos uma profunda mudança nos hábitos tantas vezes vigentes, para que fossem uma referência de qualidade, já que algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde se espera excelência.
Sejam exigentes como Steve Jobs, sejam exigentes connosco, mas sejam também exigentes convosco próprios. Nós cá estaremos para vos acompanhar numa jornada que bem se pode tornar nos vossos, mas também nossos, melhores tempos dos próximos anos.

Sejam bem-vindas/os à Escola Superior de Educação de Lisboa, a nossa Escola.

Com amizade,
Paulo Morais-Alexandre
Presidente da ESELx