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As vantagens do nosso curso

Formação de professores especialistas no ensino e aprendizagem do português (do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico).
Desenvolvimento de competências de conceção e utilização recursos multimédia no domínio da didática do português.
Funcionamento em  modalidade b-learning (presencial e a distância).

* O curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua correspondendo à componente da  Parte curricular 300h de formação e à componente da Dissertação 100h de formação.
** Mestrado reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE.. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

 

Principais características 

O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo,  numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.
Este curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira (grupos de recrutamento 110, 200, 210 e 220 do ensino básico). Tal como sucedeu em edições anteriores, na presente edição será solicitada a reacreditação das componentes de formação curricular e de Dissertação ou Projeto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver competências nos seguintes domínios:

  • Reflexão sobre a investigação em didática da língua materna e em linguística educacional.
  • Diagnóstico, intervenção e avaliação crítica das práticas pedagógicas no domínio do ensino da língua, identificando os desafios atuais da escola.
  • Conceção de materiais e de recursos multimédia que potenciem a gestão do currículo de língua de acordo com princípios científicos e metodológicos atualizados.
  • Coordenação e desenvolvimento de projetos de investigação ou investigação-ação, no âmbito investigação em didática do português e no âmbito da investigação linguística.
  • Formação interpares no âmbito específico da didática da língua.

 

Funcionamento

Horário Pós-Laboral em Modalidade b-learning (presencial e a distância)