Skip to main content

8 de novembro

9h30 

Receção dos participantes

10h00

Abertura (Anfiteatro)

Carla Rocha, Presidente da ESELx
Tiago Tempera, Comissão Organizadora

10h15

Painel “Desafios na Educação” (Anfiteatro)       

Sara Pereira – "Educação Positiva"
Raquel Janeiro – "Primeiros Passos, Grandes Desafios – Os Desafios do Início de Carreira e o Papel do Cooperante"
Sílvia Valério – "Da Teoria à Prática: Ferramentas Digitais que Transformam a Aprendizagem"

Moderadora | Rita Friães

12h30 

Almoço e Partilha de materiais e experiências

14h00Comunicações Paralelas
 

Pré-escolar – Relações que Educam (Sala 301)   

Sara Ponte – "Construindo uma relação de envolvimento entre escola e família"
Ana Pinto – "A educação mora na relação"

Moderadora | Ana Simões

 

1.º Ciclo – Aprender Fazendo (Sala 304)   

Maria Silva – "A Aventura da Leitura e da Escrita no 1.º ano: A minha experiência"
Alexandra Nogueira – "Metodologias Ativas: fazer, aprender, partilhar e refletir"

Moderador | Tiago Tempera

 

1.º Ciclo – Escola em Transformação (Sala 308)   

Ana Rita Pires – "Descobrir o PYP: Um Currículo para o Futuro"
Ana Sousa e Leila Gonçalves – "A Pluridocência em Equipa: organização e dinâmicas"
Carina Carpinteiro – "Entre a sala de aula e a liderança pedagógica: desafios e aprendizagens de um duplo papel"

Moderadora | Rita Friães

15h45

Encerramento (Anfiteatro)   


 Resumos 

Painel

"Educação positiva"

Sara Pereira
@diariodumateacher

Nesta comunicação, será explorada a importância da educação positiva e consciente na escola, de forma transversal no trabalho com crianças e jovens. Serão abordados o conceito de educação positiva e consciente, estratégias de facilitação das transições entre valências de ensino, focos de ansiedade na escola e estratégias para transformar o ambiente de sala de aula num espaço seguro e positivo para a realização de aprendizagens significativas.

 

"Primeiros Passos, Grandes Desafios – Os Desafios do Início de Carreira e o Papel do Cooperante"

David Santiago, Madalena Guerra e Raquel Janeiro
@anita_vai_a_escola

O cooperante desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estagiários, guiando-os na construção da sua identidade docente. Através do acompanhamento, da reflexão e do apoio contínuo, promove a confiança e a autonomia na prática letiva. A sua influência estende-se além da sala de aula, preparando os futuros professores para enfrentar desafios e trabalhar colaborativamente. Nesta apresentação, refletiremos sobre essa importância e os desafios enfrentados no início da carreira docente, desde a gestão da sala de aula à adaptação às exigências pedagógicas. Juntos, construímos um percurso de aprendizagem e crescimento para uma docência mais reflexiva e colaborativa.

 

"Da Teoria à Prática: Ferramentas Digitais que Transformam a Aprendizagem" 

Sílvia Valério
@a_minha_sala_de_aula

Nesta apresentação, serão exploradas ferramentas digitais essenciais para a prática pedagógica, destacando como podem ser aplicadas para potencializar a aprendizagem e o envolvimento dos alunos. Serão abordadas plataformas interativas, ferramentas de jogo, criação de conteúdos e de avaliação. Além da demonstração prática de algumas dessas ferramentas, os participantes terão a oportunidade de discutir estratégias de implementação dos conteúdos através destas ferramentas, promovendo um ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos.

 

Comunicações Paralelas

"Construindo uma relação de envolvimento entre escola e família "

Sara Ponte
@a_sala_da_sara

Reconhecer a importância do envolvimento das famílias na educação dos filhos, numa perspetiva de cooperação e participação; envolvimento, motivação e construção de uma relação de confiança no processo educativo; como envolver, comunicar e promover a participação das famílias na creche/JI/escola - exemplos práticos - reuniões de pais, conceito de sala aberta (participação em atividades/projetos dentro da escola), festas/eventos; correio escola-família; atividades em contexto familiar; contributo e apoio na recolha de informação ou materiais para projetos, por exemplo.

