Skip to main content

10.º Encontro do CIED|Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc.XXI

O 10.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa, irá decorrer nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, tendo como tema “Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século XXI”. A cidadania, enquanto conceito, prática e atitude, estará no centro da reflexão e debate que procurará envolver agentes que intervêm em contextos de educação formal, não formal e informal.
A ideia de cidadania, tal como a concebemos hoje, nasceu da mudança estrutural provocada pela Revolução Francesa (1789), e foi sendo contruída ao longo de séculos e gerações, com avanços e recuos na sua definição e prática. Na atualidade, o que significa ser-se cidadão ou praticar atos de cidadania? São estas e outras questões que, partindo do campo educacional, mas que se estendem à comunidade e à ideia de vida humana, serão lançadas neste encontro, sobretudo à luz dos desafios que o século XXI apresenta.
O Encontro tem três eixos temáticos que oferecem uma participação mais alargada de investigadores, professores, animadores, estudantes e outros agentes ligados à educação formal e não formal em torno da ideia de cidadania.
O primeiro eixo é dedicado à cidadania na educação e pretende debater abordagens em torno da Educação para a Cidadania; o segundo eixo tem por tema a cidadania e a comunidade, centrando o seu olhar na dimensão da educação não formal; e o terceiro eixo é o da cidadania e sustentabilidade, no qual se apela a um olhar holístico sobre a vida sustentável e a sua relação com o exercício da cidadania, limitações e potencialidades.

O Encontro irá decorrer exclusivamente online.
 

Contacto

Local do encontro

Susana Torres
encontro.cied@gmail.com

Escola Superior de Educação de Lisboa
Campus de Benfica do IPL                                                                
1549-003 Lisboa
(+351) 217115500
eselx@eselx.ipl.pt