Skip to main content

O objetivo central deste projeto é o de apoiar os professores e os futuros professores de 1.º e 2.º CEB no processo de articulação curricular horizontal e vertical, através do desenvolvimento de um protótipo multimédia que irá integrar uma base de dados para a consulta interativa das Aprendizagens Essenciais e um atlas contendo mapas com progressões de aprendizagens.

Os objetivos específicos são:

i) mapear o currículo, procurando analisar a estrutura, as (in)coerências e (des)articulações das AE das diferentes áreas disciplinares do 1.º e 2.º CEB;
ii) caracterizar os desafios enfrentados e as necessidades sentidas pelos docentes na gestão curricular em virtude da revogação dos programas no 1.º e 2.º CEB;
iii) construir e avaliar recursos que contribuam para a articulação vertical e horizontal do currículo;
iv) apresentar recomendações que apoiem os (futuros) professores a desenvolverem contextos de aprendizagem inovadores e interdisciplinares, contribuindo desta forma para aumentar a implementação e a sustentabilidade do atual currículo.

A inovação desta proposta assenta na exploração de questões curriculares atuais, procurando o desenvolvimento de visões e práticas mais informadas sobre o PASEO e as AE, diminuindo o hiato entre o currículo prescrito, implementado e avaliado.

 

Equipa

Bianor Antónia da Cruz Valente
Ana Sofia Ferreira Caseiro
Antónia Pimentel Estrela
Lina Maria Amador Brunheira Assunção
Luís Filipe Gonçalves Mendes
Maria João de Jesus Duarte Silva
Mário José Oliveira Relvas de Assunção
Nuno Alexandre Martins Ferreira
Nuno Manuel Fialho Seabra e Melo
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira
Pedro da Cruz Almeida
Pedro Fernando Onofre Sarreira
Susana Paula Gomes Costa Pereira
Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite

 

Publicações

Mais informações brevemente

 

Recursos online

Consultar plataforma em https://aemaps.vercel.app/