 

"A educação mora na relação "

Ana Pinto
@badadibadado

Tudo começa com um livro. Uma história que talvez nos faça rir, porque talvez nos iremos reconhecer nela — nas pequenas imperfeições, nos gestos apressados, nas contradições de ser uma pessoa adulta. E, quem sabe, seja justamente aí, nesse espelho que o humor nos devolve, que possamos começar a pensar sobre o que significa educar.
Nesta comunicação, convido-vos a olhar a educação de infância como um lugar de vínculo e co-construção, onde o que acontece entre nós e as crianças é terreno fértil para aprender, crescer e pertencer.

Falaremos sobre a importância da escuta sensível, da coerência entre o que dizemos e o que fazemos e do poder transformador das interações quotidianas.
Mais do que estratégias, refletiremos sobre presenças: como podemos estar verdadeiramente com as crianças? Como construímos segurança, confiança e espaço para que cada uma se sinta vista, valorizada e capaz?

Porque, antes de qualquer conteúdo ou atividade, a educação mora na relação — e é nela que começa tudo o que importa.

 

 

"“A Aventura da Leitura e da Escrita no 1.º ano” – A minha experiência" 

Maria Silva
@maria_ensina

Terminado o mestrado em ensino de 1.º CEB, apesar de termos tido as Unidades Curriculares de Formação de Leitores e Didática do Português, é normal sentirmo-nos desamparados/as e assustados/as quando chegou, finalmente, a altura de assumir o 1.º ano e irmos alfabetizar os/as alunos/as de uma turma pela primeira vez. Como certezas tinha definido que queria ensinar a ler e a escrever através das frases do fim de semana e que o tipo de letra seria o script. Pronta para remar contra a maré, mesmo tendo imensas inseguranças, este seria o meu caminho com a minha primeira turma de 1.º ano e assim foi... Uma aventura marcada pelas frases do fim de semana e a diferenciação pedagógica!

 

"Metodologias Ativas: fazer, aprender, partilhar e refletir "

Alexandra Nogueira
@priciclo.classroom

Muitas pessoas, quando imaginam uma sala de aula, vêem um professor em pé, à frente do quadro e as crianças sentadas em silêncio a ouvi-lo. Este é um modelo possível, mas um modelo muito redutor. Redutor do papel do professor, redutor das possibilidades de interação e, por consequência, um modelo que reduz as oportunidades de aprendizagem. Uma criança que aprende é uma criança que ouve, mas também é uma criança que faz, que fala, que ensina, que cria e que reflete. Porquê diminuir a probabilidade de as crianças aprenderem, quando podemos multiplicá-la?

 

"Descobrir o PYP: Um Currículo para o Futuro" 

Ana Rita Pires
@edu.conceitos

Neste workshop, os professores terão a oportunidade de conhecer o Primary Years Programme (PYP), um currículo inovador que promove a aprendizagem por conceitos e investigação. Através de atividades interativas, exploraremos os princípios fundamentais do PYP e como é que eles podem ser aplicados na sala de aula para incentivar o pensamento crítico e a aprendizagem transdisciplinar. Além disso, discutiremos como adaptar estas abordagens ao contexto educativo português.

 

"A Pluridocência em Equipa: organização e dinâmicas" 

Ana Sousa e Leila Gonçalves

@mathteacher_1ciclo
@portugues_1ciclo

Somos duas professoras de 1.º ciclo, que sempre lecionamos em regime de monodocência, sendo que, de há 4 anos para cá, embarcámos num “novo” projeto onde cada professor é responsável por uma área do conhecimento.

Ao longo da nossa apresentação iremos explicar como é que articulamos o nosso trabalho/ planificação, de forma que consigamos manter uma relação entre estas duas áreas e de que forma isto tem um impacto positivo nas aprendizagens das crianças. Explicaremos também os prós e os contras desta forma de trabalhar, pela perspetiva do professor.

 

"Entre a sala de aula e a liderança pedagógica: desafios e aprendizagens de um duplo papel" 

Carina Carpinteiro
@carina.carpinteiro

Nesta sessão, será partilhada a experiência de quem assume, em simultâneo, os papéis de professora e diretora pedagógica. Como se equilibra o trabalho em sala de aula com as exigências da liderança pedagógica? Que dilemas surgem? E que aprendizagens únicas esta vivência proporciona? Proponho-me a partilhar desafios reais, reflexões do dia a dia escolar e estratégias para quem procura crescer na profissão sem perder o olhar pedagógico e humano sobre a escola.