A realização da tua matrícula online na ESELx é feita em dois passos:
1.º Passo | Ativação do email institucional
A ativação do email é o primeiro passo a fazer antes de iniciar a matrícula, sem isso não consegues avançar. O link para ativação foi enviado por mensagem ou acede a www.net.ipl.pt/actdges, para a ativação do email institucional precisas da senha da DGES e do número do Cartão de Cidadão.
2.º Passo | Matrícula no portal académico netPA
Período de matrículas | das 10h00 de 25 de agosto até às 15h de 28 de agosto
- Entrar na área pessoal do portal académico (netPA) com as credenciais do email institucional e dar início ao processo de preparação da inscrição;
- Efetue o pagamento conjunto da 1.ª prestação de propina, taxa de inscrição e seguro escolar. Deve criar no netPA uma referência de multibanco única para os três emolumentos (processamento entre 24h a 48h) ou utilizar MBWay para pagamento imediato. Atenção: Os pagamentos efetuados após as 17h do dia 26 de agosto devem ter o respetivo comprovativo enviado para s.academicos@eselx.ipl, indicando o nome completo, número de estudante e contacto móvel, com o assunto "Concurso Nacional de Acesso 25/26".
- Após o pagamento, quando aparecer como pago na conta corrente, surgirá novamente o separador Matrículas/Inscrições no portal académico (netPA), e deverá concluir a matrícula/inscrição escolhendo as Unidades Curriculares a frequentar no ano letivo 2025-26.
IMPORTANTE:
Os estudantes que não efetuarem a matrícula dentro dos prazos estabelecidos (data/hora) perderão automaticamente a vaga na instituição.
Documentos necessários
- Fotografia tipo passe digital para upload no portal académico.
- Cartão do Cidadão para consulta dos dados pessoais durante o preenchimento.
*Informação
Os alunos que se candidataram à Bolsa de Estudos nos Serviços de Ação Social do IPL para o ano letivo 2025/26, de acordo com os números 2.º e 3.º do artigo 7.º do Despacho n.º 5111/2020 de 29 de abril, podem efetuar a sua matrícula/inscrição, ficando suspenso o pagamento da 1.ª prestação de propina.
Para o efeito deverão enviar, identificando no assunto “BOLSA DE ESTUDOS”, o comprovativo do pedido de bolsa para o e-mail dos serviços académicos (s.academicos@eselx.ipl.pt). Após 24h após o envio do comprovativo deverão efetuar os pagamentos do seguro e taxa de inscrição e posteriormente concluir a sua inscrição no NetPA.
Em caso de dúvida contacte os serviços académicos através do s.academicos@eselx.ipl.pt, referindo: Nome completo, número de estudante e contacto móvel e no assunto colocar "Concurso Nacional de Acesso 25/26".
Matrícula Passo a Passo | Descarregar